Com novas parcerias, 99 impacta 750 mil motoristas com a campanha Maio Amarelo por mais segurança no trânsito

Ações em conjunto com o Waze e CET-SP buscam conscientizar e engajar motoristas com mensagens de segurança para reduzir o número de acidentes no trânsito

99 impacta 750 mil motoristas com a campanha Maio Amarelo por mais segurança no trânsito

99 impacta 750 mil motoristas com a campanha Maio Amarelo por mais segurança no trânsito Getty Images/iStockphoto

Celebrado em todo o mundo desde maio de 2011, o movimento Maio Amarelo promove conscientização e a implantação de iniciativas que buscam reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito. A opção pela cor amarela é por simbolizar atenção, sinalização e advertência no trânsito. A campanha de 2022 tem o tema "Juntos Salvamos Vidas".

A 99 compreende a importância da proposta e participa de forma ativa da campanha. Para a empresa, que tem a segurança como prioridade, o Maio Amarelo é um movimento de "call to action" que deve ser impulsionada não apenas pelo setor público, mas uma ação coordenada com a sociedade civil, mobilizando órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e a população em geral.

"No Brasil, os acidentes de trânsito são a segunda causa de morte não-natural evitável. Suas três principais origens são o fator humano, fator veículo e fator via. Costuma-se atribuir ao fator humano a causa de 90% ou mais dos acidentes. O comportamento humano é destacadamente o grande responsável", afirma Flávio Emir Adura, médico e diretor científico da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).

Entre 2018 e 2021, cerca de 95 mil pessoas perderam a vida no trânsito, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (SNT). É como se a população inteira de cidades como Leme (SP) ou Araxá (MG) morresse em quatro anos. Também ocorreram 3,37 milhões de acidentes no trânsito em solo brasileiro no referido período, de acordo com a SNT.

O modo de transporte com maior índice de letalidade é a motocicleta. Dos óbitos registrados de 2015 a 2019, 40,5% foram de motociclistas, 25,5% de ocupantes de automóveis e caminhonetes, e 21,6% de pedestres.

O foco da iniciativa Maio Amarelo também é voltado para ações e campanhas em perímetros urbanos e rodovias, onde foram registrados 1,5 milhão de acidentes e 5.381 mortes entre 2009 e 2019, segundo a Polícia Rodoviária Federal. A maior parte das rodovias brasileiras é considerada regular (34,71%), ruim (17,28%) ou péssima (6,28%), conforme avaliação do Observatório Nacional de Segurança Viária. "Infelizmente, a qualidade das estradas brasileiras influi significativamente no aumento desses números", lamenta Adura.

PARCERIAS COM WAZE E CET-SP

Ao longo da Primeira Década de Ação para Segurança no Trânsito (2011 a 2020), estipulada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 11 de maio de 2011, o Brasil conseguiu uma redução gradual no índice de mortos no trânsito por 100 mil habitantes, saindo de um número superior a 20 para 15,66 em 2019. Em agosto de 2020, a ONU proclamou o intervalo de 2021 a 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, novamente com a meta de reduzir pela metade o número de mortes e feridos no trânsito no período. No Brasil, a meta para 2028 é reduzir o índice de mortos no trânsito por 100 mil habitantes para 7,83.

"Apesar de o total de acidentes fatais registrar queda desde o ano de 2015, a taxa de mortalidade é ainda bastante elevada, dando sinais de que o problema está longe de ser resolvido", diz Adura.

Além do cumprimento das metas da ONU, o especialista reitera a necessidade do envolvimento do poder público e de toda a sociedade civil organizada, incluindo as empresas privadas, para diminuir a tragédia representada pelas mortes e ferimentos provocados pelo trânsito brasileiro.

Com esse objetivo, a 99 se juntou ao Waze para fornecer aos usuários do aplicativo informações que os auxiliem a manter a atenção no trânsito. Por meio da geolocalização, mensagens de alerta são enviadas aos motoristas notificando as áreas e horários com maior número de acidentes, além da localização de ciclofaixas e faixas para motocicletas.

Campanha Maio Amarelo
Empresa firmou parceria com o Waze e com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo

A empresa também firmou parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo para a realização de um curso na Casa99, centro de apoio para os motoristas parceiros. Nas aulas, os agentes da CET compartilham informações sobre direção defensiva e outras medidas para conscientização e educação dos motoristas, como a necessidade do uso do cinto de segurança e a importância de se manter seguro enquanto dirige, protegendo a si mesmo e o passageiro.

Outra iniciativa é o Guia da Comunidade, documento criado pela 99 com informações, dicas e orientações sobre respeito, responsabilidade e empatia antes, durante e depois das corridas. O guia soma-se a todos recursos da 99 que visam à proteção e segurança dos usuários, como ITM (monitoramento de viagem usando Inteligência Artificial), Botão de Emergência, Patrulha 99 e a central 24h, disponível para oferecer suporte em caso de necessidade.

A 99 disponibiliza ainda mais de 50 recursos voltados para segurança de passageiros e motoristas parceiros, incentivando boas práticas e atitudes respeitosas na busca por um trânsito mais seguro, em sintonia com os objetivos da campanha Maio Amarelo.