Os vestibulares de inverno, que acontecem no meio do ano, em geral nos meses de junho e julho, são mais uma opção para os estudantes que buscam uma vaga no ensino superior. Nesse grupo de vestibulandos podem estar aqueles que não conseguiram entrar no vestibular do final do ano passado; estudantes que passaram no vestibular, começaram o curso, mas decidiram mudar de carreira; ou mesmo aqueles que precisaram de um tempinho a mais para escolher o curso.
"O vestibular de inverno também atende estudantes que cursam currÃculos internacionais, aqui ou fora do paÃs, e acabam optando pelo ingresso no meio do ano, para compatibilizar calendários", explica Luciane Tudda, assessora de concursos da Reitoria da PUC-SP.
A oferta de carreiras no vestibular de inverno em algumas instituições pode ser um pouco menor quando comparada ao vestibular de verão (realizado no final do ano). Mesmo assim há uma boa oferta de vagas em instituições privadas e nas universidades federais e vale pesquisar se o curso desejado está sendo oferecido.
No Centro Universitário Senac, por exemplo, a maioria dos cursos que fazem parte do vestibular de verão também está no vestibular de inverno. "Adotamos essa prática pois há candidatos que se encontram durante o primeiro semestre em processo de definição de qual carreira pretende seguir", explica Daniel Garcia Correa, diretor acadêmico da instituição.
O vestibular de inverno também atende estudantes que cursam currÃculos internacionais, aqui ou fora do paÃs, e acabam optando pelo ingresso no meio do ano, para compatibilizar calendários
Já na PontifÃcia Universidade Católica (PUC-SP) é diferente. "No Processo Seletivo de Verão são oferecidas vagas para todos os cursos de graduação da universidade, enquanto no de inverno apenas para os cursos cujo Projeto Pedagógico prevê esse ingresso", afirma Luciane. São nove cursos de graduação/bacharelado: Administração; Ciências Econômicas; Design - Linha de Formação: Design de Interação; Direito; Engenharia Biomédica; Engenharia Civil; Engenharia de Sistemas Ciber FÃsicos; Jornalismo; e Relações Internacionais.
Em relação à concorrência nos vestibulares de inverno, em algumas carreiras pode ser um pouco menor. Talvez porque muitos estudantes optam por não participar desse processo seletivo, dirigindo seu foco para os vestibulares do fim do ano. No entanto, isso não se aplica a cursos tradicionalmente muito concorridos, como Medicina.
As formas de ingresso nos vestibulares de inverno, em linhas gerais, são realizadas pelo processo seletivo da instituição ou por meio da nota do Enem. No entanto, é muito importante consultar o edital do vestibular porque há diferenças entre as instituições.
*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha