Clara facilita vida das empresas na gestão de gastos corporativos

Empresa fornece soluções integradas de cartões de crédito e gerenciamento de despesas que garantem controle e agilidade no dia a dia dos colaboradores

Clara facilita vida das empresas na gestão de gastos corporativos

Clara facilita vida das empresas na gestão de gastos corporativos Unsplash

Um dos principais desafios de quem é o responsável pela gestão de uma empresa é obter um eficiente controle de gastos de seus colaboradores e, de preferência, sem custo, sem burocracia, com procedimentos simples e, no atual ambiente tecnológico, com uma interface 100% digital. Por isso, para facilitar a vida de quem empreende, a Clara criou uma solução de cartões de crédito múltiplos com limites flexíveis para gestão de gastos corporativos.

Fundada na América Latina, a empresa emite cartões Mastercard físicos e digitais e, por meio de uma plataforma online, os gestores podem acompanhar as despesas da equipe em tempo real. Os serviços unem controle e agilidade nas compras, nos pagamentos e nas prestações de contas realizadas no dia a dia das empresas.

"A Clara criou esse produto porque conhecemos as dores de administradores e também de funcionários que precisam controlar os gastos ou fazer a prestação de contas deles. Isso toma muito tempo, que pode ser usado para o aprimoramento do negócio", diz Layon Costa, country manager da companhia no Brasil. A empresa opera no país desde dezembro de 2021 (leia texto nesta página).

A Clara reúne meios de pagamento e gerenciamento de gastos de maneira simples e rápida. Basta se registrar no site www.clara.com.br, aguardar contato do "time Clara" e seguir as instruções. Aceito o termo de adesão, o cliente poderá emitir cartões físicos e digitais para serem distribuídos aos colaboradores, do presidente ao estagiário. Não há tarifas, anuidade nem burocracia.

Há ainda um programa de recompensas que garante que as transações gerem pelo menos 1% de desconto na próxima fatura. O benefício é progressivo. Quanto mais o cliente gasta, maior o abatimento.

Cada cartão pode ter um limite de crédito, sendo que o cliente tem condições de alterá-lo a qualquer momento. O cartão Clara Virtual é ideal para compras online com segurança, e o gestor da conta pode emitir quantos cartões quiser. O cartão Clara Business é físico, também pode ser fornecido a quantos membros da equipe o administrador quiser. O cartão Clara Business Black é um dos cartões corporativos mais exclusivos do mercado, feito de metal e com diversos benefícios, ideal para executivos.

A plataforma online é um diferencial da Clara, por ser fácil de usar e acompanhar os gastos individuais dos colaboradores, ou agrupados por departamento, tipo de despesa e período. Na mesma ferramenta, o usuário anexa as notas fiscais, o que facilita a prestação de contas. O sistema dá maior autonomia à equipe sem que a administração perca o controle das despesas. O painel de controle pode ser acessado de qualquer lugar.

A fintech construiu sua plataforma usando os mais altos padrões de segurança. A hospedagem é da AWS (Amazon Web Services), as transações são criptografadas e a empresa não guarda dados sensíveis, como senhas, códigos de segurança e nem mesmo os números dos cartões.

"Nossa solução mantém o controle de gastos e permite muito mais agilidade para a liberação de dinheiro para os colaboradores", afirma Costa. "O administrador dos gastos da empresa pode controlá-los sem falar com ninguém. Ele mesmo pode entrar na plataforma e ampliar o limite de gastos de um colaborador. Ou bloquear o cartão temporariamente, ou definitivamente." Mas se o cliente precisar, a Clara oferece ainda o auxílio de gerentes de contas.

Os serviços da Clara são ideais também para o segmento de viagens corporativas, pois os colaboradores precisam pagar uma série de despesas quando estão fora da sede.

PARCERIA

A Clara fez um acordo com a Mastercard que permite ao cliente ser membro titular e emitir seus próprios cartões, por meio de uma licença. São aceitos em qualquer lugar do mundo. É o primeiro programa de cartão corporativo do gênero que a bandeira disponibiliza no Brasil, assim como foi no México, onde foi fundada em 2020.

A parceria com a Mastercard garante à Clara acesso à infraestrutura da bandeira nos países onde atua. O acordo foi firmado em 2021 e permitiu à fintech oferecer suas soluções de gestão de despesas corporativas para mais de 3.000 companhias de diferentes setores e tamanhos.

Atualmente, a Clara está por trás de transações superiores a US$ 15 milhões anuais. Entre suas clientes estão a Kavak, de compra e venda de veículos, Cornershop, aplicativo de compras em supermercados que pertence à Uber, Casai, de apartamentos por assinatura, e a financeira Creditas.

EMPREGOS

A Clara começou a operar no Brasil em 2021 e vem crescendo rapidamente. A equipe dobra a cada trimestre. A expectativa é que até o final de 2022 a operação brasileira tenha 150 colaboradores. A empresa está com 15 vagas abertas no país para as áreas de Tecnologia, Operações, Comercial, Pessoas e Estratégia.

Neste ano, a companhia foi certificada pela consultoria internacional Great Place to Work como um excelente lugar para trabalhar, tanto no Brasil como no México. A organização reconheceu que a Clara promove políticas e práticas que melhoram a qualidade de vida de seus colaboradores.

"Isso mostra que estamos no caminho certo, apostando em uma cultura focada nas pessoas. Estamos crescendo e esse é o valor que queremos levar no nosso projeto de expansão também em outros países da América Latina", conclui Costa.

Startup tem desempenho recorde na América Latina

Fundada por Gerry Giacomán e Diego García, a Clara iniciou suas operações no México em 2021 e, no final do ano, chegou ao Brasil. Em março deste ano, a Clara se estabeleceu na Colômbia, onde passou a oferecer sua plataforma de gestão de despesas corporativas para uma base de milhares de empresas. A fintech espera ter mais de 100 colaboradores por lá até o fim de 2022, replicando o rápido ritmo de crescimento observado nos mercados onde já atua.

A companhia tem estratégia de expansão pela América Latina e segue caminho semelhante ao de outras startups da região. A Clara pretende se instalar em breve na Argentina, Chile, Panamá, Peru e Uruguai.

"Priorizamos o Brasil como primeiro passo na expansão porque o país é a maior economia latina junto com o México. O mercado brasileiro é diverso e podemos explorar empresas de todos os tamanhos e segmentos apresentando novas soluções financeiras. Aprendemos muito por aqui e agora é a hora de aplicar todo o conhecimento em novos mercados", diz Layon Costa, country manager no Brasil.

US$ 1 BILHÃO

Em dezembro de 2021, a Clara tornou-se a primeira startup latino-americana a atingir o status de "unicórnio" em menos de um ano. O nome é dado a novos negócios avaliados em mais de US$1 bilhão. A empresa chegou a esse patamar em oito meses.

O desempenho mostra a confiança dos investidores. O empreendimento recebeu aportes da DST Global Partners, General Catalyst, Monashees, Kaszek Ventures, Avid Ventures, Coatue, Iconiq Growth, Box Group, Gaingels, Alter Global e Global Founders Capital; de fundadores de outros "unicórnios" como Creditas, Rappi e 99; e de investidores "anjo" responsáveis por alavancar alguns dos negócios de maior destaque dos últimos anos.