Clara completa um ano no Brasil com soluções práticas na gestão de despesas corporativas

Fintech registra ritmo forte de crescimento no país, auxiliando mais de 1.100 clientes na implantação de procedimentos que facilitam e simplificam os processos de gastos; inovações seguem aceleradas

Soluções tecnológicas da Clara dão eficiência operacional para as empresas
Soluções tecnológicas da Clara dão eficiência operacional para as empresas - Clara/DVG

As empresas estão cada vez mais empenhadas em concentrar seus esforços nos negócios e, junto, reduzir o tempo e os recursos dispensados em atividades burocráticas. Para tanto, elas buscam soluções que facilitem processos internos e pagamentos, porém sem abdicar do controle de tais operações.

Prova disso é que a fintech Clara completou em dezembro de 2022 um ano de operações no Brasil auxiliando mais de 1.100 empresas a revolucionar a gestão de despesas. "O desempenho foi bem acima do esperado", diz Layon Costa, general manager da Clara no Brasil.

A empresa oferece cartões de crédito corporativos em parceria com a Mastercard, que podem ser emitidos pelo próprio usuário, na quantidade necessária e sem custos. Ela fornece também uma plataforma digital de controle de gastos que dá transparência, simplicidade e eficiência às transações.

Neste um ano de atividade no Brasil, foram emitidos mais de 27 mil cartões físicos e virtuais, com cerca de 500 mil transações processadas, num total de R$ 600 milhões anualizados.

O executivo ressalta que os negócios avançaram em ritmo forte ao mesmo tempo que a companhia era construída no Brasil, inclusive com atração de capital para investimentos. A performance positiva ocorreu em um período difícil para startups e também para grandes empresas de tecnologia ao redor do mundo.

"A Clara esteve alheia a essas dificuldades", afirma Costa. A plataforma torna o controle de gastos mais simples, transparente e eficiente. Num momento de incertezas econômicas, tal controle é essencial para dar eficiência operacional às empresas, evitando desperdícios.

GESTÃO FACILITADA

Ao mesmo tempo que permite aos gestores emitir quantos cartões a equipe precisar, fixar limites, categorias de uso, prazos, e acompanhar os gastos, o sistema da Clara dá aos colaboradores autonomia para adquirir os produtos e serviços que necessitam, sem autorizações ou preenchimento de papelada para o reembolso. Aliás, o uso da ferramenta, por si só, já garante uma boa economia de papel.

Entre os clientes da Clara estão marcas como Rappi, Amaro, Getninjas e Méliuz. As empresas utilizam os cartões e a plataforma para pagar e gerenciar despesas com viagens, anúncios publicitários, alimentação, mobilidade, compra de materiais diversos, aluguéis de espaços e assinaturas de softwares.

Os gastos são atualizados em tempo real no sistema - o usuário pode vincular as notas com uma foto - e é possível monitorar as operações por departamento e colaborador.

INOVAÇÃO

A Clara foi fundada em 2021 e opera em três países da América Latina: México, Colômbia e Brasil. A fintech prevê expansão para outros países da região, onde o Brasil passou a representar 30% do total dos negócios no último ano.

Um dos fatores que impulsionam o desempenho é a adaptabilidade do sistema. Em 2022, a empresa lançou 15 atualizações na plataforma voltadas ao público brasileiro.

As novas funcionalidades tornaram a ferramenta ainda mais perfeita para as necessidades das empresas brasileiras, isso porque as novas funcionalidades foram incluídas com base no feedback dos próprios clientes. Como exemplos, Costa cita uma série de atributos que o produto tem aqui e que não tinha na versão mexicana, até por diferenças na cultura de negócios dos dois países, como a possibilidade de fazer compras parceladas nos cartões. "Os mexicanos não estão tão acostumados a usar, mas o Brasil ama cartões de crédito", comenta o executivo.

Outras novidades foram a introdução de um perfil de contador na plataforma, além de gerentes e diretores, o programa de fidelidade Clara Pontos, que dá descontos em faturas, e a integração com outros sistemas de gestão utilizados pelas empresas, conhecidos pela sigla em inglês ERP.

"Promovemos vários desenvolvimentos de acordo com as demandas dos clientes", declara Costa. Em sua avaliação, as novas propriedades abrem espaço para que a Clara atraia o interesse de mais empresas.

RITMO ACELERADO

Ele acrescenta que as inovações vão continuar. A fintech pretende, por exemplo, incorporar pagamentos por PIX e boletos na plataforma.

"Nem todos os fornecedores aceitam cartão. Vamos permitir outras formas de pagamento pela plataforma e a empresa poderá acompanhar os gastos independentemente do meio utilizado."

Em 2023, a Clara espera ultrapassar rapidamente a marca de R$ 1 bilhão em transações realizadas com suas ferramentas. A integração da plataforma com outros sistemas de gestão irá continuar. "Estamos preparados para atender a demanda das empresas que já têm sistemas internos de gestão", declara Costa.

As contratações também vão seguir. A empresa começou a operar no Brasil com 20 pessoas, agora já são 80 e há vagas abertas, principalmente na área de tecnologia.

"Nossos clientes são empresas que querem novas tecnologias, e não existe nada igual às soluções da Clara. Sem custos, elas garantem mais controle, mais autonomia e menos burocracia, além dos cartões de crédito", conclui o executivo.