Atenção primária é o melhor caminho para uma vida saudável

Bradesco Saúde investe na prevenção para cuidar do beneficiário, com médico da família e equipe multidisciplinar

Em um modelo de saúde ideal, a prevenção e a detecção precoce de doenças devem ser prioridades. Afinal, é muito melhor evitar que elas apareçam ou tratá-las antes que fiquem mais complexas. Por essa razão, ganha importância cada vez maior o foco na chamada APS (Atenção Primária à Saúde), preconizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Para a entidade, esse tipo de atendimento é capaz de resolver cerca de 80% das demandas por cuidados de saúde, reduzindo em 17% as internações e em 29% a procura por serviços de urgência e emergência.

Por isso, a Bradesco Saúde tem a APS como um dos pilares de atuação. O cuidado do paciente é coordenado por um médico da família e uma equipe multidisciplinar.

Com a assistência toda centrada no paciente, que é enxergado de forma integral e personalizada, é observado todo seu histórico de saúde e realizado um acompanhamento contínuo, visando a promoção do bem-estar.

A adoção desse modelo beneficia tanto o usuário como os sistemas de saúde.

Thais Jorge, diretora da Bradesco Saúde
Thais Jorge, diretora da Bradesco Saúde - Bradesco Saúde/Divulgação

"Para os pacientes, o cuidado coordenado e o monitoramento constante da Atenção Primária identificam os fatores de risco, permitindo maior controle e, consequentemente, o acompanhamento de doenças crônicas e outras mais complexas, promovendo a qualidade de vida baseada na necessidade de cada indivíduo"

Thais Jorge, diretora da Bradesco Saúde

A Bradesco Saúde desenvolveu várias iniciativas para beneficiar o usuário, com base na APS. Uma delas é a rede de clínicas Meu Doutor Novamed, modelo de assistência primária com 27 unidades no país. Já são cerca de 870 mil atendimentos realizados ao longo de seis anos, com resultados positivos de eficiência e satisfação dos pacientes.

Carlos Marinelli, diretor-geral da Meu Doutor Novamed
Carlos Marinelli, diretor-geral da Meu Doutor Novamed - Bradesco Saúde/Divulgação

"A rede Meu Doutor Novamed está em expansão. Durante a pandemia, foram inauguradas 12 novas clínicas, e outras iniciarão operações neste ano, para levarmos a mais pessoas esse atendimento voltado à prevenção. Nossa proposta é cuidar do paciente em suas diversas necessidades, com consultas eletivas em 16 especialidades, exames laboratoriais e de imagem, além de cirurgias ambulatoriais, com o histórico clínico disponível em um prontuário eletrônico integrado"

Carlos Marinelli, diretor-geral da Meu Doutor Novamed

JUNTOS PELA SAÚDE

A Bradesco Saúde oferece também outras iniciativas voltadas à prevenção, reunidas no "Juntos Pela Saúde", que foca a qualidade de vida pelo bem-estar físico e emocional. O programa oferece às empresas ações como campanha de vacinação, gestação saudável, check-up executivo, saúde emocional e gestão de pacientes crônicos.

Uma das ações é o "Educação em Saúde", material educativo com diversos temas relacionados a bem-estar e qualidade de vida – promovido pelo programa Juntos Pela Saúde –, para incentivar os beneficiários a adotar hábitos saudáveis para a prevenção de doenças e a promoção da saúde.

A saúde emocional também requer prevenção. O aumento nos quadros de estresse, ansiedade e depressão observado durante a pandemia fez com que muitas pessoas buscassem pela primeira vez tratamento psicológico.

Levantamento da Bradesco Saúde sobre o Programa de Acolhimento Psicológico revela que mais da metade dos pacientes (53,4%) buscou esse suporte pela primeira vez nesse período.

O estudo mostra que as mulheres são a maioria entre quem procura esse atendimento, respondendo por cerca de dois terços das consultas (65%). O programa já registrou cerca de um milhão de mensagens trocadas entre psicólogos e pacientes.

Saiba mais em: bradescosaude.com.br