A jornada das pacientes com câncer de mama tem se transformado graças a terapias mais precisas e individualizadas. Essa abordagem é considerada, hoje, a melhor estratégia no combate à doença e também na melhoria da qualidade de vida durante e após o tratamento.
"As novas terapias estão revolucionando a oncologia como um todo. Mas destaco os Anticorpos monoclonais Droga-Conjugada (ADCs), medicamentos compostos por um anticorpo, um linker (parte que conecta) e uma droga citotóxica. Eles estão mudando a prática clÃnica no tratamento de muitas pacientes com câncer de mama", afirma Aline Gonçalves, oncologista na especialidade de tumores de mama da OncoclÃnicas e coordenadora deste módulo do congresso.
A genômica também vem revolucionando o diagnóstico e tratamento da paciente com câncer de mama, o que a especialista chama de "nova era da oncologia": "Hoje há formas para identificação das alterações genéticas das células cancerÃgenas, sejam elas hereditárias ou adquiridas, que nos auxiliam na individualização do tratamento de cada paciente. O câncer de mama começa a mergulhar na era genômica, ou seja, de tratamentos individualizados e direcionados por alguns biomarcadores".
*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha