Seminário debate inovação e segurança nas estradas

No encerramento do Maio Amarelo, especialistas discutem tecnologias que reduzem o número de acidentes e o papel da regulação para atrair inovação ao setor de transporte

Seminário debate inovação e segurança nas estradas

Seminário debate inovação e segurança nas estradas Reprodução

Em maio de 2011, a ONU (Organização das Nações Unidas) definiu que começava ali a Década de Ação para Segurança no Trânsito. O objetivo era buscar ações concretas que reduzissem o número de mortes e acidentes no trânsito no mundo inteiro. Desde então, o mês de maio tem sido usado para chamar a atenção para o problema.

Para marcar o Maio Amarelo, a Buser e o Estúdio Folha promoveram no último dia do mês o seminário Inovação e Segurança nas Estradas (assista abaixo).

Entre os temas debatidos estão a importância do ambiente regulatório para atrair inovação e segurança nas estradas, de que maneira as novas plataformas digitais estão modernizando o setor de transporte rodoviário, aumentando a segurança das viagens, e quais tecnologias já estão em uso e estão sendo implantadas para tornar os deslocamentos ainda mais seguros.

Participaram do seminário: Hildo Rocha, deputado federal e presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados; Rafa Zimbaldi, deputado estadual e ex-presidente da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; Marcelo Nunes, presidente da ABRAFREC (Associação Brasileira dos Fretadores Colaborativos); Laura Arantes, membro da Diretoria Executiva da Amobitec; Ciro Biderman, professor dos cursos de graduação e pós-graduação em administração pública e economia da FGV (Fundação Getulio Vargas); e Zé Gustavo, Head de Políticas Públicas Regional da Buser.

A Buser é uma startup brasileira que nasceu em 2017 com a missão de promover serviços de transporte melhores e a preços mais acessíveis. Por meio de sua plataforma, conecta passageiros e empresas de fretamento de ônibus, em um modelo batizado como fretamento colaborativo. Com mais de 7 milhões de usuários e presença em todos os estados brasileiros, a plataforma também oferece outros serviços, como o marketplace de passagens de ônibus em parceria com viações que atuam em rodoviária e transporte de encomendas.