Quais são os cursos mais procurados por quem opta pela modalidade de ensino a distância? E por quem prefere a presencial? Uma olhada no último Censo da Educação Superior mostra que há diferenças bastante sensÃveis.
Segundo o Censo, os cursos mais procurados por quem optou pela EAD foram: pedagogia (650.164 matrÃculas), administração (393.329), contabilidade (201.229), sistemas de informação (188.363), gestão de pessoas (185.124), enfermagem (173.579), educação fÃsica (171.756), logÃstica (107.522), serviço social (101.512) e marketing (84.681).
Na modalidade presencial, os cursos com mais matriculados em 2022 foram: direito (671.672 matrÃculas), psicologia (312.077), enfermagem (284.389), medicina (245.501), administração (245.460), pedagogia (171.700), odontologia (156.633), fisioterapia (147.399), engenharia civil (140.461) e medicina veterinária (139.288).
Algumas diferenças podem ser explicadas pela legislação brasileira, que proÃbe cursos como direito, medicina, psicologia e odontologia, muito populares no presencial, de serem realizados na modalidade a distância.
"Alguns cursos na área de saúde, claro, não podem ser feitos 100% a distância, mas há uma série de atividades teóricas que podem ser feitas remotamente", afirma João Mattar, presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).
Segundo Mattar, há os casos de direito e psicologia que "podem ser oferecidos a distância. E acreditamos que, no futuro, isso irá ocorrer. No fundo, estamos falando do modo hÃbrido, porque sempre haverá provas e práticas presenciais".
Mattar pontua que o Ministério da Educação (MEC) fez há poucos meses uma consulta pública para discutir se alguns cursos (como direito, psicologia e odontologia) poderiam ser liberados para o ensino a distância.
"Nessa consulta, muita gente se colocou a favor do modelo hÃbrido para esses cursos, principalmente o direito. O que precisamos, na prática, é definir qual será a grade presencial e qual será a hÃbrida."
"Pela minha experiência, os jovens fazem uma espécie de conta da vida em relação ao que querem cursar", diz João Vianney, sócio da consultoria Hoper Educação.
"Dos 15 aos 18 anos, há um modelo ‘aspiracional’, que envolve ‘o que eu quero ser’, em que a maioria vai por medicina, direito, psicologia ou engenharias, e ‘onde eu quero estudar’, em que se busca uma faculdade pública e presencial", afirma.
"Mas isso muda após os 18 anos. O aspiracional ‘o que eu quero ser’ e ‘onde que quero estudar’ se modifica para ‘em que curso eu consigo passar’ e ‘onde eu consigo me manter para estudar’. E aqui as opções oferecidas pela educação a distância levam vantagem."
EAD online, semipresencial ou hÃbrida. Seja qual for o modelo, as instituições oferecem cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento.
OPÇÕES DE CURSOS EAD
Veja possibilidades em graduação e pós oferecidas por instituições de São Paulo
Curso: Gestão Estratégica de Seguros
Tipo: Pós-Graduação
Onde: Escola de Negócios e Seguros (ENS)
Inf.: https://ens.edu.br/
Curso: Inteligência Artificial na Estratégia dos Negócios
Tipo: Pós-Graduação
Onde: Senac
Inf.: https://www.ead.senac.br/pos-graduacao/
Curso: Administração 2.0
Tipo: Graduação
Onde: Cruzeiro do Sul
Inf.: https://www.cruzeirodosulvirtual.com.br/graduacao/administracao-2-0-2/
Curso: Gestão Financeira
Tipo: Graduação
Onde: UniCesumar
Inf.: https://inscricoes.unicesumar.edu.br/curso/gestao-financeira
Curso: Marketing Estratégico
Tipo: Pós-Graduação
Onde: Mackenzie
Inf.: https://www.mackenzie.br/ead
Curso: Gestão Comercial
Tipo: Graduação
Onde: Unip
Inf.: https://www.unip.br/cursos/graduacao/index.aspx
Curso: Gestão Hospitalar
Tipo: Graduação
Onde: São Camilo
Inf.: https://saocamilo-sp.br/graduacao/a_distancia/gestao_hospitalar
Curso: ESG e Sustentabilidade Corporativa
Tipo: Pós-Graduação
Onde: FGV
Inf.: https://educacao-executiva.fgv.br/cursos/online
*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha