Educação Executiva impulsiona carreira e amplia empregabilidade

Mackenzie amplia a oferta de cursos para preparar profissionais para a nova realidade do mercado; inscrições vão até 29 de janeiro

A pandemia de Covid-19 acelerou uma série de mudanças que já estavam em curso na economia e no mercado de trabalho. Aqueles que estiverem mais preparados para esse novo cenário terão melhores condições de avançar na carreira e ampliar sua empregabilidade.

A melhor forma de se preparar é por meio da educação. Por isso, a Universidade Presbiteriana Mackenzie decidiu alterar e ampliar a oferta de cursos já para o primeiro semestre de 2021, com o lançamento da Educação Executiva Mackenzie: um programa de cursos que proporcionará capacitação profissional, qualificação para liderança em ambientes corporativos e, principalmente, dará aos participantes novas ferramentas para a empregabilidade em tempos de crise de mercado por causa da Covid-19.

As inscrições para o Educação Executiva Mackenzie já estão abertas e terminam no dia 29 de janeiro de 2021. Baseado em sua tradição acadêmica, com um corpo docente qualificado nacional e internacionalmente e profissionais em sintonia com a atualidade do mercado, o EEM tem como objetivo não ser apenas um item a mais no currículo do participante.

Cada curso possui diferenciais, como metodologias de “gamificação”, que simulam situações práticas e reais por meio de softwares para que o aluno desenvolva soluções para problemas práticos do cotidiano corporativo, ou ainda dupla certificação internacional, incluindo desde cursos de curta duração até especializações. “Esses cursos têm um perfil muito voltado à parte prática, para que o aluno não simplesmente coloque um título no currículo, mas se desenvolva na prática profissional e não apenas na parte teórica, tornando-se, assim, um profissional melhor”, afirma o coordenador de Educação Continuada da UPM, professor e advogado Lourenço de Miranda Freire Neto.

As turmas de alunos da EEM 2021 serão formadas por executivos, profissionais, líderes de corporação e recém-formados de diversos setores que buscam capacitação e qualificação no ambiente empresarial, poder de liderança, recolocação profissional, desenvolvimento de carreira e promoção no trabalho.

Esses cursos têm um perfil muito voltado à parte prática, para que o aluno não simplesmente coloque um título no currículo, mas se desenvolva na prática profissional e não apenas na parte teórica, tornando-se, assim, um profissional melhor

Lourenço de Miranda Freire Neto, coordenador de Educação Continuada da Universidade Presbiteriana Mackenzie

O lançamento do projeto de Educação Executiva Mackenzie aconteceu nos últimos dias 16 e 17 de dezembro com um megaevento online com a presença de profissionais, executivos e especialistas convidados e também do corpo coordenador do novo projeto do Mackenzie. Está disponível na TV Mackenzie no YouTube.

ÁREAS DE CONHECIMENTO

O foco está em profissionais de seis áreas, divididas de forma menos acadêmica: 1) Arquitetura e Design; 2) Direito; 3) Comunicação, Marketing e Vendas; 4) Saúde e Educação; 5) Estratégia, Negócios e Liderança; 6) Tecnologia e Inovação. No ato da inscrição no site mackenzie.br/educacao-executiva/universidade/, ficam claras as divisões e também os tipos de cursos.

“A ideia do projeto é mudar a oferta. Antes oferecíamos cursos de pós-graduação por unidade acadêmica. Como somos uma universidade, nós temos as faculdades e as escolas. Muitas vezes, o público externo não tem familiaridade com a nomenclatura acadêmica. A pessoa lia lá ‘FD’, ‘CCSA’. Nós, do Mackenzie, sabemos que é Faculdade de Direito e Centro de Ciências Sociais Aplicadas. A ideia foi quebrar essas barreiras e fazer uma comunicação mais fácil. Dividimos então os cursos não por unidades acadêmicas, mas por área de conhecimento, baseado em pesquisas de mercado”, explica o professor e coordenador Freire Neto

TIPOS DE CURSOS

O Mackenzie possui a pós-graduação lato sensu convencional, já estabelecida e consagrada. “A nossa intenção é que o Mackenzie tenha dois braços na educação continuada: um que hoje já existe e forma inúmeros profissionais qualificados, e outro que atenda um público diferente na educação continuada. Esse viés da Educação Executiva vem materializar a vocação do Mackenzie para o diálogo com as grandes corporações, o mercado e a empregabilidade. Não só profissionais com mais anos de experiência, mas também profissionais novos que buscam uma formação premium, que dialoga constantemente com o mercado corporativo. Essa é a ideia”, explica Freire Neto.

Atualização e aperfeiçoamento: Cursos bimestrais (de 8 a 64 horas de duração) que vão alinhar o participante com o que há de mais moderno no desenvolvimento corporativo e criar um ambiente propício às discussões estratégicas e um conhecimento direcionado sobre um tema específico, ocorrendo tanto presencialmente como online ao vivo. Dá uma visão das estratégias globais essenciais, permitindo a aplicação do aprendizado num curto prazo. Promove interação com especialistas do assunto e proporciona networking com outros alunos.

Lato Sensu Premium Presencial: Serão ofertados com quatro entradas anuais (fevereiro, abril, agosto e outubro) para quem dispõe da chance do deslocamento dentro de São Paulo até os Campi Higienópolis, Alphaville ou Campinas e deseja aulas com especialistas presentes e qualificados, estes cursos são o vínculo de especialização direto entre o participante e o progresso exponencial do mundo corporativo. A Educação Executiva Mackenzie propõe resultados e soluções imediatas ou de longo prazo para os desafios do mercado de trabalho. Os cursos de MBA (Master in Business Administration), MBI (Master of Business Innovation) e LLM (Latin Legum Master) abrangem todas as principais áreas de negócio.

