Descrição de chapéu aeroportos

Usuários ganham mais rapidez

Benefícios incluem ainda ambiente tranquilo e limpo e novas opções de alimentação e compras de última hora

O Aeroporto Internacional de Curitiba também passará por obras de melhorias nos próximos anos, aumentando ainda mais a segurança e conforto dos passageiros

O Aeroporto Internacional de Curitiba também passará por obras de melhorias nos próximos anos, aumentando ainda mais a segurança e conforto dos passageiros Divulgação

Com o ganho de escala obtido pela centralização da operação, os aeroportos sob gestão da CCR Aeroportos poderão contar com serviços e equipamentos modernos, que geram mais segurança e conforto. Os beneficiários são os passageiros que utilizam os 16 aeroportos brasileiros da empresa, nas regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste do país.

Outra vantagem será a construção de uma identidade única. "Queremos que a percepção dos passageiros de todos os aeroportos seja a mesma, que eles saibam que estão em um aeroporto da CCR", afirma o comandante Miguel Dau, diretor de operações/COO da CCR Aeroportos. "Para isso, é preciso oferecer segurança, em primeiro lugar, e um ambiente tranquilo, com banheiros limpos, filas rápidas e boas opções de alimentação e lojas para compras de última hora."

Leia mais: Aeroportos como o passageiro quer: seguros, pontuais e confortáveis

No total, serão R$ 4,8 bilhões em investimentos previstos para os próximos 30 anos, incluindo a outorga paga ao Poder Concedente nos 16 aeroportos recém-concedidos. Em 2023, a CCR Aeroportos começa as obras de grande porte contratuais, que vão ampliar e modernizar as instalações.

No aeroporto de Curitiba, por exemplo, será construída uma terceira pista, com 3.000 metros de extensão. O de Navegantes será modernizado e ampliado, com a construção de um novo terminal de passageiros e a reforma da pista. Outros aeroportos, como o de Foz do Iguaçu, também terão melhorias nas pistas e nos terminais. "As obras potencializarão as vocações de cada aeroporto, seja o turismo, cargas ou aviação geral, permitindo que, cada vez mais, contribuam para o desenvolvimento das regiões onde estão inseridos", ressalta o comandante Dau.

Em fase de finalização e aprovação do cronograma dessas grandes obras, a CCR Aeroportos já fez intervenções importantes nos aeroportos, como reformas prediais, melhorias na sinalização, iluminação e limpeza, instalação de equipamentos de ar-condicionado, visando o conforto térmico dos passageiros, e a reativação de pontes de embarque, entre outras.

VOOS NO HORÁRIO

A pontualidade é outro destaque. Ranking da Official Aviation Guide (OAG), provedor global de dados de viagens com sede no Reino Unido, posicionou, em julho, 10 aeroportos internacionais brasileiros entre os 100 mais pontuais do mundo. O Aeroporto de Petrolina (PE) teve 95,5% das partidas no horário e aparece na 13ª posição do ranking, que destaca ainda os aeroportos de Belo Horizonte, Curitiba e São Luís, todos operados pela CCR Aeroportos.

Entre os nacionais, o destaque foi o aeroporto de Londrina, com 96% das partidas no horário e 11º lugar no ranking. São considerados pontuais pelo levantamento os voos que partem com uma tolerância de até 15 minutos do horário previsto. Em setembro, o aeroporto de Teresina conquistou a 16ª posição no ranking mundial da OAG, com 95% de partidas pontuais.

A CCR Aeroportos quer ainda fomentar o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua, com parcerias para impulsionar o turismo, os negócios e a geração de emprego e renda. "Esse é um ponto que faz parte do nosso DNA, porque um aeroporto pode ser o gatilho para o desenvolvimento de um município e de toda uma região", afirma o comandante Dau.

A intenção é valorizar o potencial das regiões que sediam os aeroportos, incluindo o turismo. E não faltam atrações turísticas que podem ser alcançadas a partir dos aeroportos da CCR: As Cataratas do Iguaçu (Aeroporto de Foz do Iguaçu), o Jalapão (Palmas), os Lençóis Maranhenses (São Luís), a Serra da Capivara (Teresina), a Chapada das Mesas (Imperatriz), e a Serra Gaúcha (Bagé), entre tantas outras.

No Aeroporto Internacional de Curitiba, a empresa quer fortalecer sua vocação de relevante centro de negócios de logística. Isso pode acontecer com o incremento de operações de voos cargueiros nacionais e internacionais e parcerias para novos armazéns logísticos.

Ou seja, ganham os passageiros e também as cidades e todos os que moram nas regiões onde os aeroportos estão localizados.