Cresce uso de materiais e de insumos sustentáveis

A redução do impacto no meio ambiente é fundamental para a sociedade, para o planeta e também para garantir o próprio futuro dos negócios das empresas

A redução do impacto no meio ambiente é fundamental para a sociedade, para o planeta e também para garantir o próprio futuro dos negócios das empresas.

Essa é uma das prioridades da Ypê desde a sua fundação. Na medida em que a empresa amplia o seu portfólio e infraestrutura, os desafios e os investimentos em ações mais sustentáveis no processo de produção de seus produtos em suas unidades fabris tornam-se cada vez mais imprescindíveis.

"Buscamos excelência operacional e gerar impactos positivos na sociedade. Seguimos buscando melhorias em nossos processos, otimizar recursos, minimizar os impactos no meio ambiente e apoiar projetos sociais e ambientais. Esses valores estão presentes em nossa história e essa busca é contínua", afirma Jorge Eduardo Beira, vice-presidente de operações da Ypê.

A empresa criou a Gerência de Tecnologia de Embalagens, dedicada aos projetos e design de embalagens, que tem como objetivo ampliar a inserção de materiais reciclados, zelar pela reciclabilidade no pós-consumo e entregar aos consumidores mais produto com menos massa de embalagens.

A Ypê usa PET reciclado desde 2006. Nos últimos sete anos, o índice chegou a 50% de material reciclado utilizado para a fabricação de seus frascos ou 37,1 mil toneladas, o equivalente ao peso de 133 aviões Airbus A380.

Para assegurar a reciclagem, a Ypê apoia projetos como o Dê a Mão para o Futuro, com mais de 170 cooperativas em 125 municípios brasileiros.

A diminuição do uso e do consumo de plástico é uma medida fundamental para reduzir os impactos no meio ambiente; e os consumidores estão buscando, cada vez mais, opções que contemplem esses aspectos.

A confecção dos produtos de higiene e limpeza, no entanto, envolve outros processos dentro da fábrica que também podem impactar a natureza.

E a empresa também tem se responsabilizado por esses gargalos. Entre 2017 e 2019, a Ypê reduziu em 50% as emissões de gases de efeito estufa (GEE) por meio do investimento de R$ 26,5 milhões em um sistema para a geração de calor a partir do uso de biomassa, um combustível renovável, na linha de produção de lava-roupas em pó.

A Ypê é a primeira empresa no Brasil a adotar essa tecnologia nessa linha de produção e uma das pioneiras no mundo. A biomassa utilizada nas fábricas de Amparo (SP) e Salto (SP) é proveniente de madeira de eucalipto de reflorestamento certificada.

A Ypê prioriza o uso de combustível não fóssil em todo o seu processo produtivo, em cinco unidades fabris pelo país.

A empresa se esforça para reduzir o consumo de energia elétrica não renovável e tem buscado alternativas logísticas para utilizar meios de transportes de menor impacto ambiental, como cabotagem, ferrovias e veículos movidos a energia elétrica.

A racionalização do uso de água também é contemplada.

Em 2021, a Ypê recebeu menção honrosa do 15º Prêmio de Conservação e Reúso de Água da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e ficou entre as cinco melhores iniciativas de empresas brasileiras de grande porte que investem na redução do consumo e do desperdício de água.

Desde 2012, a empresa reduziu em 19% o consumo de água em sua operação, diversificou as fontes de abastecimento e adotou o uso de fontes alternativas, como captação de água da chuva, tratamento e reúso de efluentes e priorização de água subterrânea ou do poço.

Nos últimos oito anos, foram economizados mais de 382 mil m3 de água potável, o que equivale a 153 piscinas olímpicas.

A Ypê implantou a biotecnologia de jardins filtrantes para o tratamento de efluentes industriais, efluentes domésticos e reúso de água na sua unidade fabril de Anápolis (GO).

No processo, a água vai sendo limpa pelas plantas, sem o uso de produtos químicos. Após o tratamento, a água é reutilizada em bacias sanitárias e para irrigação de áreas na própria fábrica.​