Como o educador pode ajudar seus alunos a desenvolver as chamadas habilidades socioemocionais é o tema do terceiro episódio da série de podcasts “Educando para Transformar”, uma parceria da Fundação Telefônica Vivo com o Estúdio Folha.
O episódio “Relação educador e aluno: despertar sonhos e descobrir as múltiplas inteligências” discutiu a importância de o professor ajudar o aluno a desenvolver a capacidade de compreender e lidar com as próprias emoções e os impulsos, o desenvolvimento da resiliência, da solidariedade, entre outras aptidões.
Conduzido pela jornalista Marta Avancini, esse terceiro episódio teve a participação de Rodrigo Hubner Mendes, fundador e diretor executivo do Instituto Rodrigo Mendes, uma entidade que tem como objetivo ajudar a garantir uma educação de qualidade para crianças com deficiência;
Caio Dib, jornalista e autor do livro “Caindo no Brasil, uma viagem pela diversidade da educação”, que mapeou soluções criativas para a educação em todo o país, e Paula Fabiana Pinheiro, professora de Ciências no ensino fundamental em Viamão, no Rio Grande do Sul, e que atua em vários projetos com seus alunos nas áreas de sustentabilidade, ambiente, autoconhecimento, entre outras, sempre procurando estimular a criatividade e o protagonismo dos estudantes.
Confira os outros episódios da série em: https://estudio.folha.uol.com.br/fundacao-telefonica/