A Folha traz esta semana, no papel e na internet, a quarta das sete capas promocionais criadas para celebrar a trajetória mais que vitoriosa do tricampeão de F1 Ayrton Senna, destacando alguns de seus maiores feitos nas pistas.
É uma coleção pensada para ajudar os fãs a entrar no clima para a estreia, em 29 de novembro, da minissérie da Netflix sobre o piloto. São seis episódios que acompanham o brasileiro desde que foi para a Inglaterra para correr de Fórmula Ford, até o acidente em que morreu, em 1994, ao volante de uma Williams em Ímola, na Itália, no GP de San Marino.
Essa nova capa sai um pouco da disputa no asfalto para recriar uma das fotos mais icônicas da F1, tirada em 1986. Nela, Senna, então um novato que vinha surpreendendo pela audácia e habilidade, posa ao lado de três de seus maiores rivais: Alain Prost, Nigel Mansell e Nelson Piquet. Os quatro estavam na disputa direta pelo título mundial.
Num dos textos da capa, o fotógrafo Keith Sutton, que teve papel fundamental na reunião dos quatro pilotos, relembra o momento vivido por Senna e explica por que considera a imagem uma das mais emblemáticas da F1. "Talvez seja muito cedo para dizer, talvez eu esteja animado demais com a captura que eu acabei de fazer. Mas sei que cada um dos pilotos fez essa foto ser o que ela é. Inclusive Senna, porque sem ele essa imagem não teria significado algum. O que a história nos reserva daqui para frente, eu não sei dizer", escreveu à época.
O comentarista de automobilismo Sergio Maurício também escreve sobre a foto, resumindo assim o que há nela: "o jovem prodígio, o estrategista, o destemido e o mestre".
Cada edição das capas especiais segue a mesma linha, recorrendo a textos históricos para trazer de volta os dias em que dezenas de milhões de brasileiros torciam por Senna. Fãs de carteirinha poderão relembrar recordes, reviravoltas e pontos altos da carreira do piloto. Também saberão de fatos novos sobre a vida de Senna dentro e fora das pistas.
Quem não viu o tricampeão naquela época vai conhecê-lo e entender como virou uma sensação. Além da capa, cada uma das sete edições traz um pôster para colecionar.
Imagens da minissérie "Senna", que tem Gabriel Leone no papel do piloto, ilustram as capas comemorativas. Outros brasileiros no elenco são Alice Wegmann, Camila Márdila, Christian Malheiros, Gabriel Louchard, Hugo Bonemer, Julia Foti, Marco Ricca, Pâmela Tomé e Susana Ribeiro.
Entre os atores estrangeiros, Kaya Scodelario, Matt Mella, Arnaud Viard, Joe Hurst, Johannes Heinrichs, Keisuke Hoashi, Leon Ockenden, Patrick Kennedy, Richard Clothier, Steven Mackintosh e Tom Mannion.
Filmada em São Paulo, Angra dos Reis (RJ), Uruguai, Argentina e Reino Unido, a minissérie vai além das disputas nas pistas, mostrando pela primeira vez facetas da personalidade de Senna, sua trajetória de superação, desencontros, alegrias, tristezas e suas relações familiares.
Minissérie Senna
-
Onde assistir: Netflix, estreia 29/11/2024
-
Número de episódios: 6
-
Ator principal: Gabriel Leone
-
Direção geral: Vicente Amorim
-
Direção: Julia Rezende
-
Produção: Gullane
-
Correalização: Senna Brands e a família do piloto
Alguns feitos de Senna na F1
-
Campeonatos vencidos: 3 (1988, 1990 e 1991)
-
Vice-campeonatos: 2 (1989 e 1993)
-
Vitórias em corridas: 41
-
Pole-positions: 65
-
Voltas mais rápidas: 19
*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha