Avaliações do MEC são importantes critérios para escolha

Checar como a instituição é classificada pelo MInistério da Educação ajuda candidatos a optarem por uma universidade

O Censo da Educação Superior mostrou que, entre 2018 e 2022, o número total de vagas em cursos de educação a distância subiu 139,5%, enquanto o de cursos presenciais teve queda de 11%. No mesmo período, o número de cursos em EAD aumentou 189,1%. Os números mostram que a modalidade está crescendo e que ela virou onipresente em muitas das universidades do Brasil.

Mas como avaliar se uma instituição de ensino é realmente qualificada? Como saber se a faculdade escolhida apresenta todos os requisitos para formar bons profissionais?

.
Corpo docente deve ser avaliado pelos candidatos - Freepik

Segundo especialistas, é importante que os candidatos chequem como a instituição é classificada pelo Ministério da Educação (MEC).

"O primeiro passo é procurar entender a instituição que ele quer estudar, considerando qual é o conceito que essa instituição tem perante o MEC. Isso independe de ser na modalidade EAD ou presencial. É a nota de reconhecimento institucional, que há no próprio site do MEC. É uma nota de 1 a 5, sendo 5 a maior nota", afirma Fábio Pereira Silva, coordenador dos cursos de graduação e extensão universitária do Senac EAD.

"O MEC também tem outras duas informações bem importantes para os estudantes avaliarem as instituições. Uma delas é a nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que mede a formação dos alunos que saem da graduação. A outra é a nota do Conceito Preliminar do Curso, que faz uma composição com vários parâmetros, como nota do Enade e nota do quadro docente. E aí se chega na nota do CPC", explica Silva.

Para Maria Helena Monteiro, diretora de ensino da Escola de Negócios e Seguros (ENS), a nota do MEC "deve ser levada em consideração pelos alunos, porque o ministério é extremamente rígido em suas avaliações".

"O MEC é bastante criterioso desde que começou a fazer essas medições. Então se a instituição é séria, ela certamente foi bem avaliada."

Além disso, Monteiro indica aos candidatos a um curso em educação a distância procurar informações sobre o corpo docente.

"É sempre bom saber quantos professores são doutores, quantos são mestres. E como é feito o acompanhamento dos alunos. Se ele tiver dúvidas, como vai esclarecer isso? E as provas, como elas são realizadas? Os alunos precisam estar atentos a isso", afirma a diretora.

A questão do corpo docente é importante não apenas na modalidade a distância, mas também na presencial. Na EAD, a função docente tem "três dimensões", segundo João Vianney, sócio da consultoria Hoper Educação.

"A dimensão Autoral é a elaboração dos planos de estudo de cada curso e o desenvolvimento dos materiais didáticos: vídeos, roteiros de aprendizagem, atividades, guias de práticas e avaliações. Precisa seguir o que está nas Diretrizes Curriculares Nacionais de cada curso, pois é isso que será cobrado do estudante nas provas do Enade e no exercício da vida profissional. É a alma do curso", aponta Vianney.

"Já a dimensão Docência abrange a realização de aulas online ou pré-gravadas, e as orientações para a atividade dos tutores nos tira-dúvidas, correção de atividades, orientações de práticas de ensino e de estágios."

A terceira dimensão, diz Vianney, é a Tutorial, na qual acontece o atendimento do aluno durante a oferta das disciplinas, realização de atividades, orientação e supervisão de práticas e avaliações. Professores e tutores ocupam essas três dimensões em cada curso, em cada instituição.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha