Estratégias de negócio serão influenciadas por inteligência artificial

Pós do Senac que começará em 2024 vai preparar alunos para lidar com as possibilidades das novas tecnologias

Um dos principais desafios para os executivos de grandes empresas é saber tomar as decisões certas a partir das informações que estão disponíveis. Assim, a análise correta de dados tornou-se uma questão urgente no mundo corporativo.

A partir dessa demanda, as universidades criaram cursos de pós-graduação para ajudar os profissionais a desenvolver essas habilidades.

.
Inteligência artificial vai influenciar os negócios - Freepik

O Senac, por exemplo, terá no início de 2024 a primeira turma da pós em EAD Inteligência Artificial na Estratégia dos Negócios. O programa foi montado para atender àqueles que têm interesse em uma especialização em gestão de negócios com uso de inteligência artificial.

Como o foco é a gestão, o curso é aberto a profissionais de diversas áreas, de ciências da computação a análise de sistemas, passando por administração de empresas.

O curso foi desenhado especialmente para ambientes virtuais. O aluno terá à disposição conteúdos em texto, como e-books, aulas gravadas em vídeo e sugestão de exercícios, entre outros conteúdos.

Além disso, haverá um encontro por semana ao vivo com professores, por meio de videoconferência. É um momento para conversas e networking e, também, oportunidade para o professor tirar dúvidas dos alunos e aprofundar os conhecimentos adquiridos. Essa reunião terá cerca de uma hora de duração.

Ao todo, a pós terá dez disciplinas: cinco no primeiro semestre e as outras cinco na segunda metade do ano. Cada uma dessas disciplinas será desenvolvida em duas ou quatro semanas. Além disso, os participantes não precisarão fazer trabalho de conclusão de curso.

"Atualmente, os executivos querem saber o que está acontecendo na empresa e fora dela para poder tomar uma decisão. E isso pode ser feito a partir de dados. Eles podem ser capturados em diversos lugares, na internet, em estudos", afirma Claudio Rogerio Washizo Caruso, coordenador da pós-graduação em Inteligência Artificial para Negócios do Senac EAD.

Segundo o coordenador, as inteligências artificiais conseguem colher e fazer uma análise dos dados de maneira rápida e precisa.

"Essas tecnologias geram impacto nos negócios desde a década de 1960. Ali já começou-se a trabalhar com os primeiros modelos de IA, que previam acontecimentos, demandas, comportamento de cliente", explica Caruso.

"A partir de 2010, isso foi intensificado. Porque veio o advento da big data, que aplicou a IA com muito mais intensidade. Com uma quantidade enorme de informação."

Hoje, as IAs chamadas generativas conseguem criar conteúdos novos com base em diversos aprendizados, em diversas informações que estão à disposição na internet.

"O uso das IAs vai revolucionar os negócios. Porque consegue gerar conhecimento e conteúdo. Elas criam aplicações conversacionais, por exemplo, como se estivéssemos falando com outro humano", afirma Caruso.

"A IA generativa proporciona uma facilidade muito grande de aplicação. É uma tecnologia muito poderosa. Todos os negócios, ou grande parte deles, vão colher os frutos dessa tecnologia."

Os interessados na pós Inteligência Artificial na Estratégia dos Negócios não precisam ter conhecimentos sólidos de programação ou de softwares de inteligências artificiais, segundo o Senac, já que é um curso voltado para gestores.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha