Ensino bilíngue traz vantagens que vão além do aprendizado de idioma

Imersão em outro idioma auxilia o desenvolvimento cognitivo e melhora a capacidade de comunicação

Caderno Educação
Henrique Assale/Estúdio Folha

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Cresce procura por escolas bilíngues e por aquelas que oferecem ensino em tempo integral; veja vantagens

Estudar em uma escola bilíngue oferece diversas vantagens para crianças e adolescentes. A mais conhecida é o domínio de uma língua estrangeira. Seja ela o inglês, o alemão ou o francês, entre outras, o ambiente imersivo ajuda a ampliar o conhecimento de outro idioma.

Mas não para por aí. Jovens que estão matriculados nesse tipo de colégio podem usufruir de outros benefícios: aumento do repertório cultural, convivência com crianças de culturas diferentes, estímulo ao sistema cognitivo.

Ao saber falar bem outro idioma, os jovens aumentam as chances de conseguir uma vaga em uma boa universidade do exterior. Muitas delas exigem que os interessados façam pelo menos um teste de proficiência.

Além do ensino de outra língua, pais e mães estão procurando escolas que oferecem ensino em tempo integral aos alunos. Quando a criança passa mais tempo no colégio, até a renda das famílias pode subir. Veja mais nas páginas a seguir.

Ensino bilíngue traz vantagens que vão além do aprendizado de idioma

Imersão em outro idioma auxilia o desenvolvimento cognitivo e melhora a capacidade de comunicação

Estudar em uma escola bilíngue significa ter contato com outro idioma em um ambiente de imersão. Mas não é apenas isso. Os alunos que estão nesses ambientes podem se aproveitar de outras vantagens.

Pedagoga e especialista em neurociência na educação, Gabriela Duncan Brotero afirma: "Aprender uma língua nova não tem a ver apenas com o domínio das palavras e da gramática. É, também, uma maneira de engajar com um mundo que não é o nosso mundo, e de um jeito mais significativo".

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Ensino bilíngue traz vantagens que vão além do aprendizado de idioma - Shutterstock

E, em uma sociedade cada vez mais globalizada, é importante expandirmos as nossas perspectivas e enriquecermos o pensamento crítico. "Quando aprendemos uma língua nova, trabalhamos isso no cérebro."

Quanto mais cedo temos contato com um novo idioma, mais fácil fica o aprendizado desse idioma? Segundo Brotero, na neurociência, acreditava-se que existia um período de tempo na primeira infância no qual as crianças aprenderiam uma língua de maneira mais fácil. "Hoje sabe-se que todos somos capazes de moldar o cérebro, independentemente da idade. Mas, quanto mais nova a pessoa é, mais ela estará em uma janela de oportunidade em que são criadas conexões no cérebro."

Aprender uma língua nova não tem a ver apenas com o domínio das palavras e da gramática. É, também, uma maneira de engajar com um mundo que não é o nosso mundo, e de um jeito mais significativo

Gabriela Duncan Brotero

pedagoga e especialista em neurociência na educação

Portanto, há, sim, benefícios em matricular crianças pequenas em escolas bilíngues. A imersão em outro idioma auxilia o desenvolvimento cognitivo, melhora a capacidade de comunicação e estimula a interação dos mais jovens com outras pessoas.

E, quando falamos em ensino bilíngue, é importante ressaltar que o idioma a ser aprendido não será apenas o inglês. Uma das mais tradicionais escolas de São Paulo, o Colégio Visconde de Porto Seguro oferece aos seus alunos o contato com o alemão – além do inglês e do espanhol.

"Temos o bilinguismo em nosso DNA, por sermos uma escola de raízes alemãs", afirma Mauritius von Dubnitz, diretor de Relações Institucionais da escola.

"Trazemos o conceito de bilinguismo há mais de um século. O que nós oferecemos hoje aos nossos alunos, além de português, alemão, inglês e espanhol, é o modelo de mais de uma cultura", diz.

