Economia só é compartilhada quando todos ganham

Para inovar de verdade, não basta apenas investir em tecnologia: é preciso compreender as necessidades e os anseios do ecossistema e desafiar os modelos estabelecidos

Thiago Hipolito

Diretor sênior de Inovação em Mobilidade da 99 e líder do DriverLAB

Em um contexto de economia compartilhada, é fundamental que todas as partes envolvidas ganhem. Essa é a lógica e a base fundamental do que fazemos como plataforma da nova economia. Afinal, quando só uma parte do ecossistema ganha – ou ganha muito mais que as outras –, voltamos à velha economia, que de compartilhada não tem quase nada.

Muita gente acredita que para atuar na nova economia digital basta criar uma plataforma tecnológica e conectar pessoas. Eu não acredito nisso. Sabe por quê? Primeiro porque quando falamos de inovação não se trata apenas de tecnologia. Inovação tem a ver com melhorar a vida das pessoas, desafiar modelos tradicionais estabelecidos e trazer o novo. Claro que a tecnologia é uma aliada poderosíssima, mas – reforço – ela é apenas um meio e não um fim.

O fato é que a tecnologia não muda nada sozinha. O que tem potencial para transformar o ecossistema de mobilidade urbana e o mercado de transporte por aplicativo vai além e passa pelo pleno entendimento das dores dos nossos motoristas e o desenvolvimento de iniciativas que possam, de fato, melhorar a vida deles. E aqui na 99 decidimos enfrentar esse desafio todos os dias, sobretudo nesses tempos de crise que vivemos.

Thiago Hipolito, diretor sênior de Inovação em Mobilidade da 99 e líder do DriverLAB
Thiago Hipolito, diretor sênior de Inovação em Mobilidade da 99 e líder do DriverLAB - Divulgação

Foi nesse contexto que nasceu o DriverLAB, um centro de inovações totalmente voltado para as necessidades dos parceiros da 99. A iniciativa reúne uma equipe de cem colaboradores que coloca o motorista no centro das nossas preocupações com o principal objetivo de desenvolver soluções que sejam relevantes para seu cotidiano. E começamos esse trabalho com estudos e pesquisas junto aos nossos parceiros para entender quais eram suas necessidades mais urgentes.

Inovação não se trata apenas de tecnologia. Inovação tem a ver com melhorar a vida das pessoas, desafiar modelos estabelecidos e trazer o novo

O resultado mostrou que a redução de custos e o acesso a um carro para trabalhar eram, e ainda são, as principais prioridades. Nossa primeira missão, então, foi desenvolver dois projetos com a proposta de atender a essas demandas.

Foi assim que criamos um programa piloto para subsidiar a conversão dos carros dos nossos motoristas parceiros para GNV. Essa é uma grande inovação? Não, claro que não. A inovação está no entendimento da necessidade dos parceiros e na viabilização da iniciativa que tem potencial de gerar para eles até R$ 1,5 mil em economia por mês em combustível.

Além da economia, os carros passam a rodar com um combustível menos poluente, o que segue a lógica da economia compartilhada, em que todos ganham, inclusive a cidade onde vivemos e o meio ambiente.

O DriverLAB coloca o motorista no centro das nossas preocupações com o objetivo de desenvolver soluções que sejam relevantes para seu cotidiano

Outro piloto que colocamos em operação por meio do DriverLAB foi a plataforma 99Loc, capaz de conectar motoristas de carro por app, ou aqueles que gostariam de ser, a proprietários de veículos, utilizando os dados de aproximação geográfica entre eles.

Aqui, mais uma vez, a inovação não está apenas na tecnologia empregada, mas na compreensão do desejo de pessoas que queriam se tornar parceiras, mas não tinham um carro disponível. A iniciativa também contempla o lado dos donos de frotas que, muitas vezes, ficavam dias com veículos estacionados. Para conectar as duas pontas, a 99 usou sua capacidade como plataforma de tecnologia ligada à mobilidade urbana e conveniência.

Com isso, os motoristas passaram a ter acesso mais simplificado e barato ao aluguel do carro enquanto os proprietários de frotas, por sua vez, podem reduzir o nível de ociosidade de seus veículos. O resultado é o crescimento sustentável do nosso ecossistema, em que todos de fato ganham, inclusive o usuário final, que tem uma experiência ainda melhor ao utilizar nossa plataforma. Afinal de contas, não é essa a lógica da economia compartilhada? Onde todos, sem exceção, se beneficiam?

Ao longo dos últimos meses, nos dedicamos a compreender as reais necessidades de nossos parceiros e a investir no desenvolvimento de iniciativas voltadas para a resolução dos seus problemas mais imediatos. Nos engajamos em busca de um dia a dia melhor. E, apesar de já termos ações como essas em curso, nosso compromisso com a criação do DriverLAB é também de longo prazo. São inovações para liderarmos as discussões e fomentarmos os debates em torno do futuro da mobilidade sustentável em todo o Brasil, sempre de olho nos pilares do ecossistema, como manda a regra da economia compartilhada. Na minha visão, essa é a verdadeira inovação. E é isso que transforma tudo.