Capa comemorativa relembra entrevista emocionada de Senna em que piloto diz que correr está em seu sangue

Recriação de momento marcante da carreira do piloto é mais um passo em direção à estreia de minissérie da Netflix

A nova capa promocional da Folha sobre o tricampeão de F1 Ayrton Senna chega à edição impressa e à versão online do jornal mostrando um momento tenso na carreira do piloto, depois de uma série de punições que prejudicaram o brasileiro na temporada de 1989 e o tiraram da disputa pelo título.

É a sétima e última capa de uma coleção criada para preparar em grande estilo o terreno para a estreia da minissérie da Netflix sobre o piloto, marcada para 29 de novembro. Em seis episódios, a série "Senna" mostra a trajetória do brasileiro desde sua ida para a Inglaterra, para correr -e vencer- na Fórmula Ford, até o acidente que o matou, em 1994, ao volante de uma Williams em Ímola, na Itália, no GP de San Marino, já como tricampeão da F1.

Tino Marcos, experiente jornalista esportivo que acompanhou de perto a vida de Senna, escreve um dos textos que integram a capa comemorativa, resgatando em 2024 o tom pesado da entrevista que o piloto deu depois do GP da Austrália em 1989.

Capa comemorativa traz Senna indignado depois de punições e da perda de título na F1 para arquirrival Alain Prost
Capa comemorativa traz Senna indignado depois de punições e da perda de título na F1 para arquirrival Alain Prost - Netflix/Divulgação

Particularmente emocionante, destaca Marcos, foi o momento em que Senna disse que chegou a pensar em abandonar a F1. "Pensei em parar, voltar para casa e não vir à Austrália", afirmou o piloto depois da corrida. "Acontece que correr está no meu sangue, e sei que a situação atual só vai servir para me motivar mais."

A revolta de Senna, explica Tino Marcos, foi se acumulando desde a prova anterior, o GP do Japão, que Senna ganhou, mas não levou, depois de uma punição imposta pelos organizadores da F1. Com a perda dos pontos, o brasileiro ficou fora da disputa do título da temporada, conquistado antecipadamente por Alain Prost, companheiro de McLaren e arquirrival nas pistas.

No outro texto desta edição, o Manual do Piloto, influenciador nas redes sociais que é um coletivo de autodeclarados fãs convictos de Senna, lembra que o brasileiro tinha chegado à Austrália "faminto, obsessivo e motivado pela vitória" na última prova do ano, o que não evitou que batesse na 13ª volta.

Cada capa comemorativa vai na mesma linha, com textos de gente que viu Senna nas pistas ou que o descobriu anos depois e virou fã. E cada uma traz também um pôster. Imagens da minissérie "Senna", que tem Gabriel Leone no papel do piloto, ilustram capas e pôsteres.

Capa comemorativa traz Senna indignado depois de punições e da perda de título na F1 para arquirrival Alain Prost
Capa comemorativa traz Senna indignado depois de punições e da perda de título na F1 para arquirrival Alain Prost - Netflix/Reprodução

A coleção recria a época em que o Brasil parava para ver Senna correr, batendo recordes, fazendo pole atrás de pole e enfileirando vitórias e títulos. Fãs dos velhos tempos podem relembrar grandes momentos e descobrir novos pontos da carreira do piloto. Quem está descobrindo Senna agora vai entender por que ele virou ídolo.

Além de Leone, outros brasileiros no elenco são Alice Wegmann, Camila Márdila, Christian Malheiros, Gabriel Louchard, Hugo Bonemer, Julia Foti, Marco Ricca, Pâmela Tomé e Susana Ribeiro.

Entre os atores estrangeiros, Kaya Scodelario, Matt Mella, Arnaud Viard, Joe Hurst, Johannes Heinrichs, Keisuke Hoashi, Leon Ockenden, Patrick Kennedy, Richard Clothier, Steven Mackintosh, Tom Mannion.

Filmada em São Paulo, Angra dos Reis (RJ), Uruguai, Argentina e Reino Unido, a minissérie vai além das disputas nas pistas, mostrando pela primeira vez facetas da personalidade de Senna, sua trajetória de superação, desencontros, alegrias, tristezas e suas relações familiares.

Minissérie Senna

  • Onde assistir: Netflix, estreia 29/11/2024

  • Número de episódios: 6

  • Ator principal: Gabriel Leone

  • Direção geral: Vicente Amorim

  • Direção: Julia Rezende

  • Produção: Gullane

  • Correalização: Senna Brands e a família do piloto

Alguns feitos de Senna na F1

  • Campeonatos vencidos: 3 (1988, 1990 e 1991)

  • Vice-campeonatos: 2 (1989 e 1993)

  • Vitórias em corridas: 41

  • Pole-positions: 65

  • Voltas mais rápidas: 19

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha