Descrição de chapéu Enem

Medicina ainda é o curso mais concorrido

Interesse dos jovens por carreiras relacionadas à tecnologia da informação e tecnologias digitais tem crescido

A escolha da carreira é mais um desafio que se coloca diante do jovem que terminou o Ensino Médio e tem como objetivo entrar na faculdade. Nessa escolha, vale considerar habilidades, competências socioemocionais, tendências do mercado de trabalho, entre muitos outros aspectos. Além disso, é importante saber que sempre é possível alterar o rumo no meio do caminho, caso perceba que há outra opção de carreira que faça mais sentido.

O Censo da Educação Superior 2022, divulgado na última terça-feira (10), pelo Ministério da Educação (MEC), mostrou que os dez maiores cursos de graduação em número de matriculados são: Pedagogia, Direito, Administração, Enfermagem, Contabilidade, Psicologia, Sistemas de Informação, Educação Física, Medicina e Gestão de Pessoas.

Na rede pública, o curso presencial mais concorrido é o de Medicina, com 53 candidatos por vaga, seguido pelos cursos dos institutos militares: Engenharia Espacial, Engenharia Aeronáutica e Ciências Militares. Na rede privada, Medicina aparece como o mais disputado, com nove candidatos por vaga.

No vestibular da Unicamp 2024, que tem a primeira fase marcada para o dia 29 de outubro, as 10 carreiras mais procuradas são: Medicina; Arquitetura e Urbanismo; Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Engenharia da Computação; Comunicação Social-Midialogia; Farmácia; História; Ciências Econômicas; e Enfermagem. O destaque foi o aumento da demanda por carreiras da área de computação, divulgou a Unicamp. Foram três cursos dessa área entre os mais procurados e com significativa competitividade: 82 candidatos por vaga em Ciência da Computação; 48 por vaga em Engenharia da Computação; e 23 por vaga em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

No Centro Universitário Senac, a maior procura pelos cursos de tecnologia da informação, como Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação, Bacharelado em Ciências da Computação e em Sistema da Informação, está relacionada ao aumento da demanda do mercado de trabalho, afirma Daniel Garcia, diretor acadêmico da instituição. Ele lembra que o relatório 2021 da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais) apontou que a demanda por profissionais de tecnologia deve atingir a marca de 797 mil até 2025, e a disponibilidade de mão de obra qualificada não acompanha esse crescimento.

Também no Instituto Mauá de Tecnologia, o curso de Tecnologia da Informação, ao lado das Engenharias, está entre os mais procurados. Para o coordenador do vestibular da Mauá, Eduardo Nadaleto da Matta, a maior procura pelos cursos de engenharia está relacionada ao amplo leque de oportunidades de atuação da carreira - consultorias, empresas de diversos portes, instituições financeiras e, ainda, a possibilidade de empreender. "Já a opção pela Tecnologia da Informação se deve à grande procura pelas organizações e a falta de profissionais especializados na área", afirma.

Na PUC-SP, os cursos mais procurados são Ciência da Computação, Direito, Medicina, Psicologia e Relações Internacionais, diz a professora Luciane Tudda, assessora de concursos da Reitoria da PUC-SP. Segundo ela, os cursos de Direito, Medicina e Psicologia são tradicionais e propiciam atuação profissional consolidada. "Já Ciência da Computação e Relações Internacionais são muito aderentes ao contexto econômico, social e político atual", afirma.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha