PLANTAR E PROTEGER O PLANETA AO MESMO TEMPO

PepsiCo desenvolve projetos que ampliam a produção de batatas ao mesmo tempo que melhoram a qualidade do solo; dentre as práticas, um dos agricultores pertencentes ao programa de agricultura da companhia opera com uma biofábrica on farm em Cristalina (GO), onde mantém estrutura de produção de insumos biológicos para as culturas

A imagem mostra o interior de uma estufa agrícola, com fileiras de plantas em crescimento. O ambiente é bem iluminado, com uma cobertura de plástico que permite a entrada de luz. As plantas são predominantemente verdes e estão dispostas em canteiros organizados. Há uma placa de identificação visível em uma das fileiras, indicando o tipo de planta.

Pepsico/Divulgação

A agricultura foi um processo fundamental na evolução da espécie humana. Domar a terra e tirar dela alimento em grande quantidade garantiram o crescimento populacional e o desenvolvimento de sociedades. Mas hoje há um consenso entre especialistas de que é preciso cuidar bem dessa terra para obter produtos de boa qualidade e para assegurar um futuro para todos no planeta.

Esse é um dos objetivos da PepsiCo, gigante do setor alimentício que vê o Brasil como um dos principais mercados e desenvolve com produtores locais projetos de sustentabilidade. Um deles em Goiás. Veja na sequência abaixo como ele funciona.

A imagem mostra uma mão segurando uma planta com raízes expostas, em um ambiente de estufa. Ao fundo, há uma fileira de plantas verdes crescendo em um solo coberto por um sistema de irrigação. A estrutura da estufa é visível, com uma cobertura de plástico e uma iluminação natural que entra pelo teto.
Pepsico/Divulgação

1- DEMOFARMS: AS FAZENDAS DE DEMONSTRAÇÃO DA PEPSICO

Como parte de sua estratégia global, PepsiCo Positive, a companhia tem desenvolvido e implementado uma série de práticas agrícolas regenerativas nas fazendas que fornecem as matérias-primas para seus produtos. No Brasil, a PepsiCo compra cerca de 110 mil toneladas só de batata, utilizada para a produção dos snacks Lay's®, Ruffles® e Batata-Palha Elma Chips®. Não à toa o país é um aliado importante da PepsiCo na criação e no teste de tecnologias e práticas sustentáveis. Um dos principais parceiros nesse processo é a Agrícola Wehrmann, em Cristalina (Goiás), a fazenda modelo de batata da companhia, onde estão sendo criadas e testadas tecnologias e inovações no campo. A fazenda produz cerca de 10 mil toneladas de batata por ano para a PepsiCo.

A imagem mostra uma lagoa tranquila refletindo o céu nublado. À margem da lagoa, há vegetação verde e um caminho de terra que se estende ao fundo, onde se vê uma área de campo. O céu está parcialmente coberto por nuvens brancas e cinzas, criando um ambiente sereno e natural.
Pepsico/Divulgação

2- PLANTAS DE COBERTURA

Uma outra ação importante nessa fazenda de demonstração é a utilização de plantas de cobertura na entressafra de batata, prática que visa melhorar o aproveitamento do solo e fortificá-lo com diferentes culturas. Realizados em parceria com o Instituto Federal Goiano e a Syngenta, o projeto já monitora cerca de 1.700 hectares de seis produtores da cadeia de abastecimento da PepsiCo no Brasil, segundo dados consolidados de dezembro de 2024. Ainda, estima-se que a prática reduza em 10% a quantidade de organismos nocivos no solo.

A imagem mostra várias batatas parcialmente enterradas no solo, cobertas de terra. Algumas folhas verdes estão visíveis ao fundo, indicando que as batatas foram recentemente colhidas. O foco está nas batatas, que têm uma coloração marrom clara e uma superfície irregular.
Divulgação/PepsiCo

3- MAIS PRODUTIVIDADE

Entre os principais resultados preliminares do estudo de 2024 com as plantas de cobertura estão: aumento de 8% na produtividade no cultivo da batata; maior retenção e fixação de carbono no solo; proteção contra a erosão; contribuição para reciclagem e multiplicação dos nutrientes; e descompactação das partículas do solo, ajudando as raízes das culturas a se desenvolverem com mais facilidade, entre outros.

