Uma alternativa para quem deseja trocar de faculdade

Estudante que mudou de ideia em relação ao curso escolhido não precisa esperar até o fim do ano para fazer transferência

Você já está na faculdade, depois de passar pelo Ensino Médio, escolheu a carreira, prestou e passou no vestibular. Mas durante o curso mudou de ideia em relação à carreira escolhida ou, talvez, precise por algum motivo mudar de cidade ou de estado e não poderá continuar na mesma faculdade. Os vestibulares de meio de ano também atraem estudantes que se encontram nessas situações.

Além da alternativa de prestar o vestibular de meio de ano, esse estudante pode verificar se há possibilidade de pedir transferência para outra faculdade. "Há instituições que dispensam a necessidade de prestar vestibular se o candidato já estiver cursando uma universidade. Nesse caso, ele pode tentar uma transferência. Há outras que exigem o vestibular", explica o coordenador dos cursos de graduação da Escola de Negócios e Seguros, José Varanda.

Apesar de o aluno poder tentar uma transferência de curso ou de instituição, em geral, isso só é possível quando há vagas disponíveis. Cada faculdade tem um regulamento que deve ser consultado. Em geral, o aluno também passará por um processo seletivo do qual pode fazer parte a análise de seu histórico escolar, carga horária e provas. Algumas faculdades abrem vagas para transferência somente uma vez ao ano, mesmo para ingresso no primeiro ou no segundo semestre.

Nesse cenário, o vestibular de meio de ano pode ser uma opção. "Isso acontece muito e, com o vestibular no meio do ano, o estudante não precisa esperar o término do ano letivo para iniciar um novo curso", afirma o professor Marco Vale, diretor da Faculdade Cásper Líbero.

Da mesma opinião compartilha a professora Luciane Tudda, assessora de Concursos da Reitoria da PUC-SP, ressaltando que a instituição também oferece o Processo Seletivo de Transferência. No entanto, nem todos os cursos dispõem de vagas para acesso por meio dessa modalidade. Para saber é preciso acompanhar os editais de todos os processos seletivos, publicados semestralmente, em datas divulgadas no calendário disponível no site da universidade.

Especial Educação
Henrique Assale