Podcast discute função do advogado em um mundo de direitos conflitantes

Episódio é o último da série "O Direito nos Novos Tempos", parceria do Estúdio Folha e da ESPM , que passa a ter curso de direito

Guerras. Proteção aos direitos das minorias. Questão ambiental. Ações discriminatórias contra determinados grupos populacionais. Em meio às transformações ocorridas no planeta, positivas ou negativas, o advogado figura como peça-chave na resolução de conflitos. Como, então, se preparar para essas novas demandas?

Essas e outras questões correlatas fazem parte do podcast "O papel do advogado em um mundo com direitos conflitantes". Esse é o quarto episódio da série de quatro podcasts chamada "O Direito nos Novos Tempos", uma parceria da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) com o Estúdio Folha, ateliê de conteúdo patrocinado da Folha de S.Paulo, e faz parte do lançamento do novo curso de Direito da ESPM, que começará em 2023.

ESCUTE O 4º EPISÓDIO ABAIXO:

Nesse podcast, Renata Álvares Gaspar, doutora em direito pela Universidade de Salamanca, na Espanha, e membro da Academia Brasileira de Direito Internacional, e o professor doutor Marcelo Crespo, coordenador do Direito ESPM, conversam sobre o campo de atuação do advogado em um mundo com direitos conflitantes.

Debatem como o profissional da área deve entender o atual momento, em que se valoriza cada vez mais o diálogo, e como, no campo acadêmico, um curso de direito deve promover conhecimentos e competências transversais e interdisciplinares para que o futuro profissional desempenhe melhor a sua função. Os podcasts estão disponíveis em várias plataformas de streaming. Para ouvir no Spotify, clique aqui.

Podcast O Direito nos Novos Tempos - Episódio 4

DIREITO NA ESPM

A série de podcasts marca o lançamento do curso de direito da ESPM, que passará a contar com alunos no próximo ano. O curso de Direito da ESPM, de graduação, foi aprovado com nota máxima pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) e se soma a outros cursos tradicionais da escola.

Um dos diferenciais do curso é sua carga horária, a maior entre os oferecidos no país. Isso permitirá que o aluno passe por todos os campos tradicionais do direito (civil, tributário, penal, trabalhista etc.) e também obtenha conhecimento sobre negócios e tecnologia. Aqui, a formação é completa. O foco é absoluto no direito, mas com viés em negócios e tecnologia", afirma o professor doutor Marcelo Crespo, coordenador geral do curso.

Nos três primeiros anos, o curso será integral. Nos dois últimos, as aulas serão à noite, para que o aluno possa estagiar. "Nos três primeiros anos, o aluno fica aqui de manhã até o final da tarde, estudando direito tradicional e direito dos negócios. No quarto e quinto ano, ele pode estudar à noite, possibilitando o estágio durante o dia", diz Crespo.

O Direito ESPM também firmou convênios internacionais que propiciam intercâmbio e a possibilidade de o estudante obter dupla titulação internacional. No país, foram firmadas parcerias com os melhores escritórios de direito. Além disso, o aluno poderá obter dupla titulação com os cursos de Administração e de Relações Internacionais da própria ESPM.

E, para colocar em prática a teoria, o estudante terá à disposição o Núcleo de Mediação e Conflitos, o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e o Escritório de Assistência Jurídica (EAJ).

Para abrigar a grade curricular e todas as atividades de extensão, o Direito ESPM disponibilizará a maior carga horária entre todos os cursos de direito. Para saber mais sobre o curso Direito ESPM clique aqui.

- Para ouvir o podcast "Direito no universo Digital", clique aqui.

- Para ouvir o podcast "Robôs advogados", clique aqui.

- Para ouvir o podcast "Multiplicidade de carreiras dentro do direito", clique aqui.