Cursos de pós-graduação a distância do Mackenzie se consolidam em 2021

Adequação ao mercado de trabalho cada vez mais virtual faz universidade aumentar especializações de EaD nas turmas de meio de ano

O ano de 2021 marca a evolução do ensino a distância (EaD) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). A pós-graduação EaD passou por 2020 como uma alternativa ao isolamento social exigido pela pandemia do coronavírus, mas a urgência do novo mercado de trabalho transformou os cursos a distância em excelentes estratégias para ir além na carreira. Essa demanda fez com que o Mackenzie tornasse a pós EaD uma prioridade para as turmas de meio de ano, cujas inscrições vão até 30 de julho e são 100% online por meio deste link ( https://www.mackenzie.br/matriculas/especializacao/ead ).

A aposta forte da universidade no EaD acompanha o mercado de educação durante a pandemia e, segundo o professor Lourenço de Miranda Freire Neto, coordenador de Educação Continuada da UPM, se mostrou um acerto: “A estratégia foi assertiva, tendo em vista que formamos turmas para diversos cursos a distância ofertados, mostrando que há uma demanda no mercado para a capacitação de profissionais que estão no mundo empresarial”.

Segundo análise do coordenador de Educação Continuada do Mackenzie, a pandemia provocou mudanças importantes na empregabilidade após mais de um ano de duração. A especialização por meio do Lato Sensu EaD virou a nova porta para o mundo corporativo. “Antes da pandemia, o ensino a distância tinha a necessidade de disciplina e empenho na condução das atividades propostas dentro dos lares dos alunos. Assim, como muitas empresas aderiram ao trabalho remoto, as pessoas já se adaptaram a essa nova dinâmica, facilitando o acompanhamento também das atividades de ensino a distância”, analisa o professor Freire Neto.

O Mackenzie oferece 27 cursos de pós-graduação Lato Sensu na modalidade EaD regular (veja a lista completa abaixo), cujos diplomas têm a mesma validade e reconhecimento que os de um curso presencial, dentro das normas do Ministério da Educação.


“Neste primeiro semestre, investimos em ações de consolidação do EaD, com manutenção de cursos consolidados, tais como Direito Processual Civil, Gestão Estratégica de Negócios, Neurociência e Psicologia Aplicada, Ciência de Dados e Gestão de Projetos, e a criação de novos cursos como Direito Administrativo e Administração Pública, Direito Civil, Direito e Processo Penal, Inteligência Artificial, Gestão de Tecnologia da Informação, Tributação e Negócios e Fundamentos e Práticas Educacionais na Educação Básica”

Lourenço de Miranda Freire Neto, coordenador de Educação Continuada da UPM

A meta da UPM é fechar um portfólio de 30 cursos de especialização Lato Sensu EaD até o fim deste ano. Além disso, a Instituição transformou os seus cursos presenciais para oferta 100% online ao vivo, como podemos conferir aqui ( https://www.mackenzie.br/matriculas/especializacao/on-line-ao-vivo ).

O Brasil vive uma fase inicial de vacinação contra a Covid-19, e um futuro reaquecimento do mercado de trabalho presencial também é monitorado pelo Mackenzie. O professor Freire Neto considera que, mesmo com essa possível retomada das atividades empregatícias “à moda antiga”, o trabalho remoto está consolidado, e a tendência é ganhar mais espaço. “O impacto da pandemia na rotina das pessoas é imensurável, ainda há incertezas com relação aos dias futuros. Mesmo com o retorno paulatino às atividades presenciais, percebe-se uma tendência muito latente de alguns segmentos em atuar de maneira remota, sem perda de qualidade, como é o caso da educação continuada. A pandemia serviu para quebrar os paradigmas e até mesmo alguns preconceitos sobre o ensino a distância, mostrando que há a possibilidade de você adquirir conhecimento acadêmico de qualidade, sem necessidade da presença física.”

COMO CURSAR

O ensino a distância do Mackenzie também mostra uma preocupação em simplificar o ambiente virtual para futuros alunos. Para cursar a pós, é necessário apenas uma boa conexão de internet e um dispositivo para acompanhar as aulas (celular, tablet ou computador). Ademais, há um diferencial importante nos cursos do Mackenzie: “No nosso EaD, o aluno possui contato direto com o professor em um encontro semanal síncrono, quando a aula é apresentada na hora marcada do curso, para esclarecimento de dúvidas e aprofundamento de algum ponto da disciplina, utilizando-se de plataforma de videoconferência”, explica Freire Neto.

Além disso, há os conteúdos chamados assíncronos, aqueles que podem ser acessados a qualquer momento. São e-books, podcasts e videoaulas, a partir do ambiente virtual de aprendizagem. A interação com os colegas também é estimulada por meio de fóruns de discussão sobre os temas das aulas.

Além do Lato Sensu EaD e online ao vivo, o Mackenzie segue oferecendo sua tradição de 150 anos no ensino nas modalidades de Atualização e Aperfeiçoamento, Lato Sensu Premium Presencial e Exchanging Hemispheres nas seguintes áreas de conhecimento: Arquitetura e Design; Direito; Comunicação, Marketing e Vendas; Saúde e Educação; Estratégia, Negócios e Liderança; e Tecnologia e Inovação (confira os detalhes no quadro abaixo).