Um homem sorridente está posicionado em um campo verde, com grama alta ao fundo. Ele usa uma camisa de manga longa azul clara e um chapéu de palha. O céu está claro, com algumas nuvens brancas.
Pepsico/Divulgação

4- UM ENCONTRO FELIZ

“Essa relação com a PepsiCo começou em 2008, quando a gente buscava uma forma mais ambientalmente correta de prosseguir com as nossas culturas. Nessa mesma ocasião, a PepsiCo buscava um parceiro que se enquadrasse nesse sistema de produção agrícola regenerativa. Foi um encontro muito feliz, uma construção baseada na confiança, na qualidade dos produtos, no cumprimento das obrigações contratuais e sobretudo na crença das duas empresas da necessidade de se buscar produzir alimentos de forma sustentável.

Verni Wehrmman

sócio do Grupo Wehrmann e produtor parceiro da PepsiCo

Uma pesquisadora está em um laboratório, segurando três frascos de amostras. Ela usa um jaleco branco, luvas azuis e uma máscara facial. O fundo do laboratório é visível, com equipamentos e prateleiras ao fundo.
Pepsico/Divulgação

5- BIOFÁBRICA E PRODUÇÃO DE BIOINSUMOS

Dentro da fazenda também existe uma biofábrica, onde são produzidos bioinsumos, microorganismos à base de bactérias, além de um piloto com fungos que busca a proteção dos cultivos, combatendo pragas e doenças e melhorando o desenvolvimento das plantas. Com os bioinsumos, o agricultor pode diminuir o uso de produtos químicos e ajudar no equilíbrio do solo. A prática, regulamentada no fim de 2024, é apoiada pelo Governo Federal.

Um operador está interagindo com um painel de controle em um ambiente industrial. Ele usa um jaleco branco, uma máscara e um gorro colorido. O painel possui uma tela sensível ao toque com várias opções visíveis, incluindo botões coloridos. Ao fundo, há equipamentos industriais e estruturas metálicas.
Pepsico/Divulgação

A partir do momento em que usamos menos defensivos agrícolas e mais produtos biológicos, agregamos isso dentro do nosso produto final, trazendo a melhor batata possível com a melhor qualidade para o nosso consumidor.

Natália Oliveira

gerente do time de Agronegócios da PepsiCo

Uma pessoa está trabalhando em um ambiente de laboratório, usando uma touca e máscara. Ela está segurando uma pinça e manipulando pequenas amostras de plantas em uma bandeja. Ao fundo, há um equipamento de laboratório e toalhas de papel sobre a mesa.
Pepsico/Divulgação

6- MATRIZES

O Sistema de produção in vitro é usada para aprimorar a taxa de multiplicação das plântulas. No laboratório, elas são replicadas diversas vezes até atingirem uma quantidade necessária. Assim que seu sistema radicular estiver forte o suficiente, elas são plantadas em estufas. Lá, são produzidas as batatas-sementes, chamadas de minitubérculos, que, após colhidos e maturados o suficiente em câmaras frias, essas sementes são plantadas em campo para iniciar o processo de multiplicação.

A imagem mostra um vasto campo agrícola com um sistema de irrigação em funcionamento. O campo é coberto por plantas verdes e saudáveis, e há um equipamento de irrigação que se estende ao longo do campo, com água sendo pulverizada sobre as plantas. O céu está parcialmente nublado, com nuvens brancas e um fundo azul claro. No horizonte, é possível ver uma linha de árvores ou vegetação.
PepsiCo/Divulgação

7- ÁGUA SEM DESPERDÍCIO

O processo de irrigação é essencial para um bom resultado no desenvolvimento das plantas e de uma colheita de qualidade. Uma das formas de conseguir irrigação com eficiência e sem desperdício é a irrigação por pivôs centrais, que são monitorados por softwares e ajudam a aplicar somente a quantidade de água necessária para a cultura. O clima e a chuva também são monitorados para prever e calcular o impacto nas mudanças sobre a plantação. Além de existir uma barragem de captação de água da chuva que para ser utilizada nos períodos mais secos.

