Cadastra e Maeztra unificam marca; fusão fez dobrar a divisão de commerce da empresa

Operações que envolvem múltiplas soluções para melhorar a performance dos clientes estão totalmente integradas

A partir de agora, somos todos Cadastra. É assim que Alexandre Bonati, diretor de commerce da Cadastra, anuncia a conclusão da fusão entre Maeztra, consultoria focada em serviços de ecommerce, e Cadastra, empresa que integra soluções de marketing digital, IT Services, data e analytics e IA (inteligência artificial). Desde que a compra foi anunciada, em abril de 2024, as equipes desenvolveram uma estratégia de integração total das operações que culminou na unificação das marcas neste início de ano. Com a fusão, a Cadastra dobrou sua divisão de commerce e passou a ter mil funcionários distribuídos por Brasil, Reino Unido, México, Colômbia e Argentina. Agora a empresa se prepara para uma rodada de capital, a primeira desde a sua fundação, há 25 anos.

Para Bonati, fundador e antigo CEO da Maeztra, a virada de marca, que estava planejada desde o início das conversas, faz todo o sentido porque a Cadastra tem mais história e consolidação de mercado. "Foi um casamento perfeito porque pudemos trazer para cá a autoridade e a expertise que temos em commerce", afirma. Para justificar o plano da fusão, Bonati lembra que o segmento de comércio eletrônico passou por uma grande consolidação no pós-pandemia, quando muitas empresas especializadas nesse mercado foram compradas por grupos maiores. "Para brigar com gigantes, a melhor estratégia foi nos tornarmos gigantes também", diz ele. Em 2023, então, perseguindo essa meta, ele reiniciou conversas que já vinha tendo com Cadastra desde antes da pandemia. "Nós nos conhecemos há muito tempo, já tínhamos uma parceria", comenta.

Com mais de dez anos de atuação e projetos entregues para marcas como Carrefour, McDonald’s, Unilever, AB InBev, Elo, Pague Menos, Lupo, Localiza, Mondial, Kroton, Bayer, Reserva, Next, Ceconsud, dentre outros, a equipe de Bonati era especializada em desenvolvimento e manutenção de lojas online, expertise que a Cadastra estava buscando.

Thiago Bacchin e Alexandre Bonati
Thiago Bacchin e Alexandre Bonati - Divulgação

Nosso foco era estar perto do cliente para fazer com que ele vendesse mais nos seus canais online, e essa competência casou muito bem com o que a Cadastra queria fortalecer no seu portfólio

Alexandre Bonati

ex-CEO da Maeztra e atual diretor de ecommerce da Cadastra

Nessa união, a Cadastra abraçou todo o time de Bonati e sua carteira de clientes. Dessa forma, marcas como Polishop, New Balance, Fila, Umbro, Jequiti, Universal Music, Reebok e Privalia, entre outras, passaram a ser atendidas com uma estrutura maior, em 360 graus, com mais oferta de produtos e serviços. "É possível oferecer muito mais para cada cliente", afirma.

Na opinião de Diego Rocha, head comercial de commerce da Cadastra, houve de fato um aproveitamento de sinergias porque as lideranças não perderam cadeiras, nenhuma pessoa foi demitida e nenhum cliente foi deixado para trás. Desde junho de 2024, toda a equipe que veio da Maeztra (cerca de cem pessoas no total) e que trabalhava presencialmente passou a utilizar o escritório da Cadastra, em São Paulo. Em setembro, as operações começaram a ser unificadas, e os times a trabalhar de forma conjunta. "Em termos burocráticos, todos os funcionários foram transferidos para a Cadastra, e o time comercial está totalmente unificado, inclusive vendendo projetos integrados", diz ele. "Na prática, o Bonati continua liderando o operacional do nosso centro de excelência em commerce e eu sigo com a parte comercial", afirma.

Diego Rocha e Alexandre Bonati
Diego Rocha e Alexandre Bonati - Divulgação

A Cadastra já tinha muita sinergia com os clientes enterprise que levamos para lá e agora esses clientes têm uma estrutura maior e podem contar com outros serviços

Diego Rocha

head comercial de commerce da Cadastra

A dupla Bonati e Diego também faz questão de ressaltar o intuito de fortalecer a parceria com a VTEX, multinacional brasileira que desenvolve a plataforma de ecommerce de mesmo nome e é popular entre grandes marcas e varejistas do país. "Como Cadastra, temos cerca de 10% das lojas que utilizam VTEX no Brasil e queremos aumentar nossa participação", diz Diego. Não dá para duvidar. Afinal, eles já começam o ano com a meta de dobrar a receita de ecommerce da empresa em 2025. "É um desafio, claro, mas com o apoio de todo o time vamos fazer acontecer", afirma Diego.

Thiago Bacchin, fundador da Cadastra
Thiago Bacchin, fundador da Cadastra - Divulgação

SOMOS UMA EMPRESA DA NOVA GERAÇÃO, DIZ CEO DA CADASTRA

Fundador da Cadastra em 2000, Thiago Bacchin é uma das lideranças nacionais da nova economia. Atento às mudanças de um ambiente cada vez mais complexo imposto às empresas, busca sempre ampliar a oferta de serviços para a solução de novos e velhos problemas que desafiam os negócios.

Bacharel em Administração de Empresas pela PUC-RS e com MBA em Varejo pela FIA, hoje é professor da ESPM no MBA de Marketing Digital, além de CEO da Cadastra.

Na entrevista abaixo, ele fala do segredo para a fusão tão bem sucedida entre a Cadastra e a Maeztra e como isso impacta a operação.

De que forma a fusão exemplifica o DNA da Cadastra de sempre buscar formas de melhor atender seus clientes?

A incorporação da Maeztra em nossa área de commerce potencializa nosso time e nossa liderança no mercado de ecommerce. A Cadastra é reconhecida como uma empresa de soluções integradas by design de marketing, tecnologia e estratégia para resolverem os desafios de crescimento das empresas.

Qual a importância dessa integração para o funcionamento interno e também na ampliação dos serviços oferecidos?

O novo tipo de parceiro de negócios precisa, além de dominar o negócio do cliente, integrar estratégia, marketing, ecommerce, vendas, tecnologia, dados, Inteligência Artificial e outros, de forma que potencialize seu crescimento e reduza seus custos. Obter ajuda em todas essas frentes com parceiros diferentes não é mais viável. É contraproducente e lento. Cada parceiro vai focar seu silo e não resultados de negócio do cliente. É por isso que fazemos parte de uma nova geração de empresa nativa digital de serviços - uma next generation company.

Qual o segredo para um projeto de fusão tão bem sucedido?

Um processo cuidadoso na escolha dos seus parceiros. Fusões e aquisições são casamentos, uma construção de relacionamento de longo prazo. Importante estar alinhado em valores e os dois lados abertos para evolução das suas culturas internas. Num casamento, nenhum dos lados se neutraliza para seguir totalmente o universo do outro, é uma união e uma evolução conjunta.

Quem é a Cadastra

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  • Empresa global que combina serviços de marketing digital, consultoria e tecnologia para solucionar os desafios, gerar impacto e maximizar a performance de operações online e offline de seus clientes. Entrega desde as boas ideias até a excelência na execução.

  • Mais de 400 clientes de 15 indústrias e mais de US$ 250 milhões investidos em mídia digital por ano.

  • Mais de 900 funcionários atendendo clientes em 12 países.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha