Cursos de pós-graduação a distância exigem dedicação e planejamento

Morar longe de uma instituição de ensino, manter uma rotina de trabalho que demanda viagens ou ter filhos são algumas das justificativas usadas para abandonar os estudos. Por outro lado, flexibilidade de horário, facilidade de não precisar se deslocar e o baixo custo das mensalidades, em comparação com o ensino presencial, são grandes atrativos do ensino a distância.

Formar pessoas e ajudá-las a transformar seus sonhos em realidade é o que move as instituições de ensino da Kroton, entre elas, a Anhanguera e a Unopar. A educação é a ferramenta fundamental para promover uma nova visão de mundo e, por isso, a importância de oferecer o melhor aos alunos e uma educação de qualidade e referência no mercado de trabalho. Engana-se quem acha que educação a distância é sinônimo de um ensino mais leve, essa modalidade de curso demanda mais disciplina e planejamento do que os cursos presenciais. Afinal, é o aluno que determinará quando e onde irá estudar, e como se comprometerá com todas as entregas que o curso requer.

"Eu tive que adaptar minha rotina. Me reorganizei e abri mão de algumas atividades durante seis meses para me dedicar ao curso em que me inscrevi", lembra Leticia Ribeiro, 35, enfermeira e pós-graduada no curso Docência para o ensino superior da Anhanguera, que fez a distância.

Parte do grupo Kroton e marca presente em quase todos os estados brasileiros, a Anhanguera oferece cursos semipresenciais, em que o aluno vai ao polo de estudo uma vez por semana; ou especializações totalmente online, que permite a ida ao polo somente duas vezes por semestre: uma no encontro inaugural, e outra para realizar as provas.  

Para Leticia, além de complementar seus estudos, a especialização lhe abriu outras portas no mercado de trabalho. A aluna se qualificou no curso online e passou a dar palestras e workshops, aliando um outro ofício à sua carreira.

"Quando eu me inscrevi na pós-graduação, pensei que teria mais dificuldade em acompanhar os estudos por causa da minha rotina de trabalho. No entanto, quando percebi que bastava fazer um planejamento, consegui levar os estudos como um compromisso próprio e vi que era capaz. Todo o material didático disponibilizado me ajudou, pois oferece muitos subsídios para o estudante. Além disso, no caso de alguma dúvida durante o estudo, eu tinha a possibilidade de enviar as questões para um tutor, que me respondia em até dois dias", explica.

Uma das tendências mais fortes no mercado de trabalho é a busca por profissionais que desejam se aperfeiçoar constantemente. As grandes empresas procuram alternativas para capacitar seus colaboradores e, em paralelo, a especialização profissional torna-se uma necessidade para quem deseja efetivamente oferecer um trabalho de maior qualidade. Os cursos de especialização a distância, como a pós-graduação, são bem-vindos para quem não tem como se deslocar facilmente até uma faculdade e sonha em adquirir conhecimento, habilidades e vantagens competitivas e estratégicas para a área em que atua.

"Escolher uma pós-graduação online, me possibilitou concluir um curso que eu não conseguiria fazer presencialmente por conta da minha rotina de trabalho", explica Luana Pereira, 25, gestora de RH e pós-graduada no curso de MBA em Liderança e Coaching pela UNOPAR, instituição de ensino que também faz parte do grupo Kroton. "Além de concluir esse estudo, consegui terminar meu curso de inglês e outros projetos que eu teria que abrir mão, caso não pudesse estudar a distância. Tudo no tempo que eu precisava", conclui.

A ideia de que o formato de estudo não estimula interações sociais já ficou no passado. Na Anhanguera, os alunos encontraram-se pessoalmente algumas vezes durante o semestre, para se conhecer e estudar para provas, por exemplo. Além disso, um chat online estimula a interação entre os colegas, ajudando-os a tirar dúvidas entre si a qualquer hora do dia.

Assim como Leticia, Luana se surpreendeu com o material didático disponibilizado pela instituição. "As apostilas são muito completas e, além disso, eu tive uma orientação muito boa ao longo do curso. Os tutores enviam referências, vídeos e outras formas de apoio online. E, mesmo depois de formada, aos livros permanece disponíveis", reitera. O acesso aos materiais, aulas, tutores e fóruns se dão para todos os discentes por meio da utilização de login e senha no espaço do aluno.

Além de proporcionar uma rotina mais prática a seus alunos, a Anhanguera possui uma gama variada de especializações a distância. Os alunos podem escolher entre as áreas de agricultura e veterinária, ciências sociais, administração, exatas e tecnologia, comunicação e artes, direito, educação, engenharia e arquitetura, esporte e saúde e negócios/MBA. Para saber mais, acesse os links: https://www.portalpos.com.br/unopar e https://www.posanhanguera.com.br/ e veja a disponibilidade dos cursos para o ano de 2019.

Publicidade