Pneumonia: gravidade da infecção e queda da cobertura vacinal deixam médicos em alerta

A pneumonia é responsável por 15% dos óbitos de crianças de até cinco anos em todo o mundo; no Brasil, imunização contra a pneumonia é oferecida gratuitamente pelo SUS1,3

Considerada um dos maiores desafios para a saúde pública em todo o mundo, a pneumonia é a principal causa de morte por doenças infecciosas em crianças menores de cinco anos, sendo responsável por cerca de 15% de todas as mortes nessa faixa etária. Apenas no ano de 2019, por exemplo, ao menos 672 mil crianças, em todo o mundo, perderam a vida em decorrência da doença1,7.

A pneumonia é uma infecção aguda que acomete os pulmões e pode ser causada por diferentes agentes infecciosos, sendo os vírus e bactérias os principais responsáveis2. "Um ponto importante a ser destacado é que crianças podem ser protegidas da pneumonia e suas complicações, pois existem vacinas contra os principais agentes causadores da doença. Assim, ela pode ser prevenida com intervenções simples, além de tratada com medicamentos e cuidados de baixo custo e baixa tecnologia", afirma a médica pediatra e infectologista Tatiana Noronha, da Assessoria Clínica de Bio-Manguinhos/Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

A vacina contra o pneumococo, bactéria causadora da doença, foi incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 2010, passando a ser oferecida gratuitamente pelo SUS1,3. "O advento das vacinas pneumocócicas conjugadas (VPCs) representou um importante avanço na redução da morbimortalidade relacionada à doença pneumocócica. A Vacina Pneumocócica Conjugada-10- valente (VPC10) tem resultados muito positivos para a saúde pública não somente no combate à pneumonia, mas em todo o espectro da doença pneumocócica, que inclui otite média aguda e meningite pneumocócica", ressalta Ana Medina, farmacêutica, imunologista e gerente científica de assuntos estratégicos de assuntos médicos de vacinas da GSK, principal parceira do Programa Nacional de Imunizações brasileiro.

Apesar da VPC10 estar disponível na rede pública há mais de dez anos para todas as crianças abaixo de cinco anos, as taxas de cobertura vacinal estão abaixo do recomendado e a adesão a todos os tipos de vacina vem caindo ano a ano4,8. Desde 2010, quando passou a integrar o PNI, a vacina pneumocócica nunca atingiu a meta de adesão de 95% do público-alvo4,8 e a busca pelos imunizantes caiu ainda mais após o início da pandemia de COVID-19, o que preocupa especialistas, especialmente pelo risco de reaparecimento de doenças já controladas.

"Este é um cenário muito preocupante. Temos observado uma redução importante das coberturas de todas as vacinas da infância e da adolescência, o que se agravou a partir de 2020 com a pandemia. Isso tem sido motivo de grande alerta, pois há o risco considerável do aumento da incidência de doenças infecciosas ou mesmo o retorno de algumas doenças já controladas há bastante tempo. Por isso, ações precisam ser tomadas para resgatar as coberturas vacinais", alerta Tatiana.

A mesma opinião é compartilhada por Ana Medina, da GSK. "Nos últimos anos temos acompanhado uma queda importante nas coberturas vacinais. Com a pandemia de COVID-19 este cenário piorou. É preciso que nós, enquanto sociedade, reconheçamos a importância da vacinação, garantindo a atualização da caderneta vacinal dos nossos filhos. Isto é especialmente importante neste momento em que muitas das atividades retornaram, como a volta às aulas e a ressocialização de uma forma geral, o que favorece a transmissão de doenças infectocontagiosas."

Para alertar sobre os riscos da infecção e a importância da vacinação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu a data de 12 de novembro como Dia Mundial de Combate à Pneumonia5.

A doença

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, dentre as pneumonias bacterianas, cerca de 60% das infecções são causadas pelo Streptococcus pneumoniae (pneumococo)2. Segundo a pediatra Tatiana, muitas pessoas, principalmente as crianças, carregam essa bactéria na sua nasofaringe e, quando há quebra de alguma barreira de proteção do organismo, ela se prolifera e causa a lesão do pulmão, originando os sinais, sintomas e alterações características das pneumonias, como tosse, falta de ar e febre.

A doença pode ser transmitida de várias maneiras, mas, em geral, ocorre a partir do contato direto com secreções respiratórias (gotículas) liberadas ao tossir ou espirrar, o que torna muito fácil a sua propagação, especialmente em crianças pequenas1.

REFERÊNCIAS:

1. Organização Mundial da Saúde. Pneumonia. Disponível em < https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/pneumonia> Acesso em 6 de outubro de 2021.

2. Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Notícias. Disponível em: https://sbpt.org.br/portal/pneumonia-2020/> Acesso em 6 de outubro de 2021

3. Sociedade Brasileira de Imunizações. Notícias. Disponível em: < https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacinas-pneumococicas-conjugadas> Acesso em: 6 de outubro de 2021.

4. Ministério da Saúde. Pesquisa realizada na base de dados DATASUS, utilizando os limites "Imuno"

para Linha; "Ano" para Coluna; "Coberturas Vacinais" para Medidas; "2010-2021" para Períodos Disponíveis e "Pneumocócica e Pneumocócica (1ª ref)" para Imuno. Disponível em: <http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/dhdat.exe?bd_pni/cpnibr.def> Acesso em: 30 de setembro de 2021.

5. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA

SAÚDE. Disponível em: https://www.who.int/pmnch/media/events/2013/pneumonia_day/en/. Acesso em 8.nov.2021

6. Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Notícias. Dia Mundial da Pneumonia: como prevenir as mortes pela doença? Disponível em: <https://sbpt.org.br/portal/dia-mundial-da-pneumonia-

sbpt-2019/> Acesso em: 30 de setembro de 2021.

7. JUST ACTIONS. The missing piece. Why the global pandemic is an inflection point for pneumonia control. Disponível em: https://stoppneumonia.org/wp-content/uploads/2021/10/JUST-ACTIONS_web-spread.pdf. Acesso em 19 Out 2021.

8. AVILA-AGUERO,

Maria L. et al. Pneumococcal conjugate vaccines in Latin America: are PCV10 and PCV13 similar in terms of protection against serotype 19A?. Expert review of vaccines, v. 16, n. 7, p. 657-660, 2017

9 - SOCIEDADE BRASILEIRA DE PNEUMOLOGIA E TISIOLOGIA. Dia do Pneumologista é comemorado dia 2 de junho. Disponível: <https://sbpt.org.br/portal/dia-do-pneumologista-2-junho/>Acesso dia 11.nov.21

Material destinado ao público em geral. Por favor, consulte seu médico. NP-BR-PDX-JRNA-210001 - NOV/2021