Amstel celebra a diversidade, o respeito e o amor na Parada

Casamentos homoafetivos e show de Gloria Groove marcam a 28ª edição de um dos maiores eventos LGBTQIAPN+ do mundo

.

Os casais Anderson Almeida e Silvano Lopes e Luana Aguiar e Yasmin Akutsu se casam no trio elétrico da Amstel Rogerio Cassimiro/Estúdio Folha

Tendo como paisagem de fundo a fachada do prédio do Masp coberta por uma gigantesca bandeira com as cores do arco-íris, dois casais celebraram sua união em cima do trio elétrico da Amstel durante a 28ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de São Paulo, realizada no domingo (dia 2).

O casamento entre Luana Aguiar e Yasmin Akutsu e entre Anderson Almeida e Silvano Lopes ocorreu por volta das 14h30, quando o trio elétrico estacionou em frente ao Masp. Pela primeira vez em sua história, em uma iniciativa do Castro Festival e com apoio do MASP e da Amstel, o edifício projetado por Lina Bo Bardi foi coberto pela bandeira que simboliza a comunidade LGBTQIAPN+.

"O amor transcende todas as barreiras", disse Anderson, 27 anos, no seu voto de casamento, emocionado enquanto olhava para Silvano, 37. Os dois haviam se conhecido em uma missa e foram apresentados por uma amiga em comum. Desde então, há sete anos, estão juntos.

"Esse casamento é muito significativo por tudo o que representa. É o primeiro casamento em cima de um trio na maior parada gay do mundo. Estou muito feliz, somos minoria, sempre batalhamos tanto", disse Anderson.

.
A cantora Gloria Groove se apresenta na Parada do Orgulho LGBT+ - Rogério Cassimiro/Estúdio Folha

Silvano ressaltou que "além do amor que sentimos um pelo outro, também temos o direito de celebrar a nossa união. Não podemos abrir mão disso. Nos juntamos aqui para mostrar que as diferenças precisam ser celebradas".

Luana viu Yasmin pela primeira vez em um app de relacionamentos. Mas não deram match. Luana insistiu e deu um jeito de conhecer Yasmin pessoalmente. Deu certo – há oito anos, não se desgrudam. E a oficialização da relação veio durante a Parada.

"Estamos muito emocionadas, porque esse casamento é bom para as pessoas entenderem que o amor é possível de todas as formas", disse Yasmin.

Para Luana, o fato de o casamento estar sendo celebrado em cima do trio elétrico da Amstel na Parada "expande a nossa energia para milhares de pessoas. Estamos aqui provando que qualquer tipo de amor é válido".

Logo depois da cerimônia que uniu os dois casais, Gloria Groove apareceu para um show que arrastou uma multidão em volta do trio elétrico.

Uma das cantoras mais versáteis do Brasil, com um repertório que passa por pop, funk, rap, r&b e músicas românticas, ela mostrou em 1h20 de apresentação por que é um nome tão celebrado.

Cercada por um grupo de dançarinos, Gloria Groove cantou alguns de seus maiores sucessos, como "A Tua Voz" e "Bumbum de Ouro".

Ela contou que a Parada foi importante para a sua trajetória desde o início de sua carreira.

"O tema deste ano é muito lindo, o direito à vida, o direito ao amor, tem de ser ressaltado todo o tempo. É uma honra para mim estar aqui, é a cereja no bolo."

Para Gloria, se apresentar durante o evento foi um momento especial: "Cantar é a minha vida. Mas cantar aqui, em cima deste trio elétrico, ao lado dos meus, defendendo a minha existência, ser quem eu quiser, tem um significado gigantesco. Eu olho lá embaixo e vejo vários eus."

Gerente de marketing da Amstel no Brasil, Nathalia Spina afirmou que, para uma marca, estar na Parada é "um momento histórico".

"As pessoas querem mostrar a liberdade que merecem ter. São pessoas que têm os mesmos direitos que todo mundo. Há seis anos patrocinamos a Parada e vamos continuar."

Para o evento deste ano, a Amstel criou a campanha "SIM, I AM", em que celebra o poder do "sim" e os reflexos positivos que essa palavra pode ter para a comunidade.

"Por muitos anos as pessoas levaram muito não: não pode casar, não pode retificar nome. Com esses dois casamentos, estamos mostrando que, sim, você pode. Estamos cada vez mais mostrando que é nisso o que acreditamos", afirmou Nathalia.

Na quinta-feira antes da Parada, durante a Feira Cultural de Diversidade LGBT+, a Amstel também desenvolveu uma ação para casais homoafetivos interessados em oficializar sua união, com menos burocracia e sem custo.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha