Entre os cursos de graduação que estarão abertos no vestibular de inverno, o de administração de empresas engloba uma área que é das mais disputadas no mercado de trabalho: a gestão.
Organizações de diversos setores e portes buscam profissionais que tenham capacidade de liderança e que saibam gerir pessoas, dados, negócios e seguros, entre outros.
O curso de administração é bastante voltado para o campo da gestão. Neste meio do ano, diversas instituições terão vestibulares abertos para a área, como Senac, PUC-SP, ENS e FIA, entre outras.
Segundo Silmara Gomes, coordenadora do bacharelado em Administração de Empresas do Senac EAD, se antes o curso focava muito nas habilidades técnicas e processos, hoje a formação do administrador aposta no desenvolvimento do pensamento crÃtico e na capacidade de tomar decisões rápidas e bem fundamentadas.
"Há alguns anos, tÃnhamos um foco mais no processual, ensinando técnicas e processos. O aluno ganhava mais repertório técnico, era ensinado a fazer estruturas, organogramas, arquitetura de negócio. Hoje desenvolvemos mais o repertório, para impulsionar o pensamento crÃtico. A escola ensina o aluno a utilizar o conhecimento para tomar melhores decisões, e mais rápidas. Assim, pode ser um bom gestor", explica Gomes.
No contexto atual, habilidades como análise de dados, compreensão de big data e noções de inteligência artificial se tornaram indispensáveis. "O profissional precisa saber usar a tecnologia a seu favor. Não precisa ser especialista, mas é recomendável ter noções tecnológicas e saber ler as informações que chegam a ele", afirma a coordenadora.
O mercado de trabalho para administradores (e gestores) é amplo e diversificado, vai muito além do setor privado. "O mercado tem se expandido. O profissional pode estar em uma grande empresa privada, no setor público, na indústria, no comércio, em um hospital. Há um leque enorme de possibilidades."
E ela ressalta que o conhecimento técnico não é tudo: "O administrador lida com gente. Temos a necessidade de formar gestores que sejam bem preparados para lidar com pessoas".
O curso de administração tem uma certa natureza eclética, o que, para quem busca se aperfeiçoar como gestor, pode ser considerada uma de suas maiores qualidades.
A coordenadora destaca a importância dos processos de gestão para enfrentar a incerteza do mundo atual. "A gestão é baseada em quatro eixos: planejamento, organização, direção e controle. Esses quatro elementos vão dar condição para que as coisas aconteçam da forma esperada. Ajudam a reduzir a incerteza. Aprendemos a usar elementos históricos e atuais para projetar o futuro."
Uma das universidades mais conhecidas do estado, a PUC-SP abrirá, no meio do ano, vestibular para o bacharelado em administração. As disciplinas do currÃculo para os quatro anos de estudo foram pensadas para "desenvolver o espÃrito crÃtico com base em atividades teórico-práticas voltadas para a compreensão da atuação profissional na realidade brasileira".
Na PUC-SP, o edital e o manual do candidato serão publicados no dia 5 de maio. As inscrições para o vestibular de inverno começarão em 5 de maio e vão até 19 de junho (para a prova presencial) e 2 de julho (via nota do Enem).
A prova do vestibular ocorrerá em 29 de junho, das 14h às 17h30. E a PUC-SP vai divulgar o gabarito no dia seguinte.
Instituição renomada dentro do mercado de negócios no Brasil, a FIA (Fundação Instituto de Administração) terá neste meio de ano vestibular para o curso de administração.
O currÃculo foi criado para permitir que os estudantes desenvolvam qualidades de liderança e gestão. Segundo a FIA, a meta é "preparar profissionais com ampla visão estratégica e prática, por se tratar de uma área de grande abrangência".
*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha