Evento discute caminhos para acelerar a transição energética no país

Seminário apresenta resultados de estudo exclusivo feito pela Deloitte, em parceria com a Enel, que aponta exemplos e maneiras de contribuir para uma economia de baixo carbono

A ciência não tem dúvidas: o planeta Terra está aquecendo e é preciso um esforço conjunto para conter esse aquecimento. A forma mais eficaz é reduzir a emissão dos chamados gases de efeito estufa, provenientes em grande parte da queima de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão.

O mundo todo está comprometido a passar por uma transição energética, que é a substituição de uma matriz baseada em combustíveis fósseis por uma de baixa ou zero emissão de carbono, as chamadas fontes limpas ou renováveis.

A meta global é alcançar, até 2050, a chamada neutralidade do carbono.

O Brasil já pode ser considerado um exemplo no mundo por contar com mais de dois terços da energia elétrica que consome provenientes de fontes renováveis. Mesmo assim, tem também um dever de casa a fazer, a favor do planeta e da humanidade.

Mas como acelerar essa necessária transição energética? E o que gigantes da economia já estão fazendo para isso? Esse é o tema do seminário "Caminhos para a Transição Energética no Brasil", promovido pela Enel, maior player privado do setor elétrico do país, e o Estúdio Folha, ateliê de conteúdo patrocinado da Folha de S.Paulo.

No seminário, será apresentado um estudo inédito realizado pela Deloitte e que contou com a participação de diversos setores da economia. O objetivo é apontar meios de acelerar o processo de transição energética já em curso e contribuir com os compromissos assumidos pelo país de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

O seminário acontece no dia 26 de setembro, às 9h30, no auditório da Folha de S.Paulo, para convidados. Será também transmitido, ao vivo, na Folha.com e no canal do YouTube do jornal. Clique e se inscreva para ser lembrado minutos antes do evento.

Além da apresentação do estudo inédito, o evento contará com o painel "Como os diferentes setores da economia estão trabalhando na prática para alcançarem o Net Zero", em que diferentes empresas e instituições mostrarão as iniciativas que já estão tomando, e outro, chamado "Novas oportunidades para acelerar a descarbonização".

Já confirmaram presença no evento nomes como Fabio Faccio, CEO das Lojas Renner, Rodrigo Figueiredo, VP de Sustentabilidade e Suprimentos da América do Sul da AMBEV, Carlo Pereira, CEO do Pacto Global, Fabio Galindo, CEO da Future Carbon, Iêda Maria Oliveira, diretora e coordenadora do Grupo de Veículos Pesados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) Luz Dondero, analista de engajamento corporativo da CDP (Carbon Disclosure Project), e Giovani Machado, diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), além de Guilherme Lockmann, sócio de Power, Utilities and Renewables da Deloitte, Nicola Cotugno, country manager da Enel Brasil, Maurizio Bezzecheri, head da Enel para América Latina e Guilherme Lencastre, presidente do Conselho de Administração da Enel Brasil.

SERVIÇO

O QUE: Seminário "Caminhos para a Transição Energética no Brasil"

Quando: 26 de setembro, das 9h30 às 12h30

Local: Auditório da Folha de S.Paulo, alameda Barão de Limeira, 425, São Paulo (para convidados)

Como assistir online: folha.com ou canal da Folha no YouTube

Clique aqui e se inscreva para ser lembrado minutos antes do início do evento