Especialistas ensinam o que fazer para aliar a longevidade à qualidade de vida

Nos últimos 50 anos, a expectativa de vida do brasileiro aumentou 20 anos - e já alcança 76,2 anos. Como estamos lidando com esse bônus e o que precisamos fazer para viver essa fase com qualidade?

Essas questões foram os pontos centrais do evento Diálogos da Longevidade, promovido pela Bradesco Seguros na terça-feira (dia 1° de outubro), em São Paulo, em comemoração ao Dia do Idoso - ou Dia da Longevidade.

O encontro contou com a pesquisadora especialista em neurociência e comportamento Elisa Harumi Kozasa, do Hospital Israelita Albert Einstein, e com o nutricionista Daniel Cady, de Salvador (BA).

O Brasil é hoje um dos países que envelhecem mais rapidamente no mundo. Segundo projeções do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nos próximos dez anos o país terá mais um milhão de idosos a cada ano - e chegará a 2060 com 73,5 milhões de pessoas acima de 60 anos, o equivalente a um terço da população.

Elisa Kozasa abriu sua palestra falando da importância de manter o cérebro saudável para uma vida longa e de qualidade. "Estamos com um bônus de 20 anos que só vale a pena se a gente puder viver bem", afirma. E completa: "As pessoas estão querendo viajar, ficar mais tempo com a família e até buscando uma nova carreira na faixa dos 50 anos. Precisamos nos preparar para viver mais e a longevidade saudável começa agora, com boas escolhas." (Clique aqui para ler mais sobre a palestra de Elisa Kozasa ).

O nutricionista Daniel Cady concorda e lança a pergunta: "Como vocês acham que vão estar aos 80 anos levando a vida que vocês levam?"

Ele destaca a importância de mantermos um conjunto de hábitos saudáveis para a longevidade. "A diferença entre a idade cronológica, a do RG, e a idade biológica, aquela que aparentamos ter, é determinada pelo nosso estilo de vida, pelos nossos hábitos, não por um item isoladamente." (Clique aqui para ler mais sobre a palestra de Daniel Cady ).

Estimular a adoção de hábitos saudáveis pela população que quer chegar com qualidade de vida à terceira idade é o objetivo da Bradesco Seguros com eventos como esse. A comemoração do Dia da Longevidade incluiu ainda um Truck da Longevidade, que ofereceu exames de saúde gratuitos na praça Oswaldo Cruz, na avenida Paulista. (Clique aqui para ler mais sobre o Truck da Longevidade).

"Nós acreditamos na causa da longevidade e há mais de 15 anos concentramos esforços para difundir hábitos saudáveis para a população", diz Ana Claudia Gonzalez, superintendente de marketing da Bradesco Seguros (foto abaixo).

"A longevidade tem uma correlação com estar saudável, se cuidar. E isso vale para todas as idades. Essa é a nossa bandeira: levar uma vida saudável e se cuidar com carinho, com respeito", completa.

O ex-atleta Robson Caetano (foto acima), embaixador do Portal Viva a Longevidade - plataforma mantida pela Bradesco Seguros que reúne informações especializadas e permanentemente atualizadas para incentivar a população a conquistar um futuro com saúde, qualidade de vida e bem-estar -, também esteve no evento e ressaltou a importância do cuidado conjunto de corpo e mente.

"A conexão mente e corpo foi fundamental para eu sair de um processo de depressão que enfrentei anos atrás. Tive que aprender a deixar de ser o foco para focar as outras pessoas. Precisei deixar o ego de lado e aprendi que o mais importante é a gente conseguir se enxergar e enxergar os outros através de um sorriso, de um simples 'bom dia'. Faz toda a diferença", afirmou.

O "Diálogos da Longevidade" foi transmitido ao vivo no canal da Bradesco Seguros no Youtube. Para assistir:
Clique Aqui