Lato Sensu Premium EaD (Ensino a Distância Online ao Vivo): Grande aposta do Mackenzie para 2021. São cursos de especialização 100% online e ao vivo para os casos de impossibilidade da presença física por indisponibilidade de deslocamento para os Campi da instituição e residência fixa em outras localidades brasileiras. Os cursos e-MBA, e-MBI ou e-LLM levam toda a estrutura da Educação Executiva Mackenzie para a casa do participante em sessões interativas com professores e aplicação em tempo real de conhecimento. Têm duração de 432 horas/aula e serão ofertados com quatro entradas anuais, igual ao Premium Presencial. O aluno, ao invés de ficar dentro da sala com professores e colegas, vai acompanhar a aula com o auxílio de aplicativo de ensino remoto, ferramenta que proporciona, por exemplo, dividir uma turma virtual em micro grupos de trabalhos. Oferece a oportunidade de adaptação às necessidades do ambiente corporativo através da agilidade do virtual. A especialização dos professores passa por uma cartilha de 50 páginas com metodologias para aulas remotas desenvolvida dentro do próprio Mackenzie por conta da pandemia neste ano de 2020.

Exchanging Hemispheres: São cursos rápidos, de duas a quatro semanas, presenciais ou online ao vivo. Realizados nas janelas de férias do corpo docente internacional (dez-jan; jun-jul), se diferenciam por proporcionar a integração e troca de experiências de professores com profissionais estrangeiros de áreas específicas. É uma opção que capta com imediatismo as novidades do exterior para serem repassadas aos alunos e prepará-los para desafios pontuais de um mundo globalizado. Os docentes trocam experiências, interagem e fazem um network qualificado com parceiros de renome internacional para aumentar a carga de conhecimento nas aulas. Neste ano, até como adaptação à urgência do surto de Covid-19, especialistas estrangeiros fizeram intercâmbios com docentes brasileiros também com o uso de aplicativo de ensino remoto. Em um desses intercâmbios, o professor inglês Alan Russell, da London South Bank University, ministrou cursos com docentes brasileiros do Mackenzie para alunos brasileiros e até de outros países.​

ESPECIFICAÇÕES DAS ÁREAS

Arquitetura e Design: Com um corpo docente altamente qualificado e atuante no mercado, os cursos oferecem aos participantes a chance de desenvolver conhecimentos relacionados aos campos específicos de atuação técnica. Também proporcionam uma estratégia de ensino relacionada ao dia a dia da prática profissional, com forte visão da totalidade dos processos de elaboração dos trabalhos e projetos; e as temáticas diferenciadas e orientadas para visão empreendedora da atuação profissional.

Direito: Os programas na área possibilitam aos participantes uma visão global dos maiores desafios no ambiente corporativo. O corpo docente possui profissionais com amplo conhecimento acadêmico e experiência no mercado de trabalho. Os cursos de curta duração foram meticulosamente preparados para situações corriqueiras e em constante alteração no dia a dia. Também contam com a participação de professores estrangeiros que colocam os alunos em contato com cenários corporativos de outras culturas.

Comunicação, Marketing e Vendas: A visão integradora e a sintonia com um dos mercados de maior transformação tecnológica são os grandes diferenciais dos programas dessa área. Os cursos permitirão aos profissionais do mercado uma visão ampla dos principais desafios comunicacionais e mercadológicos enfrentados no ambiente de trabalho atual, no qual as tecnologias digitais têm um papel predominante. A produção de conteúdo é um pilar para atrair novas oportunidades de negócios, bem como para entreter, educar ou informar.

Saúde e Educação: O corpo docente e de coordenadores é formado por doutores e mestres titulados por grandes escolas nacionais e internacionais. Além da formação acadêmica, possuem vivência profissional, tendo largo conhecimento dos desafios empregados no ambiente corporativo. Essas qualificações auxiliam na tomada de decisões para gestores dos segmentos de organizações de saúde e educação, com visão orientada para resultados e eficiência dos processos, com a utilização da tecnologia disponível, dentro de um ambiente de comprometimento social.

Estratégia, Negócios e Liderança: Corpo docente integrado por profissionais com experiência de mercado, amplo conhecimento acadêmico e métodos de ensino que promovem a conexão entre as teorias e as melhores práticas empresariais é o destaque dos programas de EEM nessa área. Os participantes incrementarão as competências requeridas para os desafios do contexto atual de negócios, agregando visão ampla e estratégica no novo ambiente corporativo.

Tecnologia e Inovação: Os cursos reúnem profissionais atuantes no mercado que trazem para as aulas um conteúdo com as discussões do momento atual dos negócios digitais e disruptivos. A Faculdade de Computação e Informática mantém um avançado centro de pesquisa em parceria com uma das maiores empresas globais do segmento tecnológico e laboratórios avançados de pesquisa em novas tecnologias. A inovação é a marca forte do Mackenzie ao longo de sua história, com foco nos desafios específicos de negócios, com conteúdos alinhados a exercícios práticos em ambientes reais da corporação. O uso de tecnologias inovadoras prepara os alunos para os novos “mindsets” requeridos na gestão de empresas.