Agrônomo ajuda fazendas a melhorar produtividade

Todos os dias, Newton Beraldo, 29, acorda, toma o seu cafezinho, põe o chapéu e coloca o pé na estrada. Mineiro de Santa Rita do Sapucaí, Newton é filho de cafeicultores e, como toda a sua família, ganha a ida cuidando do café. Mas não na sua lavoura. Ele é um dos agrônomos que implementam o programa AAA no Brasil.

O trabalho de Newton não é pequeno. Naquela região, Mantiqueira de Minas (MG), são 77 fazendas para ele visitar, monitorar o cultivo, orientar e dar suporte para cada um desses produtores de café conseguir melhorar a produtividade, a qualidade e a sustentabilidade de suas propriedades. Ele faz parte de um grupo de 40 agrônomos que presta assistência técnica a mais de 2.000 fazendas no Brasil. Globalmente, são mais de 70.000 fazendas e 300 agrônomos.

A busca do equilíbrio econômico e ambiental é apenas um dos aspectos do programa AAA Sustainable Quality. Criado pela Nespresso em 2003, o programa traz uma abordagem mais completa pois tem como aspecto central a qualidade sustentável do café.

"Não é um processo simples. Especialmente aqui no Brasil, onde a produção de café é muito diversificada. Cada região produtora tem uma realidade distinta, tanto social como geograficamente, e cada produtor tem sua particularidade. O programa precisa se adaptar a todas elas", relata Guilherme Amado, gerente do programa AAA.

"É um grande desafio. Mas estabelecemos uma relação de confiança com os produtores e, aos poucos, vendo os exemplos dos vizinhos, eles vão percebendo que vale a pena apostar na qualidade e no cuidado com a terra", explica.