Descrição de chapéu sustentabilidade

Como a parceria entre grandes empresas e startups moderniza o agronegócio

Primeiro episódio da série Agro, Inovação e Sustentabilidade discute como a colaboração e a Inovação Aberta levam novas tecnologias e soluções ao campo

Podcast

A chegada de novas tecnologias ao campo tem permitido ao agronegócio endereçar desafios de forma mais ágil e sustentável. Muitas das inovações são criadas por meio de parcerias entre grandes empresas agrícolas, como a Bayer, e startups do agro, as chamadas agtechs.

Como essas parcerias têm atuado na prática é o que mostra o primeiro programa da série de podcasts Agro, Inovação e Sustentabilidade, iniciativa da Bayer em parceria com o Estúdio Folha.

Com o tema Inovação Aberta e o Futuro Sustentável, o podcast reuniu Dirceu Ferreira Júnior, líder de Inovação Aberta para a América Latina da Bayer, José Augusto Tome, cofundador e CEO do Agtech Garage, um hub de inovação para o setor agrícola, com sede em Piracicaba (SP), e Rodrigo Franco Dias, CEO da Connect Farm, startup que cria soluções para aumentar a produtividade das culturas usando inteligência de dados.

Dirceu Ferreira conta que a Bayer começou em 2018 a buscar parcerias com hubs de empreendedorismo.

“Ficamos mais próximos dos hubs de inovação, como o Agtech Garage, para cortar caminho no contato com as startups que já têm soluções prontas ou que possam ser cocriadas com a Bayer para resolver os problemas do produtor”

Dirceu Ferreira Júnior, líder de Inovação Aberta para a América Latina da Bayer

O Agtech Garage conecta mais de 800 startups brasileiras e de fora do país com cerca de 50 grandes empresas. A Bayer foi a primeira parceira do hub. “As grandes empresas oferecem às startups recursos, acesso ao mercado e conhecimento complementar. Isso pode ajudar muito no seu desenvolvimento”, diz José Augusto Tome.

Escute nas principais plataformas de áudio:

Ouça o 2º episódio, sobre como o agro que dá exemplo de respeito

Ouça o 3º programa e conheça sobre o mercado de carbono

Para as empresas maiores há vantagens também, como o acesso às novas tecnologias e à agilidade das startups para desenvolver soluções. “Há um enorme espaço para criar uma agricultura diferente no Brasil com essas parcerias”, diz Ferreira.

A adoção de inovações geradas a partir dessas parcerias tem crescido no campo. “Desde que o produtor rural começou a ter acesso às novas tecnologias, especialmente as móveis, ele passou a ter informações de forma mais rápida, a olhar para seu sistema de produção e a buscar a sustentabilidade”, diz Rodrigo Dias, da Connect Farm, startup que auxilia agricultores a usar dados para a tomada de decisões mais assertivas, como o uso de fertilizantes, sementes e defensivos baseados nas necessidades individuais de cada propriedade.

ESPAÇO DE INOVAÇÃO

A Connect Farm será uma das agtechs residentes no LifeHub São Paulo, o primeiro espaço de inovação aberta da Bayer no Brasil e oitavo no mundo. O hub vai reunir startups, pesquisadores, aceleradoras e parceiros da empresa em um ambiente criado para estimular novas ideias e soluções em conjunto com as três divisões da Bayer (Crop Science, Pharma e Consumer Health). “Esse ecossistema de inovação vai encurtar a distância entre as corporações e as novas oportunidades que surgem com a tecnologia”, afirma Ferreira.

Produzido em parceria pela Bayer e o Estúdio Folha, a série de podcasts Agro, Inovação e Sustentabilidade conversa com especialistas, empreendedores, produtores rurais e pesquisadores para apontar soluções e boas práticas para uma agricultura cada vez mais sustentável, que produz com respeito ao meio ambiente, usando soluções inovadoras.