A cada hora, seis crianças ou adolescentes são vÃtimas de violência sexual no Brasil. Mas esse número deve ser bem maior, porque apenas 8,5% dos casos são notificados. O Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023 aponta ainda que denúncias desse tipo de violência aumentaram 16,4%, em 2022, e a maioria das vÃtimas tem entre 10 e 17 anos.
O combate à exploração sexual de crianças e adolescentes é causa social da Vibra, a maior distribuidora de combustÃveis e lubrificantes do Brasil, e tema de podcast realizado em parceria com o Estúdio Folha, ateliê de conteúdo patrocinado da Folha de S.Paulo.
Participaram do podcast Clarissa Sadock, vice-presidente da Vibra, responsável pelas áreas de Energia Renovável e ESG, e Eva Cristina Dengler, superintendente de programas e relações empresariais da Childhood Brasil, organização que atua na prevenção e no enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
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Do total de estupros notificados no paÃs, 79% são cometidos contra crianças e adolescentes. Na maioria dos casos, o crime acontece dentro de casa e mais de 70% são praticados por familiares ou pessoas que a criança conhece.
Levantamento da PolÃcia Rodoviária Federal aponta ainda a existência de 9.745 pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias federais brasileiras. Desses, cerca de 3.400 são postos de combustÃveis.
A Vibra se uniu a diversas entidades e lançou a campanha "Exploração Sexual Zero", uma causa social que está mobilizando todo o seu ecossistema sobre a necessidade de enfrentar e reverter o quadro de violência sexual contra crianças e adolescentes no paÃs.
"Esse é um assunto muito grave, que está invisÃvel e poucos falam. Vamos usar o nosso ecossistema para jogar luz e impulsionar a mudança", afirma Clarissa Sadock. "Queremos usar a capilaridade da Vibra, que está em todos os estados do Brasil e em mais de 1.800 municÃpios, para levar informação e pedir que as pessoas denunciem."
Segundo Eva Dengler, a violência sexual atinge todas as classes sociais e pode ser caracterizada como abuso sexual, normalmente praticado por uma pessoa próxima da criança, ou exploração sexual, através da compra de um programa sexual com uma criança ou adolescente.
"A população está desinformada sobre essa questão, apesar de ser um assunto urgentÃssimo e grave", afirma Eva. "O primeiro passo para o combate é oferecer informação de qualidade. O segundo envolve mobilizar as pessoas, o governo, o setor privado e a sociedade civil, porque é preciso falar sobre o assunto. E a terceira ação é a denúncia, que pode ser feita pelo Disque 100", afirma Eva.
A campanha da Vibra atua para informar, capacitar e educar seu ecossistema sobre o problema e como denunciar. Um exemplo é o programa de capacitação de frentistas. "Tivemos 3.387 funcionários dos Postos Petrobras que acessaram os dados para aprender sobre o tema", afirma Clarissa.
A Vibra tem ainda um programa de capacitação para os mais de 10 mil motoristas de transportadoras parceiras e oferece material para revendedores, Postos Petrobras, lojas BR Mania e centros automotivos Lubrax+. "Estamos trabalhando com todo o nosso universo e parceiros de negócios para multiplicar essa corrente do bem", afirma Clarissa.
*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha