Está próximo um momento importante para mais de 3,9 milhões de pessoas que almejam entrar em uma faculdade pública ou privada no Brasil por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão realizadas em 5 e 12 de novembro.
Com a nota da prova, os participantes podem participar do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que agrega vagas de instituições públicas, sobretudo federais, que adotam o exame como vestibular. O sistema permite concorrer a vagas em todo o paÃs.
A nota ainda é critério para o ProUni (Programa Universidades para Todos), Fies (Financiamento Estudantil) e também para algumas instituições privadas. Os resultados individuais também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições de Portugal que possuem convênio com o Inep.
Segundo o professor Claudio Recco, que atua com mentoria e consultoria para estudantes de pré-vestibular e para professores, quem deseja alcançar um bom resultado no Enem precisa ficar atento a algumas especificidades da prova que, no geral, tende a ser mais voltada a avaliar determinadas competências do aluno do que conteúdos memorizados. "É muito importante o estudante consultar a matriz de competências do Enem para ter uma ideia geral do que esperar na prova. Em linhas gerais, boa capacidade de leitura crÃtica e analÃtica e uma redação bem escrita que atenda aos critérios do exame ajudam muito a ter bons resultados", afirma. Segundo o especialista, na maioria das questões, o enunciado traz o conteúdo, e o desafio é ler com atenção, ser capaz de entender o que está sendo pedido para selecionar a opção correta de resposta.
Recco também recomenda que, além do estudo tradicional da escola ou do cursinho pré-vestibular, os alunos que pretendem prestar o Enem façam uma preparação especÃfica.
Confira algumas dicas do professor
- Além de consultar a matriz de referência do Enem, faça uma autoanálise para saber quais são seus pontos fortes e fracos em relação ao que cada área de conhecimento pede.
- Selecione as faculdades prioritárias e veja como são os critérios de seleção. Por exemplo, se há pesos diferentes para a nota de cada área do conhecimento.
- Planeje seus estudos, considerando sua autoavaliação/competência, o peso que a faculdade dá a cada área do conhecimento e seu tempo disponÃvel. Você precisa decidir se o mais adequado é reforçar seus pontos fracos ou as áreas de conhecimento de maior peso da faculdade escolhida.
- Invista no treino: consulte as últimas provas do Enem e responda às questões.
- Fique por dentro de temas atuais em relação ao Brasil e ao mundo, mas não se restrinja a questões de geopolÃtica. Muitas vezes, seja na redação ou nas provas de múltipla escolha, podem cair temas relacionados a cinema, música, arte etc.
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
Datas das provas: 5 e 12 de novembro de 2023
Provas
5 de novembro - questões de Linguagem e Códigos, Ciência Humanas e Redação.
12 de novembro - questões de Ciências da Natureza e Matemática
Horários
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- InÃcio da prova: 13h30 nos dois dias
- Término da prova: 19h (no dia 5) e 18h30 (no dia 12)
- Divulgação do gabarito: 24 de novembro de 2023
- Aplicação para privados de liberdade/reaplicação: 12 e 13 de dezembro
- Resultados: 16 de janeiro de 2024
Mais informações
*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha