Saiba como o mercado de carbono oferece novas vantagens para os produtores

No terceiro episódio da série Agro, Inovação e Sustentabilidade, especialistas mostram como práticas sustentáveis contribuem para uma agricultura brasileira carbono neutro

As mudanças climáticas são hoje um dos grandes desafios do mundo. Se, por um lado, a agricultura é responsável por cerca de um quarto de todas as emissões de gases causadores do efeito estufa, por outro pode se tornar parte da solução para o problema.

Além de contribuir para a redução das emissões, os produtores rurais também poderão ser recompensados no mercado de carbono. É o que mostra o terceiro episódio da série de podcasts Agro, Inovação e Sustentabilidade, uma iniciativa da Bayer em parceria com o Estúdio Folha.

O podcast reuniu Fábio Passos, head da área de Carbon Venture da Bayer na América Latina, a produtora rural Dulce Ciochetta, que transformou sua propriedade, em Campo Novo do Parecis, no Mato Grosso, em um exemplo de produção sustentável, e o agrônomo Cristiano Alberto de Andrade, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente.

“A agricultura brasileira já tem muitas atividades sustentáveis, e o que precisamos fazer agora é entender como ingressar no mercado de carbono. Com certeza o potencial é muito grande para gerar recursos e novos benefícios para o produtor”

Fábio Passos, head da área de Carbon Venture da Bayer na América Latina

Tudo começa com o investimento em práticas sustentáveis. No Grupo Morena, que Dulce Ciochetta dirige com a família, sustentabilidade é um processo que vem se aperfeiçoando ao longo de 30 anos. A fazenda produz soja e milho, tem criação de gado de corte e plantação de eucalipto, fazendo a integração lavoura-pecuária-floresta.

“Sustentabilidade não é fala, é prática. O agro vem buscando isso com resultados muito positivos para a produção, que se torna cada vez mais eficiente”, afirma Dulce. Hoje, a fazenda do Grupo Morena é uma das integrantes da iniciativa Carbono Bayer.

Com o compromisso global de reduzir em 30% as emissões de gases de efeito estufa na agricultura até 2030, a Bayer criou, recentemente, o programa PRO Carbono, que oferece novas vantagens para os produtores dispostos a ampliar sua produtividade e a aumentar o sequestro de carbono no solo a partir da adoção de práticas agronômicas sustentáveis, como a intensificação do plantio direto ou o plantio de cultivos de cobertura.

Escute nas principais plataformas de áudio:

Ouça aqui o primeiro podcast da série, com o tema Inovação Aberta e o Futuro Sustentável.

Ouça o segundo programa e conheça o Agro que Dá Exemplo de Respeito ao Meio Ambiente.

Um dos parceiros da Bayer no projeto é a Embrapa Meio Ambiente que, segundo Cristiano Andrade, tem a função de avaliar e desenvolver protocolos para modelagem de carbono. “Vamos criar métodos mais baratos e rápidos para monitorar e sequestrar os estoques de carbono no solo, começando com a cultura de grãos, como milho e soja”, afirma Andrade no podcast.

Produzido em parceria pela Bayer e o Estúdio Folha, a série de podcasts Agro, Inovação e Sustentabilidade reuniu especialistas, produtores rurais, pesquisadores e empreendedores para conversar sobre como produzir mais e melhor, respeitando os recursos naturais e com muita inovação.