Descrição de chapéu tecnologia

Soluções da Clara liberam empresas para foco total nos negócios

Cartões de crédito e plataforma automatizada de gestão de gastos eliminam burocracia e dão autonomia às equipes de finanças, RH, marketing e vendas

Priorizar o relacionamento com clientes e fornecedores, focar a entrega do produto ou serviço, livrar-se da burocracia ou de processos financeiros que tomam tempo e causam desperdício de recursos são alguns desafios de qualquer dirigente de empresa que tenha como objetivo crescer e expandir mercados.

Em razão disso, a incorporação de novas tecnologias aos negócios é cada vez mais importante para a competitividade das companhias. Isso vale não só para compras e vendas e outras operações com parceiros externos mas também para processos internos.

Nesse contexto, a automação da gestão de despesas é essencial para liberar as equipes de trabalhos burocráticos e demorados, deixando o tempo para o que realmente importa: o crescimento do negócio. "Com a nossa plataforma integrada aos cartões de crédito corporativos, você entrega autonomia para sua equipe sem perder o controle", diz Layon Costa, country manager da Clara no Brasil.

A Clara é uma fintech fundada no México que opera no Brasil desde 2021. Por meio de parceria com a Mastercard, ela oferece cartões de crédito corporativos que podem ser emitidos pelo próprio usuário, quantos forem necessários e sem custo. Fornece também uma plataforma digital de controle de gastos que dá transparência, simplicidade e eficiência às transações.

A Clara integra os cartões à plataforma e centraliza todas as informações de gastos corporativos. Assim, facilita a vida não só do departamento financeiro das empresas mas também dos times de marketing, recursos humanos e vendas.

"Os serviços da Clara dão maior autonomia para todo o seu time", afirma Costa. "Os colaboradores param de depender do financeiro e não precisam utilizar dinheiro pessoal para realizar nenhuma atividade no trabalho."

FINANÇAS

Tal autonomia garante rapidez à realização das mais diversas tarefas que envolvam pagamentos. Além disso, a integração das ferramentas e a centralização de dados reduzem os custos operacionais e economizam tempo, pois os funcionários do financeiro não precisam passar horas preenchendo formulários, armazenando comprovantes e realizando reembolsos.

As despesas feitas pelas equipes são visualizadas em tempo real. Cópias de comprovantes podem ser anexadas online no sistema, e os dados ficam guardados na nuvem. "É maior segurança em caso de problemas técnicos", declara Costa.

As soluções da Clara podem ser utilizadas por empresas de todos os portes. São muito usadas por startups, negócios que têm a tecnologia em seu DNA. Mas são ideais também para grandes companhias que precisam acompanhar volumosos fluxos de despesas, em diferentes áreas e por diversas pessoas.

A automatização do controle de gastos em grande escala suprime processos burocráticos, economiza tempo, mão de obra e papel e minimiza os riscos de erros e fraudes. "Você tem total controle e transparência sobre todos os gastos corporativos, podendo analisar os dados disponíveis na hora que desejar", diz Costa.

MARKETING

Na área de marketing, por exemplo, cartões específicos podem ser criados para cada campanha ou plataforma utilizada, e os prazos e limites, modificados a qualquer tempo para evitar interrupções. A equipe de análise de crédito da Clara define um limite global para a empresa, e ela pode dividir esse valor em quantos cartões quiser.

É possível limitar o uso dos cartões a determinadas categorias de gastos, programar pagamentos recorrentes e obter rapidamente relatórios de despesas de cada campanha.

Os departamentos de marketing estão entre os que mais movimentam recursos dentro de uma empresa, e as ferramentas da Clara dão autonomia e agilidade aos profissionais da área.

A agência de marketing Traktor adotou a solução Clara e passou a se concentrar na performance das campanhas, livrando-se de processos burocráticos e pagamentos manuais, melhorando a relação com os clientes, economizando tempo e recursos.

"A Clara representou uma revolução. Passamos a dedicar mais tempo para as ações em si, e menos para a gestão de pagamentos das campanhas", diz Guilherme Zanotto Lofrano, CEO da Traktor.

RECURSOS HUMANOS

As soluções da Clara facilitam também a vida de profissionais de recursos humanos. Em primeiro lugar, é possível emitir cartões para todos os colaboradores que tenham necessidade de fazer alguma despesa. Os gastos podem ser controlados, acompanhados em tempo real e realizados sem necessidade de aprovação prévia.

É uma facilidade e tanto em viagens corporativas, por exemplo. Nada de ficar juntando recibos para apresentar na volta. E os comprovantes podem ser anexados ao sistema.

O foco passa a ser as pessoas e não os processos. Dar liberdade valoriza o funcionário. "Há maior satisfação dos colaboradores e melhor desempenho", declara Costa.

O RH pode usar os recursos da Clara também para pagar e gerenciar despesas com serviços de avaliação de desempenho dos funcionários, plataformas de recrutamento, pesquisas de clima organizacional, treinamento, eventos internos e outras.

VENDAS

A plataforma da marca está disponível para dispositivos móveis, o que dá liberdade às equipes de vendas. A solução da Clara simplifica a gestão de gastos, elimina a burocracia e permite a uma empresa priorizar o cliente.

As ferramentas permitem o download centralizado de faturas sem precisar questionar cada indivíduo ou equipe para reconhecimentos dos custos.

A Cogtive, startup que oferece soluções para melhorar a produtividade na indústria, adotou a plataforma Clara, mensurando as despesas em tempo real, com maior controle de recursos.

"Se pudesse resumir a Clara em uma palavra, seria ‘facilidade’. Saímos de um contexto totalmente burocrático e cheio de dificuldades para uma situação em que não me preocupo mais com processos financeiros", afirma Reginaldo Rodrigues, CEO da Cogtive.