A escola é, sim, uma extensão da casa. Então, os pais precisam escolher uma instituição na qual se sintam seguros e confiem no processo de aprendizagem

Gabriela Duncan Brotero

Pedagoga e especialista em neurociência na educação

No Porto, os alunos podem optar por dois tipos de currículo: o internacional e o bilíngue.

No currículo internacional, os alunos recebem, ao final do curso, a dupla certificação: brasileira e alemã. A matriz curricular atende tanto a legislação brasileira como a alemã, por meio do programa de educação do estado de Baden-Württemberg. Além do português e do alemão, os jovens também têm aulas de inglês.

Já no currículo bilíngue os alunos também têm contato com o alemão e o inglês, mas a matriz curricular é a brasileira, com base na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

"Os alunos do currículo internacional têm cerca de metade das matérias em português e metade em idioma alemão. Temos 55 professores expatriados da Alemanha", conta von Dubnitz.

"Oferecemos ainda a possibilidade de migração de currículo: os alunos podem, se quiserem, mudar para o outro modelo."

Fundado em 1911, o Colégio Dante Alighieri tradicionalmente oferece aos seus estudantes um currículo duplo: brasileiro e italiano. Há um programa chamado Ecce, que é dividido em três frentes: CLeCI, Scuola Media e Liceo.

O CLeCI é voltado para alunos do ensino fundamental 1, com aulas no contraturno. O Scuola Media, para quem está no fundamental 2 (até o oitavo ano), é um curso bicurricular (italiano e brasileiro) em período integral. Os estudantes têm também mais aulas de inglês, de arte e de história do que as oferecidas no curso regular brasileiro. Já o Liceo é formatado para quem está do nono ano do fundamental à terceira série do ensino médio. Os jovens, ao final do curso, são formados já dentro do sistema educacional italiano.

Além disso, todos os alunos do Dante têm aulas regulares de italiano – as crianças do infantil têm contato com músicas e parlendas daquele país.

Inglês

O inglês é a língua base para a maioria das escolas bilíngues do país. Na Eleva, por exemplo, as crianças do fundamental 1 estudam com base na BNCC e no IPC (International Primary Curriculum), um currículo em inglês baseado em metodologia de projetos, que prioriza a capacidade investigativa e o levantamento de hipóteses sobre os temas que são apresentados pelos professores.

Há matérias como português, language Arts (língua inglesa), matemática, IPC/science, história/geografia, LIV (inteligência socioemocional), creative tech e música, entre outras.

No ensino médio, os alunos podem optar por cursar o IB (International Baccalaureate), um programa internacional mundialmente reconhecido, que tem a duração de dois anos.

Seja em inglês, alemão, italiano ou outro idioma, mães e pais devem estar atentos aos métodos pedagógicos da escola, à estrutura oferecida e ao corpo docente.

A escolha da escola é uma decisão muito importante, um momento único e especial. Porque é um lugar em que a criança vai crescer, desenvolver a personalidade, a identidade, criar conexões e valores novos.

"A escola é, sim, uma extensão da casa. Então, os pais precisam escolher uma instituição na qual se sintam seguros e confiem no processo de aprendizagem", explica Brotero

Segundo ela, há estudos que mostram que quanto mais a criança se sente segura, quanto mais a criança consegue regular as emoções de uma maneira orgânica e saudável, mais ela consegue aprender e reter informações.

Proporcionar uma boa adaptação dos alunos que entram no colégio é uma das preocupações do Anglo Alante. Os estudantes têm contato com o ensino bilíngue desde a educação infantil, com estímulos lúdicos que procuram desenvolver o convívio afetivo das crianças.

No ensino fundamental, os jovens e suas famílias são convidados a participar de eventos e ações ao longo do ano. E, nessa etapa, têm contato com o ensino bilíngue – estudantes do quarto ano já podem fazer exames internacionais, como o Cambridge-Michigan Language Assessment, reconhecido em diversos países do mundo.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha