Foz do Iguaçu é um dos destinos turÃsticos mais completos do paÃs. Patrimônio Mundial Natural, as Cataratas são a estrela principal dessa região de trÃplice fronteira, no oeste do Paraná, que une Brasil, Argentina e Paraguai, oferecendo atrações para toda a famÃlia. "Foz do Iguaçu reúne natureza, parques temáticos, roteiros gastronômicos, compras e passeios para vários tipos de público", afirma Fabio Russo, CEO da CCR Aeroportos. "Poucos lugares no mundo oferecem essa variedade de opções para o turista. Foz conta com uma mega infraestrutura de hotéis e resorts, totalmente preparados para receber o viajante de férias e também os grandes eventos de negócios de porte internacional."
Ao conquistar 15 aeroportos de uma só vez na 6ª Rodada de Concessões Aeroportuárias, realizada pelo governo federal em 2021, a CCR Aeroportos estabeleceu um vÃnculo forte com o Paraná. Quatro de seus novos aeroportos estão no estado: os de Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina e Bacacheri. "Respondemos hoje por cerca de 90% do tráfego aéreo do Paraná", diz Russo.
No total, a CCR Aeroportos administra 20 aeroportos, sendo 17 no Brasil e 3 no exterior, em Quito (Equador), Juan SantamarÃa (Costa Rica) e Curaçao (no sul do Caribe). Juntos, eles movimentam por ano cerca de 43 milhões de passageiros (base 2019, antes da pandemia). Em 2021, assumiu também a operação do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte.
A empresa definiu como uma de suas principais diretrizes promover o desenvolvimento sustentável das regiões em que atua. Em Foz do Iguaçu, a CCR trabalha para impulsionar o turismo, vocação natural da cidade que abriga as Cataratas.
"Foz do Iguaçu é um destino muito desejado, especialmente por turistas da América do Sul, mas é percebido como pouco acessÃvel. Vamos juntar esforços com o governo do estado e entidades para aumentar o turismo na região", afirma o executivo.
Mesmo com belezas naturais como as Cataratas do Iguaçu, o turismo no paÃs está abaixo de seu potencial, mostra o estudo "O futuro do turismo no Brasil a partir da análise crÃtica do perÃodo 2000-2019", realizado por 17 instituições, entre elas a área de pós-graduação em Turismo da USP.
O estudo revela que o paÃs estacionou em 6,3 milhões de visitantes estrangeiros por ano, entre 2014 e 2019, ficando abaixo do crescimento médio mundial. Para efeito de comparação, o Vietnã recebeu 18 milhões de viajantes internacionais em 2019.
Em 2022, o Parque Nacional do Iguaçu registrou cerca de 1,2 milhão de visitantes, sendo 40% estrangeiros, a maioria argentinos. Esse número ainda está abaixo dos 2 milhões que visitaram as Cataratas em 2019, último ano com movimentação normal antes da pandemia.
"Com a entrada da CCR Aeroportos, teremos novas rotas, mais voos e uma parceria estratégica para alavancar vários tipos de turismo na cidade, como o de lazer, compras, eventos e convenções", afirma Elaine Tenerello, diretora executiva do instituto de promoção turÃstica Visit Iguassu.