Modernização de aeroportos leva desenvolvimento ao PR

Estratégia da CCR Aeroportos para o Paraná tem como diretriz potencializar turismo, negócios e vocações de cada região

CATARATAS DO IGUAÇU • Localizadas no Parque Nacional do Iguaçu, a 10 minutos do aeroporto de Foz do Iguaçu, oferece trilhas e passeios de bote, como o Macuco Safári, próximo às quedas d´água

CATARATAS DO IGUAÇU: Localizadas no Parque Nacional do Iguaçu, a 10 minutos do aeroporto de Foz do Iguaçu, oferece trilhas e passeios de bote, como o Macuco Safári, próximo às quedas d´água Rodrigo Mattjie/Divulgação

Foz do Iguaçu é um dos destinos turísticos mais completos do país. Patrimônio Mundial Natural, as Cataratas são a estrela principal dessa região de tríplice fronteira, no oeste do Paraná, que une Brasil, Argentina e Paraguai, oferecendo atrações para toda a família. "Foz do Iguaçu reúne natureza, parques temáticos, roteiros gastronômicos, compras e passeios para vários tipos de público", afirma Fabio Russo, CEO da CCR Aeroportos. "Poucos lugares no mundo oferecem essa variedade de opções para o turista. Foz conta com uma mega infraestrutura de hotéis e resorts, totalmente preparados para receber o viajante de férias e também os grandes eventos de negócios de porte internacional."

Ao conquistar 15 aeroportos de uma só vez na 6ª Rodada de Concessões Aeroportuárias, realizada pelo governo federal em 2021, a CCR Aeroportos estabeleceu um vínculo forte com o Paraná. Quatro de seus novos aeroportos estão no estado: os de Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina e Bacacheri. "Respondemos hoje por cerca de 90% do tráfego aéreo do Paraná", diz Russo.

No total, a CCR Aeroportos administra 20 aeroportos, sendo 17 no Brasil e 3 no exterior, em Quito (Equador), Juan Santamaría (Costa Rica) e Curaçao (no sul do Caribe). Juntos, eles movimentam por ano cerca de 43 milhões de passageiros (base 2019, antes da pandemia). Em 2021, assumiu também a operação do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte.

ITAIPU • Primeira hidrelétrica em produção de energia limpa no mundo
ITAIPU: Primeira hidrelétrica em produção de energia limpa no mundo - Divulgação

A empresa definiu como uma de suas principais diretrizes promover o desenvolvimento sustentável das regiões em que atua. Em Foz do Iguaçu, a CCR trabalha para impulsionar o turismo, vocação natural da cidade que abriga as Cataratas.

"Foz do Iguaçu é um destino muito desejado, especialmente por turistas da América do Sul, mas é percebido como pouco acessível. Vamos juntar esforços com o governo do estado e entidades para aumentar o turismo na região", afirma o executivo.

PARQUE DA AVES • reúne mais de 1.400 aves de 150 espécies, como tucanos e arapongas
PARQUE DA AVES: reúne mais de 1.400 aves de 150 espécies, como tucanos e arapongas - Divulgação

Mesmo com belezas naturais como as Cataratas do Iguaçu, o turismo no país está abaixo de seu potencial, mostra o estudo "O futuro do turismo no Brasil a partir da análise crítica do período 2000-2019", realizado por 17 instituições, entre elas a área de pós-graduação em Turismo da USP.

O estudo revela que o país estacionou em 6,3 milhões de visitantes estrangeiros por ano, entre 2014 e 2019, ficando abaixo do crescimento médio mundial. Para efeito de comparação, o Vietnã recebeu 18 milhões de viajantes internacionais em 2019.

COMPRAS • São várias as opções de lojas em Foz do Iguaçu e na vizinha Ciudad del Este (Paraguai)
COMPRAS: São várias as opções de lojas em Foz do Iguaçu e na vizinha Ciudad del Este (Paraguai) - Cellshop Importados Paraguay/Divulgação

Em 2022, o Parque Nacional do Iguaçu registrou cerca de 1,2 milhão de visitantes, sendo 40% estrangeiros, a maioria argentinos. Esse número ainda está abaixo dos 2 milhões que visitaram as Cataratas em 2019, último ano com movimentação normal antes da pandemia.

"Com a entrada da CCR Aeroportos, teremos novas rotas, mais voos e uma parceria estratégica para alavancar vários tipos de turismo na cidade, como o de lazer, compras, eventos e convenções", afirma Elaine Tenerello, diretora executiva do instituto de promoção turística Visit Iguassu.

FOZ DO IGUAÇU: Aeroporto atende a uma das regiões mais importantes para o turismo do país
FOZ DO IGUAÇU: Aeroporto atende a uma das regiões mais importantes para o turismo do país - Divulgação