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iFood tem como meta acabar com a poluição plástica no delivery até 2025

Maior empresa do segmento no país lidera movimentos que incentivam consumidores e restaurantes a utilizarem menos plásticos

Ifood ESG

Ifood ESG Arte sobre foto de Volodymyr Hryshchenko/Unsplash

Investir em tecnologia e inovação sempre fez parte do DNA do iFood. Com 10 anos de história recém-completados, a marca quer usar a mesma estratégia que conquistou seus consumidores para apoiar movimentos que visam alimentar o futuro do mundo.

Ciente de seu papel na sociedade, a empresa sabe que o impacto precisa vir acompanhado de responsabilidade. Um dos principais compromissos do iFood é acabar com a poluição plástica no delivery. Para isso, atua em diversas frentes, como o desenvolvimento de features no app, estímulo ao uso de embalagens sustentáveis e fortalecimento da reciclagem.

A empresa tem o projeto iFood Regenera, programa de metas ambientais da empresa que, entre diversas ações, incentiva a cadeia de reciclagem e estimula a mudança de hábito dos consumidores para o descarte correto de resíduos.

Até o momento, o projeto conta com mais de 80 pontos de coleta nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, que já coletaram aproximadamente 2.400 toneladas de resíduos recicláveis. Todos esses materiais são destinados para cooperativas ou diretamente para a indústria, que faz a reutilização dos resíduos no desenvolvimento de novos produtos, fortalecendo a economia circular.

Para auxiliar a população no descarte correto de resíduos recicláveis, foi criado o Recicla Bot que, por meio do WhatsApp, informa as pessoas sobre quais materiais são recicláveis, dá dicas de coleta seletiva e de locais de destinação correta de resíduos.

"Temos consciência do quanto o delivery impacta no meio ambiente, por isso temos grandes projetos voltados à regeneração, reciclagem e redução na emissão de carbono. Precisamos não apenas ter ações que preservem o meio ambiente, também temos o dever de devolver a ela mais do que consumimos", afirma Gustavo Vitti, VP de Pessoas e Sustentabilidade do iFood.

A companhia também vem liderando movimentos que incentivam os consumidores a utilizar menos plásticos. Um exemplo foi oferecer aos clientes a opção de entrega sem talheres descartáveis, que resultou em mais de 158 milhões de pedidos nesse perfil, deixando de circular cerca de uma tonelada de plástico por dia, reduzindo o impacto ambiental.

"A ideia é reduzir, repensar e reciclar, mandando apenas o essencial para a entrega e investindo em desenvolvimento de embalagens mais sustentáveis e acessíveis economicamente", explica André Borges, head de sustentabilidade do iFood.

COMPROMISSO

Essas iniciativas fazem parte do compromisso #DeLivreDePlástico, organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), principal autoridade ambiental no sistema das Nações Unidas (ONU), e pela Oceana, a maior organização não governamental sem fins lucrativos focada na proteção dos oceanos. iFood é a única empresa de delivery do Brasil a aderir à iniciativa e vem realizando reuniões de acompanhamento dos avanços e resultados com o PNUMA e a Oceana.

Esse compromisso tem três fases, que tiveram início em 2022 e vão até 2025. A redução dos itens plásticos descartáveis faz parte da primeira fase. Essa medida está em sintonia com a meta do iFood de zerar a poluição plástica até 2025.

Na segunda fase da campanha, iFood vai implementar iniciativas de redução do uso de sacolas plásticas e sachês de condimentos nas entregas, além de substituir embalagens descartáveis de plástico por opções mais fáceis de serem recicladas e de menor impacto ambiental.

Na terceira fase, a empresa vai divulgar, até março de 2023, o plano de trabalho e as metas para a adoção de embalagens retornáveis e/ou reutilizáveis em sua operação de delivery, explicando como será a execução de todas as ações desse plano.