Simulados antecipam notas do exame

Alberto Rocha/ Estúdio Folha
Alunos do terceiro ano do ensino médio do colégio Arbos estudam para as provas do Enem
Alunos do terceiro ano do ensino médio do colégio Arbos estudam para as provas do Enem

Cálculo das notas pelo mesmo método do Enem permite projetar o desempenho dos alunos e das escolas que usam a plataforma SAS

Com 30 anos de atuação e quase 4.000 alunos do berçário ao ensino médio, o Colégio Arbos, no ABC paulista, aderiu ao SAS no início do ano passado e já passou a utilizar o sistema de avaliação. Desde então, percebeu uma melhora contínua no desempenho de seus alunos.

Mesmo antes do exame deste ano é possível projetar que os resultados serão melhores do que os do ano passado. Isso porque os simulados são tão reais que antecipam como os estudantes vão se sair.

"No ano passado tivemos um incremento significativo nas quatro áreas de conhecimento, o que já estava sendo indicado pelos simulados. Para o exame deste ano, o algoritmo do sistema de avaliação SAS prevê um resultado ainda melhor dos nossos alunos", conta o professor Paulo André Cia, mantenedor e diretor pedagógico do Arbos.

Para corrigir as provas, o SAS usa o mesmo método do Enem, a TRI (Teoria de Resposta ao Item). Ele organiza as questões em blocos fáceis, médios e difíceis e atribui pesos diferentes a elas. Por meio de teorias estatísticas e matemáticas, é possível ver se o aluno acertou porque sabia a alternativa correta ou se chutou.

"Como a margem de erro é pequena, entre 3% e 5%, já conseguimos antecipar como nosso aluno se sairá no Enem deste ano", diz o diretor. "E vai ser melhor!", comemora.

A decisão do Arbos de se tornar parceiro do SAS foi tomada para obter indicadores mais altos de aprovação nas melhores universidades do país. No ano passado, três escolas parceiras do SAS ficaram entre as dez melhores no ranking nacional.

"Percebemos que poderíamos melhorar nossos resultados a partir desse ecossistema do SAS, com plataforma digital, material didático, simulados e consultoria, reproduzindo para o aluno aquilo que enfrentará no Enem e nos vestibulares de um modo geral", explica Paulo André. "Tudo isso com a manutenção do nosso DNA."

Alberto Rocha/Estúdio Folha
Sistema de avaliação do SAS inclui plataforma digital com provas, exercícios e simulador do Sisu
Sistema de avaliação do SAS inclui plataforma digital com provas, exercícios e simulador do Sisu
Espaço Pago
Espaço pago