Quando falamos de boas práticas, não existe nada que funcione sozinho. É um conjunto, uma estrutura de práticas como plantas de cobertura, bioinsumos, tudo isso agregado consegue gerar um resultado.

Rodrigo Ribeiro

diretor da Agrícola Wehrmann

A imagem mostra duas casas de passarinho em um ambiente natural. A casa mais próxima tem um telhado azul e a casa ao fundo tem um telhado vermelho. Ambas são feitas de madeira e estão fixadas em postes de madeira. O fundo é composto por vegetação, com folhas verdes ao redor.
Pepsico/Divulgação

8- O PAPEL DAS ABELHAS

A fauna é outro pilar para uma plantação sustentável. Uma das práticas da Agrícola Wehrmann é o uso do hotel de abelhas, que colabora para garantir a presença de diversos agentes polinizadores, como as Jataí, espécie brasileira, e ajuda na biodiversidade local. Ainda que não aconteça na produção de batatas, as abelhas são importantes para a polinização, parte essencial da reprodução de muitas plantas, o que ajuda na biodiversidade e na adaptação de culturas agrícolas.

A imagem mostra um viveiro de produção de mudas, com várias plantas em vasos dispostos em fileiras. No centro, há uma placa que diz 'VIVEIRO DE PRODUÇÃO DE MUDAS Nativas do Cerrado'. O céu está parcialmente nublado, e ao fundo, pode-se ver uma área verde com árvores. O solo é de terra batida.
Pepsico/Divulgação

9- CONSERVAÇÃO E LUCRO

Localizada no Cerrado, a fazenda da Agrícola Wehrmann, em Cristalina, exerce um papel importante na preservação da flora local, com a produção de mudas nativas para reflorestamento. De acordo com estudo do Boston Consulting Group, em parceria com o Ministério da Agricultura e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, as práticas regenerativas no Cerrado, além de recuperar a vegetação, podem gerar retorno financeiro de cerca de R$ 570 bilhões e aumento de R$ 114 bilhões no PIB por ano.

A imagem mostra uma sala de aula moderna com várias mesas dispostas em fileiras. Cada mesa possui um computador desktop preto. As paredes são claras e há janelas com cortinas. O ambiente é bem iluminado, com luzes de teto e ar-condicionado visíveis. Há também um quadro branco e uma tela de projeção na parede.
Pepsico/Divulgação

10- EDUCAÇÃO

O cuidado com a sustentabilidade passa ainda pela educação. Em parceria com o Senac, a fazenda em Cristalina oferece cursos técnicos em administração como um complemento ao ensino médio na escola regular da rede pública. O alvo principal são jovens da comunidade do entorno da fazenda, incluindo os filhos dos trabalhadores que atuam ali e que podem se tornar jovens aprendizes da própria fazenda no final do programa.

A imagem mostra o interior de uma estufa de cultivo, com fileiras de plantas verdes dispostas em canteiros ao longo do chão. O teto da estufa é feito de material translúcido, permitindo a entrada de luz natural, e as paredes são de uma cor clara. O ambiente é bem iluminado e organizado, com um espaço amplo entre as fileiras de plantas.
Pepsico/Divulgação

11- TODOS GANHAM

Todas essas iniciativas contribuem para que o agricultor possa ter mais qualidade de solo e melhor produção, podendo garantir, assim, produtos sustentáveis e de qualidade para o consumidor. Ao mesmo tempo que pode colaborar para o equilíbrio climático, importante para todo o planeta.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha