Cenário global tem sustentabilidade como prioridade

Cidades ao redor do mundo colocam mobilidade e preservação do meio ambiente no topo das questões a serem enfrentadas; veja exemplos

Cenário global tem SUSTENTABILIDADE como prioridade

Cenário global tem SUSTENTABILIDADE como prioridade Shutterstock / Blue Planet Studi

A ONU (Organização das Nações Unidas) prevê que 70% da população mundial será moradora de centros urbanos até 2050, ou seja, cerca de 2,5 bilhões de pessoas viverão em cidades. E um dos principais desafios que se apresentam é como assegurar bem-estar e qualidade de vida a essa população e, ao mesmo tempo, frear seu impacto no meio ambiente.

Ao redor do mundo, centenas de cidades começam a fazer esse movimento em busca de sustentabilidade. Com a ajuda da tecnologia, buscam tornar-se inteligentes e aplicar soluções sustentáveis para os problemas urbanos. Conheça algumas iniciativas que já estão funcionando e que podem inspirar outras cidades.

Auckland (Nova Zelândia)

A implementação de 5G permitiu à cidade utilizar aplicativos para gerenciar uma enorme gama de serviços no Wynyard Quarter, antiga zona portuária que, além de ser um polo de negócios, atualmente abriga bares, restaurantes e atrações culturais. Desde 2020, a prefeitura gerencia virtualmente a iluminação, as vagas de estacionamento, os bancos inteligentes (que captam energia solar e permitem aos usuários recarregar seus celulares, além de oferecer conexão gratuita de wi-fi) e as latas de lixo, que avisam quando estão cheias.

Amsterdã (Holanda)

A iniciativa "Amsterdam Smart City" visa crescimento econômico sustentável, uso eficiente de recursos naturais e alta qualidade de vida para os moradores. O projeto é uma parceria de empresas privadas, governo, instituições de pesquisa e a população. Por meio de uma plataforma online, os participantes se comunicam e coordenam ideias de projetos enquanto os idealizadores podem encontrar potenciais parceiros para novas iniciativas. Amsterdã desenvolveu ainda um sistema online para consulta de dados acessível a todos os moradores e um aplicativo que conecta vizinhos, facilitando a solução de problemas do dia a dia.

Bilbao (Espanha)

A cidade espanhola está constantemente ouvindo os cidadãos e organizando pesquisas para medir a satisfação e o bem-estar da população. Também tem desenvolvido uma série de iniciativas com soluções para aumentar a sustentabilidade, como a implementação de energia geotérmica, geradores de energia renovável e de sistemas avançados de gestão energética, entre outros. O município diminuiu a velocidade máxima permitida aos veículos para 30 km/h e, com o monitoramento inteligente, reduziu a poluição e os congestionamentos em 28%. Os gases emitidos pelos veículos são monitorados e sensores medem a qualidade do ar e o nível dos ruídos.

Copenhague (Dinamarca)

Um dos principais alvos da capital da Dinamarca é o meio-ambiente. O Laboratório de Soluções já criou projetos e tecnologias para monitoramento da qualidade do ar, controle de consumo de energia e manejo de lixo. Também conta com um sistema que conecta estacionamentos, semáforos, prédios e estações de carregamento de veículos elétricos para direcionar o tráfego em tempo real. A meta é que todas essas tecnologias estejam disponíveis em uma plataforma única, aumentado a eficência. As ciclovias também dispõem de tecnologias que monitoram e informam sobre congestionamento, tempo dos traslados e obras pelo caminho, por exemplo

Cingapura

A cidade-estado asiática tem se destacado no topo das listas de cidades inteligentes. Com uma população envelhecendo, o governo tem focado em tecnologias que ajudam a aumentar a produtividade e implementou um sistema de saúde digital, com consultas online e monitoramento remoto dos pacientes. Em toda a cidade, sensores detectando o volume do trânsito, a audiência de um evento ao ar livre e até o acúmulo de sujeira em diferentes regiões. Cingapura também está desenvolvendo uma região onde não haverá nenhum tipo de veículo motorizado, com 42 mil casas e áreas seguras para pedestres e ciclistas

Londres (Inglaterra)

A capital inglesa tem implementado uma série de iniciativas para se tornar cada vez mais inteligente. Uma delas é o Connect London, que visa proporcionar conexão 5G e cobertura de fibra óptica para toda a cidade. Postes de iluminação antigos ganharam sensores e estações para recarga de veículos elétricos se proliferam para estimular o uso de carros que não emitem gases poluentes. Já o Desafio de Inovação Cívica incentiva empreendedores e startups a desenvolverem soluções para problemas urbanos. Nesse sentido, foram criados projetos como carregamento de carros elétricos, incentivo à prática de exercícios físicos e combate à solidão, entre outros.

Nova York (EUA)

A cidade mais inteligente dos Estados Unidos iniciou em 2020 projeto-piloto com a implementação de centenas de sensores para coletar dados que ajudam na melhoria de serviços como o manejo e a coleta de lixo. Antigos orelhões estão se transformando em estações para recarga de celulares, com wi-fi gratuito. Nova York também tem visto um incremento no uso de veículos compartilhados, com carros, bikes e patinetes liberados por meio de aplicativos. O Departamento de Proteção Ambiental monitora o uso de água para evitar desperdícios e proporcionar contas de água mais precisas para os moradores

Oslo (Noruega)

Os noruegueses investem na preservação do meio-ambiente. A iluminação, por exemplo, conta com 650 mil luzes de LED, mais econômicas, comandadas por uma central inteligente que ajusta a luz necessária em cada fase do dia. A cidade também assumiu o compromisso de ter uma frota de veículos 100% elétricos até 2025 e utiliza sensores para monitorar o trânsito, buscando soluções para os engarrafamentos. O município apresenta uma das melhores e mais seguras infraestruturas urbanas para bikes no mundo. Com uso de dados, conseguiu planejar as ciclovias de modo a proteger ciclistas e pedestres e reduzir o número de acidentes

San Francisco (EUA)

A cidade tem procurado soluções para oferecer um governo mais eficaz na resposta às demandas mais urgentes. Por exemplo, investiu em um projeto de uso de dados para reduzir o trânsito e os acidentes, melhorando a velocidade de resposta de ambulâncias e bombeiros. A cidade encoraja os moradores a enviarem sugestões ao Escritório de Inovação Cívica, que consegue alocar recursos para atender às necessidades. San Francisco também se preocupa com a privacidade e segurança dos dados da população. O governo organizou workshops para discutir o assunto e desenvolver estratégias de informação e coordenação das tomadas de decisões sobre projetos digitais na cidade.

Taipei (Taiwan)

O Escritório de Gerenciamento de Projetos de Cidades Inteligentes auxilia na implementação de projetos que exploram novas tecnologias para resolver problemas urbanos. O projeto para se tornar uma cidade inteligente engloba ações em educação, meio-ambiente, economia, segurança, transporte e construção. Já foram implementadas mais de 200 iniciativas, entre elas a disponibilização de internet 5G e o monitoramento das vagas de estacionamento por meio de sensores para gerar dados sobre o incremento do trânsito em tempo real.