Cartão de crédito versátil revoluciona pagamentos corporativos

Solução da Clara permite múltiplas emissões, liberdade na fixação de limites e uso por diferentes departamentos de uma empresa

Mãos seguram cartão de crédito em frente a computador

A solução de cartões de crédito corporativos da Clara veio revolucionar os pagamentos e a gestão de gastos das empresas Reprodução

Cartões de crédito corporativos são uma mão na roda para os administradores de empresas, pois facilitam o pagamento das mais diversas despesas. As emissões pelos bancos, porém, podem ser burocráticas, demoradas e restritivas, e os limites, insatisfatórios. O controle de vários cartões nas mãos de funcionários tende a ser complicado, o que limita o uso do instrumento.

Nesse sentido, a solução de cartões de crédito corporativos da fintech Clara veio revolucionar os pagamentos e a gestão de gastos das empresas, proporcionando agilidade, autonomia e transparência. Com apenas alguns cliques, o gestor emite quantos cartões quiser, define os limites e controla os vários usos de maneira centralizada e em tempo real.

Por meio de um acordo com a Mastercard, a Clara viabiliza as emissões de cartões físicos e virtuais pelos próprios clientes, sem taxas ou anuidade. A plataforma digital da marca permite que os gestores acompanhem todos os pagamentos e façam os ajustes que desejarem.

"Obter cartões corporativos não é fácil, principalmente para as empresas mais novas", diz Layon Costa, country manager da Clara no Brasil. A companhia foi fundada no México em 2020. Chegou ao Brasil em 2021. "Os bancos tradicionais exigem longos históricos e faturamento alto. Nós temos um modelo mais ágil, de fintech."

A Clara tem equipe e metodologia próprias para análise dos dados. Apresentada a documentação, o primeiro cartão pós-pago é emitido em até 24 horas com um limite global para a empresa. A partir daí, o gestor emite internamente cartões adicionais fixando limites para cada um, que posteriormente podem ser alterados.

Tudo é feito online, sem necessidade de acessar aplicativos ou sites de bancos, ligar para gerentes, ir a agências, pedir novas aprovações ou aguardar o envio de cartões suplementares. Se por algum motivo um cartão foi bloqueado, outro pode ser criado imediatamente.

Os bancos tradicionais exigem longos históricos e faturamento alto. Nós temos um modelo mais ágil, de fintech

LAYON COSTA

COUNTRY MANAGER DA CLARA NO BRASIL

MARKETING

As ferramentas da Clara facilitam o dia a dia de empresas que precisam fazer múltiplos pagamentos para diferentes fornecedores em nome próprio ou de clientes. Agências de publicidade e departamentos de marketing são exemplos de usuários que precisam de flexibilidade e autonomia de gastos, especialmente para campanhas digitais.

A empresa pode criar um cartão para cada campanha, dividi-los por plataformas (Google, Facebook, Linkedin etc.) e fixar limites suficientes para que a ação não seja interrompida por falta de recursos. "Os cartões da área de marketing costumam ser os com maiores limites dentro das empresas", afirma Costa.

Um exemplo de usuária é a agência de marketing digital Traktor. Desde que começou a usar as soluções da Clara, a empresa reduziu em 28 horas o tempo gasto por mês na gestão de campanhas e economizou R$ 30 mil no período.

"Para nós, a Clara representou uma revolução. Melhoramos nossa relação com os clientes. Passamos a dedicar mais tempo para as ações em si e menos para a gestão de pagamentos das campanhas", declara Guilherme Zanotto Lofrano, CEO da Traktor.

AGÊNCIAS DE VIAGEM

A mesma lógica vale para agências de viagens. Em casos de clientes cativos, a empresa pode emitir cartões próprios para cada um, pagar despesas como passagens aéreas e hospedagem e enviar fatura para pagamento no encerramento do mês. "O cliente não precisa ficar pagando cada gasto individualmente, pois recebe a fatura no final", explica Costa.

A A1 Viagens usa os serviços da Clara. Trabalha com fornecedores de diversas partes do mundo e com clientes de diferentes perfis. A facilidade para emitir cartões liberou os funcionários de ficarem dependentes de apenas um.

"Nosso dia a dia ficou mais ágil. A equipe agora tem mais tempo livre para o relacionamento com o cliente. Para cada transação, usamos um cartão virtual da Clara", comenta Daniel Oliveira, sócio-diretor da A1 Viagens.

A Clara deu mais visibilidade e controle de todos nossos gastos, centralizando a gestão em um único lugar

RAFAELA KHOURI

CEO DA SOOPER

MARKETPLACES

Outro tipo de negócio que ganha eficiência com as soluções da Clara são os marketplaces digitais. Hoje, há empresas que atuam como intermediárias entre fornecedores, atacadistas e pequenos e médios lojistas. Dessa forma, o comerciante consegue comprar todos os produtos que precisa, de diferentes fornecedores, numa única plataforma.

A Sooper é uma dessas plataformas. Ela conecta fornecedores de material de construção com varejistas. Para tanto, a empresa precisava lidar com diversas formas de pagamento, como PIX, transferências bancárias e cartões com limites apertados, dependendo de quem ela estava comprando.

A empresa passou a concentrar quase todos os seus gastos nos cartões corporativos da Clara e a geri-los na plataforma da fintech. A companhia hoje tem maior controle sobre suas despesas.

Todos os colaboradores usam os cartões. O gestor define diferentes aprovações por área e funcionário e consegue acompanhar os gastos em tempo real. Os processos ganharam agilidade e transparência.

"A Clara deu mais visibilidade e controle de todos nossos gastos, centralizando a gestão em um único lugar", conta Rafaela Khouri, CEO da Sooper.