A mobilidade urbana ocupa um lugar importante no topo das preocupações dos moradores das grandes cidades. E essa preocupação deve crescer ainda mais com a volta de muitas das atividades afetadas pela pandemia, como o retorno pleno das aulas presenciais e a redução do home office, por exemplo.
O tempo gasto nos trajetos casa-escola-trabalho tende a subir e retomar os nÃveis pré-pandemia. Pesquisa da 99 com o Instituto Ipsos realizada em 2019 mostrou que os brasileiros gastam em média 127 minutos todos os dias no trânsito. Ao longo de um mês, são 63,5 horas, quase três dias inteiros.
Segundo o estudo, as classes C e D/E são as que mais tempo levam para se locomover: 129 minutos para a classe C, e 130 para as classes D/E. As classes A e B gastam 94 e 124 minutos respectivamente. As regiões campeãs em tempo usado para a locomoção são a Sudeste, com 144 minutos, e a Nordeste, com 132 minutos.
Além disso, há os danos causados à saúde e ao meio ambiente, uma vez que o setor de transportes lidera a lista das principais fontes de poluentes atmosféricos no Brasil, de acordo com Banco de Dados de Emissões para a Pesquisa Atmosférica Global.
Neste cenário, a 99, empresa de tecnologia ligada à mobilidade urbana e conveniência, investe cada vez mais na busca de soluções que contribuam para melhorar a qualidade da mobilidade urbana e a difusão de informação de qualidade está no centro dessas ações.
Por isso, a empresa firmou uma parceria com a Folha com o objetivo de aprofundar essa cobertura, ressaltando a importância de se discutirem iniciativas viáveis para a melhoria do transporte nas cidades, bem como atuar na capacitação de jovens jornalistas interessados em se especializar na área.
"A 99 entende que seu papel vai além da conveniência e soluções que oferece para o dia a dia dos brasileiros", afirma Anselmo Baccarini, gerente sênior de Comunicação da 99. Segundo ele, a atuação da empresa passa pelo apoio incondicional aos meios de comunicação democráticos. "Nós acreditamos no jornalismo livre e ético, fundamental para informar a população sobre temas vitais para a manutenção da vida e da democracia no paÃs, se contrapondo a tantas mentiras propagadas por fake news", diz.
A 99 será a patrocinadora exclusiva do hub de mobilidade do jornal (folha.com.br/mobilidade), que concentrará reportagens produzidas pelos profissionais da Folha sobre o tema.
Os desafios da mobilidade sempre estiveram presente nas páginas da Folha e agora ganham ainda mais espaço por meio da parceria com a 99, fortalecendo a cobertura em várias frentes, tanto nacionais quanto locais, como a análise minuciosa da revisão do Plano Diretor em São Paulo e seus impactos nos deslocamentos diários.
Além do noticiário produzido pela Redação da Folha, haverá também textos, infográficos e artigos desenvolvidos em conjunto pela 99 e o Estúdio Folha, ateliê de conteúdo patrocinado do jornal.
"Por meio do projeto de apoio à cobertura jornalÃstica da mobilidade urbana queremos tornar o debate sobre mobilidade e acesso mais presente", explica Baccarini, da 99. O objetivo, de acordo com ele, também é discutir e trazer novas visões sobre o tema, capazes de "provocar o status quo em prol da evolução dos modais, das cidades e tecnologias para que todos tenham acesso à cidade de forma segura e conveniente".
Para Marcelo Benez, diretor-executivo comercial da Folha, a parceria com a 99 vai além de um investimento em publicidade tradicional. "Ela viabiliza o jornalismo profissional com foco na mobilidade, cuja relevância alcança a utilidade pública, naturalmente preservando os princÃpios da independência editorial da Folha", afirma.
TREINAMENTO
Ainda dentro do projeto de parceria, o LAB 99 + Folha de Jornalismo promoveu treinamento voltado para 30 estudantes ou recém-formados em Comunicação Social de todo o Brasil com foco na produção de podcasts com o tema Tecnologia para Todos. Pelo segundo ano consecutivo também será concedido o Prêmio 99 de Jornalismo, que irá reconhecer as melhores reportagens nos formatos de vÃdeo, texto ou podcast nas categorias Jovens Jornalistas e Profissionais.​