Podcast discute a importância do agronegócio para o país

Parceria da Vibra com Estúdio Folha, programa aponta pontos fortes e desafios do agro e iniciativas e lançamentos da Vibra para o setor

O agronegócio respondeu, no ano passado, por 24% do PIB brasileiro e emprega mais de 28 milhões de pessoas, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Esalq/USP, e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Em 2023, o setor representou 49% de todas as exportações do país.

A importância do agronegócio e seus desafios para o futuro foram temas do podcast O Agronegócio Como Motor da Economia, uma iniciativa da Vibra, maior plataforma multienergia do Brasil e líder na distribuição de combustível, em parceria com o Estúdio Folha, o ateliê de conteúdo patrocinado da Folha de S.Paulo.

Participaram do podcast Ingo Plöger, vice-presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), e Juliano Prado, vice-presidente de Comercial B2B da Vibra.

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"O agronegócio tem apresentado um crescimento estruturante durante as últimas 3 ou 4 décadas e vai continuar crescendo, porque conseguimos inovar com tecnologias e gestão e, com isso, ganhar mais produtividade por hectare ano a ano", afirma Ingo Plöger.

A força do agronegócio é importante para a economia do país e também para as empresas. Só a Vibra, por exemplo, destinou cerca de R$ 500 milhões para investir no setor e atua para ser reconhecida como a distribuidora do agronegócio.

Ingo Plöger, vice-presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag)
Ingo Plöger, vice-presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) - Divulgação

Líder no mercado brasileiro de combustíveis e lubrificantes e licenciada da marca Petrobras na sua rede com mais de 8.000 postos em todo o país, a Vibra atende ainda cerca de 26.500 clientes corporativos e é nesse segmento B2B que entra o agronegócio.

"Nossa estratégia está baseada em quatro pilares principais", afirma Juliano Prado. "O primeiro diz respeito às pessoas, com uma força de vendas dedicada, qualificada e capacitada para atender o agronegócio. O segundo é de logística e infraestrutura, com investimentos em bases de distribuição para garantir uma entrega eficiente nas regiões de maior produção agrícola. Estamos ainda estruturando novos canais de relacionamento para atender o produtor como, por exemplo, vendas por WhatsApp e e-commerce. E desenvolvemos produtos específicos para o agronegócio", afirma Prado.

Juliano Prado, vice-presidente de Comercial B2B da Vibra
Juliano Prado, vice-presidente de Comercial B2B da Vibra - Vibra/Divulgação

Entre esses produtos estão o novo diesel Vibra Agritop, o primeiro do país criado especialmente para o mercado agrícola, e o lubrificante Lubrax Unitractor. "O Vibra Agritop é uma opção mais sustentável para o produtor e para o meio ambiente, porque nos testes apresentou uma economia de combustível de, no mínimo, 5% em máquinas agrícolas, o que é muito relevante, além de aumentar a potência do motor e reduzir a oxidação", afirma Prado.

Transição energética

Para Ingo Plöger, o Brasil é hoje a grande opção para a transição energética, com a oferta de diversas tecnologias e soluções. "Somos protagonistas e temos que responder à altura a essa oportunidade gigantesca que temos pela frente", afirma.

Como uma plataforma multienergia, está nos planos da Vibra também a oferta para o agronegócio de produtos e serviços nessa área, como microrredes para irrigação, fornecimento de energia para usinas e projetos de gestão, eficiência energética e descarbonização.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha