Novo curso de Saúde Pública aumenta para 29 as opções de pós-graduação EaD do Mackenzie

Universidade abre novas turmas em outubro e oferece chance de empregabilidade aos alunos para o início de 2022

Entrar em 2022 já inserido no mercado de trabalho apesar da pandemia. Mais que um desejo de Ano Novo, essa é uma meta de carreira alcançável e de simples planejamento. Fazer uma pós-graduação ainda em 2021 é a chance que a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio de suas turmas de outubro de Lato Sensu EaD, dá ao participante de encurtar esse caminho para o mundo corporativo.

Grande sucesso e foco de investimento da instituição em 2021, a pós-graduação a distância do Mackenzie traz a partir de agora uma oferta de 29 cursos cujas inscrições podem ser feitas 100% online, com descontos, até o dia 24 de setembro (confira no quadro abaixo).

De outubro em diante, o Mackenzie passa a oferecer o hoje imprescindível curso de “Saúde Pública”, criado para atender um mercado de trabalho cuja demanda por profissionais graduados aumentou desde março de 2020 com a chegada do coronavírus.

Segundo Lourenço de Miranda Freire Neto, professor e coordenador de Educação Continuada da UPM, o novo curso “se propõe a discutir com profissionais da saúde e gestores os aspectos determinantes que impactam a saúde da população. O momento atual de enfrentamento da Covid-19 trouxe uma conscientização da importância e do papel de cada setor da saúde. Vivenciamos os reflexos da falta de um plano de ação coordenado nas três esferas políticas para o enfrentamento da doença, o que dificultou a implementação de medidas. E, mesmo antes da pandemia, o Mackenzie já demonstrava preocupação com o papel cívico da formação profissional com os cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde”.

Segundo a Coordenadoria de Educação Continuada, o curso de Saúde Pública se fundamenta em três eixos que o coloca na linha de frente:

- A compreensão do sistema público de saúde, comparando-o com sistemas de outros países e reconhecendo o papel do setor privado no contexto da saúde complementar e suplementar. Sua organização administrativa, que contempla desde os setores da vigilância em saúde, gestão de unidades de saúde, educação em saúde, além dos setores relacionados aos aspectos legais e econômicos que influenciam a tomada de decisões na área da saúde.

- O conhecimento dos determinantes de saúde e doença, discutindo o impacto de medidas de prevenção e controle de doenças transmissíveis e não transmissíveis, tomando por base a coleta e análise dos dados epidemiológicos, com critério e rigor científico.

- Estratégias de promoção e atenção à saúde nas diferentes fases do ciclo da vida, com um olhar humanizado e integrado, reconhecendo a necessidade das equipes interdisciplinares.

O maior diferencial do ensino a distância oferecido pelo Mackenzie são seus mais de 150 anos de expertise na educação de maneira humanizada, quebrando o mito de que as aulas remotas diminuem a interação entre participante e corpo docente. “Os cursos EaD do Mackenzie promovem um encontro síncrono semanal ao vivo entre o aluno e o professor, permitindo uma maior interação, o esclarecimento de dúvidas, o compartilhamento de materiais complementares e, sobretudo, a humanização do curso a distância”, diz o coordenador Freire Neto.

Outras vantagens destacadas pela coordenadoria são a sintonia do corpo docente com o atual mercado de trabalho. As aulas são preparadas por professores mestres e doutores de alta qualificação, que dão ao aluno a chance do desenvolvimento profissional, o aprofundamento no conhecimento da pasta escolhida, tornando-o um especialista no assunto.

O Mackenzie também usa a seu favor a alta absorção pelo mercado de trabalho dos profissionais que cursam sua pós-graduação EaD. A tecnologia aplicada pela instituição nesta modalidade permite que o aluno estude em casa ou no local em que estiver, proporcionando a flexibilidade desejada. O participante acompanha as aulas por meio do “blackboard collaborate”, ferramenta que, entre outras coisas, divide uma turma virtual em microgrupos de trabalhos.