Para melhorar a vida de médicos e pacientes, tecnologia é principal aliada da Afya

Líder no ensino de medicina, empresa une educação a soluções digitais para criar a saúde do futuro

Conquistar uma vaga em um dos cursos mais disputados do país, seguir anos estudando, escolher uma especialidade médica, conciliar uma rotina intensa de trabalho com a vida pessoal, manter-se atualizado e, claro, o mais importante: estar sempre bem para exercer da melhor maneira possível sua vocação, a de cuidar dos outros.

Da formação acadêmica ao exercício da profissão, a jornada de um médico é cheia de desafios. Demanda muita dedicação, constante atualização e a difícil tarefa de manter o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Foi para dar apoio a esses profissionais em cada fase de sua carreira que surgiu a Afya, maior hub de educação e de soluções digitais para os médicos no Brasil.

.
Para melhorar a vida de médicos e pacientes, tecnologia é principal aliada da Afya - Shutterstock

São inúmeras as frentes de atuação da Afya dentro da medicina. A empresa reúne faculdades, cursos, especializações, soluções digitais para a prática médica e para consultórios. Focada em ser parceira do médico em todas as fases de sua jornada, a Afya nasceu da união da NRE Educacional, fundada em 2009 e que se tornou o maior grupo de faculdades de medicina do país, com a MEDCEL, especializada em cursos preparatórios para prova de residência médica.

Líder no ensino de medicina no Brasil, a Afya oferece 3.163 vagas, maior número autorizado pelo Ministério da Educação (MEC). São 32 instituições de ensino superior, 30 delas com oferta do curso de medicina, e 15 unidades de pós-graduação e educação continuada na área de saúde, com presença em todas as regiões do país.

SAÚDE E BEM-ESTAR

Afya significa saúde e bem-estar em suaíli, um dialeto africano, e são justamente saúde e bem-estar que estão no centro da proposta da empresa de desenvolver a saúde do futuro, apoiando o médico no cuidado com as pessoas, ao aliar educação à tecnologia.

Entre as soluções digitais da Afya para o médico está o Afya Whitebook, um aplicativo com ferramentas que auxiliam na tomada de decisão clínica -- em outras palavras, diagnóstico e possíveis tratamentos. Feito por médicos, o Whitebook é constantemente atualizado, pode ser acessado inclusive no modo offline e reúne informações confiáveis, conteúdos sobre doenças, além de dados sobre medicamentos, como classe, apresentação e posologia.

"O médico que acompanha a evolução entende que a sua maleta no século 21 é diferente da que havia antes. A maleta de hoje traz muito mais possibilidades, o médico definitivamente não está sozinho e pode se beneficiar muito mais do conteúdo existente", destaca Stella Brant, vice-presidente de Marketing e Sustentabilidade da Afya.

Estudo e atualização, aliás, são indispensáveis dentro da carreira médica. "O conteúdo de medicina dobra a cada 73 dias. Então, os profissionais não têm outra opção: eles têm que se manter atualizados para poder praticar a medicina em toda sua potência", lembra Stella.

Continuar aprendendo e se atualizando precisa ser prazeroso, um interesse genuíno do profissional. Por isso, a decisão sobre qual especialidade seguir é uma escolha decisiva e pode acontecer em um momento crítico para o recém-formado. Segundo pesquisa feita pelo Research Center, núcleo de pesquisa da Afya, 51,7% dos médicos entrevistados declaram que não mudariam em nada a sua formação, mas 27,2% afirmaram que, se pudessem, mudariam de especialidade. A pesquisa foi feita a partir de 3.115 respostas completas e a amostra apresenta um nível de confiança de 95% com margem de erro entre 1,66 e 1,76 pontos percentuais.

"Antes, minha visão era de que todo médico tinha muita clareza da especialidade que gostaria de seguir, mas aprendi que não. E essa dor é gigante para os recém-formados", conta Stella. Por isso, a Afya dispõe de um suporte para a escolha de especialidade com conteúdo que prioriza o aprendizado assertivo, feito através do Além da Medicina - um conjunto de ferramentas desenhadas para apoiar o médico na obtenção dos resultados desejados em diferentes etapas da sua carreira.

O Além da Medicina conta também com um serviço de finanças e uma solução para ajudar no crescimento do negócio com gestão de marketing. Afinal, os médicos também são empreendedores, já que boa parte acaba criando um negócio próprio, seja um consultório ou clínica.

Para a gestão do consultório, a Afya disponibiliza o iClinic, um software médico específico que conta com ferramentas como agendamento online, prontuário eletrônico, prescrição digital e telemedicina. O suporte completo inclui ainda marketing médico e gestão financeira. Com mais de 32 mil usuários cadastrados, o iClinic agrega também valor ao melhorar a experiência do paciente.

De uso gratuito tanto para pacientes quanto para médicos, a Glic é uma solução da Afya que auxilia a rotina de cuidados com o diabetes por meio de diversas funcionalidades: consulta e registro de carboidratos, cálculo de dose de insulina, lembretes de medicamentos e registro de glicemia. Os pacientes inserem no aplicativo as informações sobre os alimentos ingeridos e, desta forma, fazem o manejo do diabetes diariamente, recebendo um relatório que pode ser compartilhado com o médico para acompanhamento e melhorias no tratamento.

"O objetivo da Glic é conseguir trazer assertividade no acompanhamento de uma doença que precisa ser monitorada diariamente. Hoje já temos mais 200 mil pacientes usando esta ferramenta de forma contínua", conta Stella. Com tantas soluções tecnológicas, não surpreende que a Afya, que é uma empresa de capital aberto, tenha ações negociadas, desde 2019, na NASDAQ, nos Estados Unidos. A NASDAQ é a segunda maior bolsa de valores do mundo e se caracteriza por negociar papéis de empresas de alta tecnologia em eletrônica, informática, telecomunicações e biotecnologia, entre outras.

"Temos orgulho em fazer a diferença para que os médicos sigam suas jornadas de trabalho e de vida com conforto, assertividade e bem-estar. Nesse dia do médico reafirmamos nosso compromisso de apoiar o profissional em sua rotina, facilitando a vida de quem cuida e faz tanto por toda a sociedade. O médico é e sempre será nossa razão de ser aqui na Afya", conclui Stella.

O relatório completo da pesquisa pode ser acessado aqui.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha