A Folha traz esta semana, na versão online e na impressa, a sexta das sete capas promocionais que homenageiam a carreira invejável do tricampeão de F1 Ayrton Senna. E a nova edição especial é justamente sobre a conquista do tri, em 1991, que tirou um enorme peso das costas do piloto.
No GP do Japão, penúltima corrida da temporada, Senna cedeu no finalzinho da prova o primeiro lugar para seu companheiro de McLaren, Gerhard Berger, mas já estava com o título garantido. Depois, desabafou, criticando a organização da categoria por problemas ocorridos em 1990 e, principalmente, em 1989. "Em 1989, fui roubado feio pelo sistema e isso eu jamais vou esquecer. O ano de 1990 foi um campeonato triste, mas era o resultado do que aconteceu em 1989, da interferência da política", disse o piloto no final da corrida.
A cada edição, as capas colecionáveis, sempre acompanhadas de um pôster, preparam os fãs de Senna para a estreia, em 29 de novembro, da minissérie da Netflix sobre o piloto. Os seis episódios seguem o brasileiro desde sua ida para a Inglaterra, para correr de Fórmula Ford, até o acidente em que morreu, em 1994, ao volante de uma Williams em Ímola, na Itália, no GP de San Marino.
Mari Becker, jornalista que há muito tempo se destaca nas coberturas de F1, assina um dos textos sobre o tricampeonato de Senna. Ela explica o que havia acontecido nos anos anteriores, ajudando a entender como andava a cabeça do piloto enquanto ele acelerava no GP do Japão.
Já Julianne Cerasoli, veterana no acompanhamento da F1, fã de Senna, ressalta o ânimo de desforra que movia o piloto em 1991. E conta como durante aquela temporada ele arrancou o máximo de sua McLaren.
A ideia em cada edição das capas especiais é trazer à lembrança as corridas em que Senna fazia milhões de pessoas vibrarem na frente da TV. Quem acompanhava F1 na época vai reviver as poles, as grandes ultrapassagens e os marcos da trajetória do piloto. E sempre há algo novo a aprender sobre a vida de Senna dentro e fora das pistas.
Para quem era jovem demais ou ainda nem tinha nascido, é uma bela chance para conhecer o piloto e entender por que virou um dos maiores ídolos do esporte brasileiro.
Imagens da minissérie "Senna", que tem Gabriel Leone no papel do piloto, ilustram as capas comemorativas. Outros brasileiros no elenco são Alice Wegmann, Camila Márdila, Christian Malheiros, Gabriel Louchard, Hugo Bonemer, Julia Foti, Marco Ricca, Pâmela Tomé e Susana Ribeiro.
Entre os atores estrangeiros, Kaya Scodelario, Matt Mella, Arnaud Viard, Joe Hurst, Johannes Heinrichs, Keisuke Hoashi, Leon Ockenden, Patrick Kennedy, Richard Clothier, Steven Mackintosh, Tom Mannion.
Filmada em São Paulo, Angra dos Reis (RJ), Uruguai, Argentina e Reino Unido, a minissérie vai além das disputas nas pistas, mostrando pela primeira vez facetas da personalidade de Senna, sua trajetória de superação, desencontros, alegrias, tristezas e suas relações familiares.
Minissérie Senna
-
Onde assistir: Netflix, estreia 29/11/2024
-
Número de episódios: 6
-
Ator principal: Gabriel Leone
-
Direção geral: Vicente Amorim
-
Direção: Julia Rezende
-
Produção: Gullane
-
Correalização: Senna Brands e a família do piloto
Alguns feitos de Senna na F1
-
Campeonatos vencidos: 3 (1988, 1990 e 1991)
-
Vice-campeonatos: 2 (1989 e 1993)
-
Vitórias em corridas: 41
-
Pole-positions: 65
-
Voltas mais rápidas: 19
*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha