Programa Mackenzie Pra Você oferece bolsas de até 50% aos alunos

Universidade aposta em seu alto índice de empregabilidade para atrair o interesse do candidato no processo seletivo para o 1º semestre de 2022

A garantia de empregabilidade nos setores industrial, cultural e de serviços. É com essa tradição de confiabilidade no mercado de trabalho que a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) abriu o processo seletivo para o 1º semestre de 2022 e agora oferece o programa "Mackenzie Pra Você", com bolsas de estudo de até 50% para alunos vindos da rede pública (mais informações no quadro abaixo).

Em seu site, o Mackenzie divulgou edital completo do programa de bolsas, que serão concedidas mediante o resultado do vestibular nas unidades Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os vestibulandos que preencherem todos os requisitos e tiverem as melhores notas, terão direito à bolsa do "Mackenzie Pra Você".

Esse programa faz parte de uma série de responsabilidades sociais estabelecidas pela UPM. Segundo o reitor e professor Dr. Marco Tullio de Castro Vasconcelos, o Mackenzie Pra Você atende aos princípios e valores da instituição que, desde a sua fundação, em 1870, prima pela inclusão social e acesso à educação para todos os brasileiros. "O Mackenzie desenvolve várias ações e projetos que vão além de bolsas de estudo, como a Educação de Jovens e Adultos, o projeto Incluir Direito, o Mackenzie Voluntário e o projeto Basquete com Inclusão Social, entre outros", afirma o reitor.

Para encaixar o recém-formado no mercado, o Mackenzie busca e fecha parcerias efetivas com grandes empresas e organizações, nacionais e internacionais, proporcionando aos alunos a melhor experiência formativa. "Ao terminarem seus cursos, nossos egressos encontram ótimas oportunidades no mercado de trabalho. Essas taxas de empregabilidade, que estão entre as mais elevadas das instituições brasileiras, são um traço reconhecido da UPM e atraem o interesse dos que buscam uma boa formação profissional", explica Vasconcelos.

Ele cita como exemplo o curso de Ciências Contábeis no Dual Study, um programa entre o Mackenzie e empresas parceiras, que participam desde o início do processo seletivo até a concepção e realização do curso. Depois da aprovação e classificação dos estudantes, as empresas estabelecem os mecanismos para eles desenvolverem parte das atividades do conteúdo curricular em suas instalações, com a realização de projetos selecionados por elas. Dessa forma, o processo de aprendizagem acontecerá em dois ambientes: nas empresas e na universidade.

Distribuição

As bolsas serão concedidas dentro do número estipulado para cada curso, baseadas na classificação dos candidatos. A reitoria aponta um exemplo didático presente no edital: em um curso com nove bolsas –sendo quatro de 50%, três de 40% e duas de 30% –, do 1º ao 4º classificados serão contemplados com a bolsa de 50%; do 5º ao 7º colocados serão contemplados com a de 40%; e o 8º e 9º colocados receberão a bolsa de 30%.

Para buscar uma vaga no programa de bolsas, o candidato deve ter cursado e concluído o ensino médio integralmente em uma escola pública no Brasil criada ou incorporada, mantida e administrada pelo Poder Público, nos termos do inciso I do art. 19 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

Restrições

Apesar do requisito da bolsa ser bastante acessível, existem algumas regras de restrição que o candidato deve conhecer. Não pode: 1) ter sido bolsista de escolas particulares ou pertencentes a fundações privadas, ainda que gratuitas; 2) ter cursado o ensino médio em escolas pertencentes ao Sistema S (SENAI, SESI e SENAC); 3) ter cursado o ensino médio em escolas públicas no exterior, parcial ou integralmente; 4) ter cursado o ensino médio em instituição de natureza híbrida (pública e privada), administrada por meio de convênio ou ajuste equivalente com associações civis ou outras entidades privadas.

No caso de existir mais aprovados do que o número de bolsas disponíveis, serão contemplados os que tiverem as melhores notas ou pontuações, conforme o processo seletivo escolhido (notas do ENEM ou vestibular).

Se não se encaixar no requisito exigido, o aluno ainda pode pleitear outras modalidades de bolsas oferecidas pelo Mackenzie, como as de natureza filantrópica, ou Prouni, desde que se enquadre nas regras pré-definidas.

"O programa Mackenzie Pra Você vai além da filantropia. Ele materializa a visão da liderança da instituição ao dar oportunidade de acesso ao ensino superior em uma universidade reconhecida pela qualidade e excelência no ensino, pesquisa e extensão", resume o reitor Marco Tullio de Castro Vasconcelos.