Sistema personaliza preparo para o Enem

Marcos Moriggi, diretor de consultoria pedagógica do SAS
Marcos Moriggi, diretor de consultoria pedagógica do SAS

Plataforma inclui simulados, comparativos de desempenho e plano de estudos individual para melhorar notas dos alunos e índices da escola

A preparação para as provas do Enem está cada vez mais personalizada. O SAS oferece, ao longo do terceiro ano do ensino médio, simulados para as escolas parceiras acompanharem o desempenho de seus alunos e corrigirem eventuais deficiências de conteúdo com planos de estudos individuais.

Como resultado, o estudante vai para o exame oficial mais bem preparado e confiante, e a escola vê seu índice de aprovação subir ano a ano.

Para o Enem, são seis simulados ao longo do período letivo, sendo três em cada semestre. As avaliações reproduzem a mesma quantidade de questões e a duração do exame nacional.

"Orientamos que a escola organize os simulados nos mesmos dias da semana e nos horários do Enem, para que o aluno também treine a questão da mobilidade e do transporte. Isso faz com que ele tenha uma experiência bem próxima do que vai vivenciar na prova real", afirma Marcos Moriggi, diretor de consultoria pedagógica do SAS.

Imediatamente após cada simulado, a escola encaminha os cartões com as respostas dos alunos, e o sistema elabora um comparativo de desempenho entre os estudantes daquela unidade e também entre as demais instituições pelo Brasil que utilizam as soluções SAS. Cada simulado do SAS conta com a participação de cerca de 30 mil jovens do terceiro ano do ensino médio.

Cada aluno recebe ainda um plano de estudo individual, em que pode checar onde se saiu melhor e pior nas quatro áreas de conhecimento do Enem.

"Ele e a escola ficam sabendo quais habilidades precisam ser melhoradas, com sugestão de exercícios que podem ser baixados diretamente da plataforma digital", explica Moriggi.

Outro diferencial é a agilidade do sistema de avaliação. Os comparativos e o plano de estudo ficam disponíveis cinco dias após o simulado. "Assim, com o diagnóstico em mãos, o colégio pode direcionar rapidamente as aulas para reforçar algum conteúdo específico", diz o diretor.

A plataforma do SAS inclui um simulador do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), em que o jovem pode verificar em quais cursos e universidades ele seria aprovado com aquela nota fictícia. Os cálculos são feitos com base nas notas de corte do Sisu do ano anterior.

"O sistema ajuda os alunos a ingressarem nas universidades que desejam, e a gente vê as médias de aprovação das escolas subirem. É uma ferramenta muito poderosa", conclui Moriggi.

Espaço Pago
Espaço pago