Você curte cultura, boa gastronomia, arte na rua, cerveja artesanal e um bairro que pulsa criatividade? Então talvez você já seja um "Madalener" — só ainda não sabe.
A Vila Madalena é mais do que um CEP: é uma vibe. Um bairro que mistura boemia, inovação, diversidade e aquela alma de vila que só quem vive ali entende.
Um estilo de vida que reúne a busca por novidades, agito e inquietude ao mesmo tempo em que proporciona segurança e aconchego num clima de vila.
O bairro também se destaca pela sua excelente mobilidade, o que o torna uma ótima opção tanto para morar quanto para investir. A estação Vila Madalena, da Linha 2-Verde do Metrô, facilita o acesso a diversas regiões da cidade.
UM POUCO DE HISTÓRIA
A Vila começou a atrair um público mais descolado por volta dos anos 1970, quando estudantes e professores universitários encontraram ali um local mais acessível para morar em relação aos vizinhos da zona oeste.
A chegada desse novo público impulsionou mudanças. Com o tempo, os pequenos comércios foram dando lugar a bares e restaurantes e, nos anos 1980, o bairro já era sinônimo de boemia.
Ao mesmo tempo, o novo público tinha fome de cultura, arte e diversão, abrindo espaço para o surgimento de casas de música, galerias, ateliês, centros culturais e lojas que foram moldando a Vila Madalena até ela se tornar essa fonte de efervescência paulistana que a gente conhece hoje.
Em 2022, o bairro foi considerado o 13º mais cool do mundo pela revista britânica "Time Out" –o único brasileiro da lista de 51 locais.
E quem vai para lá busca essa vibe!
‘MADALENERS’
Morar na Vila Madalena é viver intensamente este estilo de vida. O bairro faz parte do distrito de Pinheiros, que tem o segundo melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da cidade (0,960).
A Vila está em constante transformação, com uma energia inquieta, inovações e diversidade que se refletem em seus moradores e frequentadores.
Mas ao mesmo tempo conserva um ar de vila, com ruas arborizadas e um convite à calma.
Ser um "Madalener" é acompanhar e curtir esses dois movimentos.
O "Madalener" gosta de um bar cheio de vida, com aquele barulho de conversa animada, petiscos, chope gelado e drinks caprichados, como encontra no bairro.
Ao mesmo tempo, também aprecia a experiência refinada de um restaurante recomendado pelo "Guia Michelin" e até mesmo uma boa refeição vegetariana.
Explorar o bairro, aliás, é um dos programas preferidos de quem vive ali.
O "Madalener" não precisa ir ao shopping pra fazer compras se pode encontrar tanto marcas populares quanto grifes autorais enquanto anda pelas ruas charmosas da vila.
A arte pode ser apreciada em galerias, nos museus e centros culturais –como o Tomie Ohtake– e na rua.
Um passeio pelo Beco do Batman, com seus grafites coloridos, é uma verdadeira aula de cultura urbana.
As atrações musicais refletem a diversidade do bairro. É possível curtir um jazz intimista, ouvir rock e samba raiz, entre muitos outros estilos.
A Vila é um convite constante a novas experiências, inovação e descobertas. E o "Madalener" está sempre pronto para mergulhar nelas.
Teste: descubra se você é um Madalener
1-Onde você prefere comprar roupas?
a-No shopping
b-No brechó
c-Em lojas de rua
2-O que você prefere ter perto de casa?
a-Um hipermercado
b-Um supermercado
c-Um hortifruti
3-Em qual cidade você gostaria de morar?
a-Miami
b-Berlim
c-Londres
4-Onde você prefere almoçar no domingo?
a-Em casa
b-Num restaurante
c-No bar
5-Do que seu pet mais gosta?
a-Ir para a creche
b-Ir à pracinha
c-Passear pelas ruas do bairro
Marque 1 ponto para cada resposta A, 2 para B e 3 para C.
Resposta:
0 a 5 pontos
O estilo de vida da Vila Madalena não é para você.
6 a 10 pontos
Você vai se divertir muito na Vila e pode até gostar de morar por lá.
11 a 15 pontos
Você é um "Madalener"! A mistura de agito e calmaria, a diversidade, a energia e o estilo de vida da Vila são a sua cara.
*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha