Como o agro dá exemplo de respeito ao meio ambiente para suprir a demanda por alimentos

No segundo programa da série Agro, Inovação e Sustentabilidade, a conversa é sobre aliar preservação com a necessidade de produzir cada vez mais alimentos

As projeções indicam que em 2050 a população mundial chegará a 9,7 bilhões de pessoas. Para suprir a demanda mundial por alimentos, a produção agrícola precisa crescer, mas não há dúvidas hoje de que esse crescimento deve acontecer de forma sustentável.

O segundo episódio da série de podcasts Agro, Inovação e Sustentabilidade mostra como a agricultura pode dar exemplo de respeito ao meio ambiente. O programa reuniu o agrônomo Eduardo Bastos, diretor de sustentabilidade da divisão agrícola da Bayer para a América Latina, o produtor rural Henrique Fiorese, gestor da Fazenda Nossa Senhora Aparecida, localizada em Águas Frias de Goiás, e Carlo Pereira, diretor executivo da Rede Brasil do Pacto Global, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.

Segundo Bastos, a demanda mundial por alimentos vai crescer 50% nos próximos anos, e um terço da terra já foi convertida de alguma maneira para agricultura ou pecuária. “Agora temos o desafio de mostrar que é possível aumentar a produção na área que já foi convertida, ou seja, aumentar a produtividade. A Bayer enxerga com clareza que é possível produzir e preservar”, diz Bastos.

Referência em sustentabilidade, a fazenda Nossa Senhora Aparecida , em Águas Frias de Goiás, deu os passos iniciais para unir produção e conservação com uma análise do que poderia ser melhorado na produção de soja, milho, feijão, trigo e na pecuária. “Foi uma grande mudança para melhor. Hoje temos um selo internacional de qualidade e estamos bem à frente do que imaginamos há cinco anos”, afirma Henrique Fiorese, um dos gestores da fazenda e filho do fundador.

Escute nas principais plataformas de áudio:

Ouça aqui o 1º podcast, com o tema Inovação Aberta e o Futuro Sustentável.

Ouça o 3º programa e conheça sobre o mercado de carbono

A propriedade aposta em inovação. Usa um software que indica a necessidade de irrigação, além de imagens de satélite, drones e sistemas que analisam os dados para a tomada de decisão.

A fazenda da família Fiorese integra o programa Bayer ForwardFarming, iniciativa global que promove a agricultura sustentável na prática, tornando as fazendas referências em inovação. O programa está presente em 24 propriedades rurais de 12 países e ajuda os agricultores a produzir alimentos de qualidade de forma sustentável. “O programa quer ser uma referência agronômica, social e ambiental e, para isso, oferece um olhar integrado que traz benefícios para os produtores e a sociedade”, afirma Bastos.

“O agro brasileiro já é bastante sustentável, quando comparado a outros países em desenvolvimento e até mesmo com países desenvolvidos”, diz Carlo Pereira, diretor executivo da Rede Brasil do Pacto Global.

Com 16 mil membros em 160 países, o Pacto Global tem, no Brasil, cerca de 50 projetos e 7 plataformas de ação, como a Plataforma Agro Sustentável, que busca ações para impactar todo o sistema alimentar. “As plataformas reúnem de 50 a 150 organizações, a maioria empresas, porque o pacto tem como foco o setor empresarial”, diz Pereira.

Como empresa atuante do segmento agrícola, a Bayer assumiu compromissos globais com a sustentabilidade, que consistem em ajudar a reduzir em 30% as emissões de gases de efeito estufa na agricultura, reduzir em 30% o impacto ambiental e de seus insumos nas lavouras e apoiar 100 milhões de pequenos agricultores com acesso a inovações, conhecimentos e parcerias em todo o mundo.

Produzido em parceria pela Bayer e o Estúdio Folha, a série de podcasts Agro, Inovação e Sustentabilidade aponta caminhos para uma produção sustentável, em conversas com quem já investe em soluções inovadores e boas práticas.

Você pode ouvir o segundo episódio da série nas principais plataformas de áudio.

Clique aqui para ouvir no Spotify.

Ouça aqui o primeiro podcast, sobre Inovação Aberta e o Futuro Sustentável.